“Fake news não começaram com Trump, mas com Dilma em 2014”

Elza Fiuza / ABr

Marina Silva

Em entrevista à emissora alemã DW, na Inglaterra, a pré-candidata à Presidência da República Marina Silva rechaça críticas de que só apareceria em momentos eleitorais. Ela ainda afirma ter sido vítima de uma campanha de desconstrução de imagem por parte do PT.

Pré-candidata, a ex-ministra Marina Silva afirma que pretende conduzir uma campanha apoiada no diálogo e na troca de ideias e rechaça críticas sobre o que seria uma falta de posicionamento sua sobre temas correntes e de aparecer apenas em momentos eleitorais.

À DW, ela disse que tais acusações são resultado de um processo de “desconstrução de imagem” promovido pela campanha da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2014.

A cinco meses do primeiro turno, Marina aparece com até 15% das intenções de voto em pesquisas.

A emissora alemã incitou, durante a entrevista, declarações de Marina com relação à uma eleição em 2018 marcada pelo diálogo e pela troca de ideias, que surgem no momento em que os dois candidatos líderes nas pesquisas (o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o deputado Jair Bolsonaro) fazem campanhas “personalistas”.

Sobre o assunto, a presidenciável afirmou que “difícil é dizer uma coisa e fazer outra”, uma vez que ela diz “ver” os partidos fazendo isso. “Defendem a democracia, mas acabam sendo violentos, contam mentiras e espalham fake news. As fake news não foram iniciadas com o Trump. Foram iniciadas com a campanha da Dilma em 2014 contra mim”, declarou.

Com relação às críticas que apontam sua falta de posicionamento sobre temas correntes e por “só aparecer em momentos eleitorais”, Marina diz que os “críticos são os mesmos que fizeram a minha desconstrução em 2014“.

Veterana de duas campanhas eleitorais à Presidência – 2010 e 2014 – Marina vai disputar as eleições desta vez pela Rede, o partido criado por ela em 2015.

Ainda com uma bancada reduzida, a sigla acabou sendo contemplada com uma fatia ínfima do recém-criado fundo público de campanhas: vai contar inicialmente com apenas R$ 10 milhões – contra os mais de R$ 200 milhões do PT ou do PMDB. Também só vai ter dez segundos de tempo na TV.

Marina falou à DW em Oxford, enquanto participava do Brazil Forum UK. A conferência, organizada por estudantes brasileiros de várias universidades britânicas, teve como tema neste ano os 30 anos da Constituição de 1988. Também participaram do evento o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e a ex-presidente Dilma.

Ciberia // Deutsche Welle

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Conheço gente que trabalhou com Marina e que afirma categoricamente que ela é uma preguiçosa. Seu discurso não condiz com as ações pífias. É dissimulada, no sentido de que não mostra clareza em suas intenções. Romanceia sua base. Não há o que dizer sobre sua vida pessoal e seu caráter, entretanto.
    Há muitas notícias que envolvem seu marido e o apoio enfático do mercado financista, o que provocaria um engessamento em possível gestão. Mas nada que se considere concreto e provado.
    Uma coisa é certa, Marina está magoadíssima com o PT até hoje e decidiu trilhar o caminho da direita. Quanto à fakenews de Dilma, Marina sabe que, dentro do jogo democrático em campanhas eleitorais, vale “quase tudo”. Mas não se compara Dilma a Trump nem em um milhão de anos. Acompanhei as campanhas, votei em Marina no primeiro turno e digo que não houve isso.

  2. Classifico-a como oportunista, pois realmente ela aparece somente por ocasião da eleição. Diante da situação gravíssima que nosso País atravessa, se quer mostrou a cara, ou empunhou nossa Bandeira, para travar uma batalha contra a corrupção e contra os políticos bandidos,..
    Também não vejo nela nenhum argumento convincente, e plano de governo sólido, capaz de nortear nosso País rumo ao crescimento.
    Muito fraca no meu ponto de vista, para exercer uma função que requer sabedoria e traquejo como chefe de governo e na administração publica.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Astrônomos mapeiam 1 milhão de galáxias previamente desconhecidas

Cerca de um milhão de galáxias previamente desconhecidas para além da Via Láctea foram adicionadas a um mapa detalhado de seção de espaço. Pesquisas sobre o espaço normalmente demoram anos para serem completas, mas um novo …

Brasil recebe vacina de Oxford em janeiro, promete Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o primeiro lote das vacinas de Oxford chega ao Brasil em janeiro. Serão 15 milhões de doses entre janeiro e fevereiro, totalizando 260 milhões ao longo do …

Cingapura é primeiro país a aprovar venda de carne de laboratório

Empresa californiana obteve autorização da cidade-Estado para usar sua carne de frango produzida a partir de cultura celular em chicken nuggets e garante que preço será competitivo. Cingapura é o primeiro país do mundo a aprovar …

Relatório da ONU aponta que 2020 deve ser um dos 3 anos mais quentes já registrados

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou um relatório que aponta que o ano de 2020 deve ser um dos três anos mais quentes desde o início dos registros de temperatura. O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, …

Documentos oficiais mostram que a China escondeu informações sobre a Covid-19

Relatórios oficiais chineses teriam sido transmitidos à rede de TV americana CNN por meio de um informador anônimo. A investigação se chama “Wuhan files” e tem como foco o começo da pandemia de Covid-19, em …

Jovem que filmou morte de George Floyd por policiais brancos ganha prêmio por bravura

A mulher que filmou o assasinato de George Floyd pelo policial Derek Chauvin vai ser condecorada com um prêmio por sua coragem. Darnella Frazier, de 17 anos, fez o registro enquanto ia com o primo …

Remédio experimental reverteu o declínio mental da idade avançada em dias

Apenas algumas doses de um medicamento experimental podem reverter o declínio relacionados à idade na memória e flexibilidade mental em ratos, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas da UC San Francisco. A droga, …

Bebê nasce de embrião congelado há 27 anos: quase a idade da mãe

A pequena Molly Everette Gibson, de um mês, estabeleceu um novo recorde no mundo. A garotinha, filha de Tina e Ben Gibson, nasceu de um embrião que foi congelado há 27 anos e gerado por …

Covid-19: exame pioneiro mostra danos em pulmões 3 meses depois de infecção por coronavírus

A covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, pode estar causando anormalidades pulmonares ainda detectáveis mais de três meses após os pacientes serem infectados, revela um novo estudo. Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, …

"Hyperloop de levitação": a próxima revolução nas viagens?

Imagine viajar para o trabalho a quase 1.000 km/h, pairando um pouco acima do solo, sem barulho de motor. Pode soar como um filme de ficção científica, mas este cenário se aproximou da realidade quando o …