“Fake news não começaram com Trump, mas com Dilma em 2014”

Elza Fiuza / ABr

Marina Silva

Em entrevista à emissora alemã DW, na Inglaterra, a pré-candidata à Presidência da República Marina Silva rechaça críticas de que só apareceria em momentos eleitorais. Ela ainda afirma ter sido vítima de uma campanha de desconstrução de imagem por parte do PT.

Pré-candidata, a ex-ministra Marina Silva afirma que pretende conduzir uma campanha apoiada no diálogo e na troca de ideias e rechaça críticas sobre o que seria uma falta de posicionamento sua sobre temas correntes e de aparecer apenas em momentos eleitorais.

À DW, ela disse que tais acusações são resultado de um processo de “desconstrução de imagem” promovido pela campanha da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2014.

A cinco meses do primeiro turno, Marina aparece com até 15% das intenções de voto em pesquisas.

A emissora alemã incitou, durante a entrevista, declarações de Marina com relação à uma eleição em 2018 marcada pelo diálogo e pela troca de ideias, que surgem no momento em que os dois candidatos líderes nas pesquisas (o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o deputado Jair Bolsonaro) fazem campanhas “personalistas”.

Sobre o assunto, a presidenciável afirmou que “difícil é dizer uma coisa e fazer outra”, uma vez que ela diz “ver” os partidos fazendo isso. “Defendem a democracia, mas acabam sendo violentos, contam mentiras e espalham fake news. As fake news não foram iniciadas com o Trump. Foram iniciadas com a campanha da Dilma em 2014 contra mim”, declarou.

Com relação às críticas que apontam sua falta de posicionamento sobre temas correntes e por “só aparecer em momentos eleitorais”, Marina diz que os “críticos são os mesmos que fizeram a minha desconstrução em 2014“.

Veterana de duas campanhas eleitorais à Presidência – 2010 e 2014 – Marina vai disputar as eleições desta vez pela Rede, o partido criado por ela em 2015.

Ainda com uma bancada reduzida, a sigla acabou sendo contemplada com uma fatia ínfima do recém-criado fundo público de campanhas: vai contar inicialmente com apenas R$ 10 milhões – contra os mais de R$ 200 milhões do PT ou do PMDB. Também só vai ter dez segundos de tempo na TV.

Marina falou à DW em Oxford, enquanto participava do Brazil Forum UK. A conferência, organizada por estudantes brasileiros de várias universidades britânicas, teve como tema neste ano os 30 anos da Constituição de 1988. Também participaram do evento o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e a ex-presidente Dilma.

Ciberia // Deutsche Welle

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Conheço gente que trabalhou com Marina e que afirma categoricamente que ela é uma preguiçosa. Seu discurso não condiz com as ações pífias. É dissimulada, no sentido de que não mostra clareza em suas intenções. Romanceia sua base. Não há o que dizer sobre sua vida pessoal e seu caráter, entretanto.
    Há muitas notícias que envolvem seu marido e o apoio enfático do mercado financista, o que provocaria um engessamento em possível gestão. Mas nada que se considere concreto e provado.
    Uma coisa é certa, Marina está magoadíssima com o PT até hoje e decidiu trilhar o caminho da direita. Quanto à fakenews de Dilma, Marina sabe que, dentro do jogo democrático em campanhas eleitorais, vale “quase tudo”. Mas não se compara Dilma a Trump nem em um milhão de anos. Acompanhei as campanhas, votei em Marina no primeiro turno e digo que não houve isso.

  2. Classifico-a como oportunista, pois realmente ela aparece somente por ocasião da eleição. Diante da situação gravíssima que nosso País atravessa, se quer mostrou a cara, ou empunhou nossa Bandeira, para travar uma batalha contra a corrupção e contra os políticos bandidos,..
    Também não vejo nela nenhum argumento convincente, e plano de governo sólido, capaz de nortear nosso País rumo ao crescimento.
    Muito fraca no meu ponto de vista, para exercer uma função que requer sabedoria e traquejo como chefe de governo e na administração publica.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas criam embriões que são parte humanos, parte macacos

Pela primeira vez, cientistas criaram embriões que são uma mistura de células humanas e macacos. Os embriões, descritos quinta-feira na revista Cell, foram criados em parte para tentar encontrar novas formas de produzir órgãos para pessoas …

Criatura misteriosa em árvore que assustou moradores em cidade da Polônia era croissant

Quando autoridades polonesas receberam o chamado de que um animal incomum estava escondido em uma árvore da cidade de Cracóvia, não sabiam o que esperar. "As pessoas não estão abrindo as janelas porque estão com medo …

"Os Simpsons": Hank Azaria se desculpa por dar voz ao personagem indiano Apu

O ator e dublador Hank Azaria pediu desculpas por sua contribuição ao racismo estrutural contra a população indiana. Azaria, que é branco, foi a voz por trás do personagem Apu Nahasapeemapetilon no desenho animado Os Simpsons …

STF confirma anulação das condenações de Lula na Lava Jato

Plenário do Supremo referenda decisão de Fachin que considerou a 13ª Vara Federal de Curitiba incompetente para julgar ações contra o ex-presidente. Com isso, petista retoma o direito de disputar eleições em 2022. O plenário do …

Biden: EUA estão prontos para mais medidas se Rússia continuar a interferir na nossa democracia

Em discurso nesta quinta-feira (15), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que notificou o presidente russo, Vladimir Putin, de que seu governo poderia ter tomado mais medidas contra a Rússia, mas preferiu ser …

Eurodeputados defendem que Bolsonaro seja responsabilizado por necropolítica

O embaixador brasileiro na União Europeia, Marcos Galvão, pediu nesta quinta-feira "vacinas, vacinas e vacinas" para tirar o Brasil "da situação desastrosa" em que se encontra. Durante audiência com deputados do Parlamento Europeu, em …

Robô em forma de estrela vai estudar o fundo do mar

Cientistas do MIT criaram uma estrela-do-mar robótica, que consegue nadar pela vizinhança sem chamar muita atenção. Um dos principais problemas enfrentados pelos robôs marinhos é que eles não se parecem com peixes ou com alguma outra …

Famosa rajada rápida de rádio revela magnetosfera 'dançante' em estrela de nêutrons, diz estudo

Dois novos estudos holandeses revelam informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. Embora os artigos forneçam detalhes antes desconhecidos, eles também levantam questões inéditas. Duas equipes internacionais de astrônomos publicaram dois artigos científicos com …

Bolsonaro é 'grande responsável' por 'desastre' de covid, diz vice-presidente de delegação do Parlamento Europeu para o Brasil

Na visão da alemã Anna Cavazzini, eurodeputada pelo Partido Verde e vice-presidente da delegação do Parlamento Europeu para assuntos relacionados ao Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem "grande parcela de responsabilidade" pela crise …

Lockdown efetivo e vacinação em massa viabilizam reabertura de pubs no Reino Unido

O Reino Unido está colhendo os frutos de um lockdown efetivo e da vacinação em massa promovida pelo gestão de Boris Johnson para frear o avanço da pandemia de covid-19. O país celebra agora o relaxamento …