Programadores detectam falha de software que poderia ter destruído a Bitcoin

Programadores da Bitcoin descobriram uma vulnerabilidade de software que poderia permitir a inserção de um bloqueio na rede. O bloqueio seria capaz de derrubar todo o sistema mundial da moeda virtual.

Frequentemente considerado como a grande referência dentro das criptomoedas (moedas virtuais), o dinheiro baseado no sistema blockchain apresentou uma falha potencialmente desastrosa no software que a alimenta.

A moeda virtual funciona através de um sistema blockchain – uma estrutura de dados que representa a entrada da contabilidade financeira ou o registro de uma transação onde cada transação é digitalmente assinada para garantir sua autenticidade e garantir que ninguém a modifique. Desta maneira, as transações podem ser consideradas confiáveis.

Depois da atualização fornecida na última quinta-feira pela BitcoinCore – software que alimenta o blockchain da Bitcoin –  um erro descrito como “muito assustador” foi descoberto.

“Por menos de 70 mil euros, alguém poderia ter derrubado toda a rede“, afirmou Emin Gun Sirer, professor de Ciências da Computação na Universidade de Cornell. “Esta quantia é bem inferior ao valor que muitas entidades pagariam por um ataque. Existem muitas pessoas com essa motivação, que poderiam ter derrubado o sistema”, acrescentou o professor.

A vulnerabilidade – ou bug – foi detectada no software de implementação mais conhecido e não no protocolo de execução da própria moeda.

Outras criptomoedas construídas através do código BitcoinCore também foram afetadas. A Litecoin detectou uma vulnerabilidade semelhante, mas conseguiu corrigi-la na terça-feira (18).

Várias análises ao bug revelam que foi criado como uma “vulnerabilidade de negação de serviço” – um ataque que deixa indisponíveis, durante tempo indeterminado, os serviços ou recursos de uma empresa. Esta vulnerabilidade foi introduzida no BitcoinCore em uma atualização no ano passado.

Essencialmente, a falha permitia criar um bloqueio ao incluir uma transação que gastava as mesmas moedas duas vezes. Em um passo seguinte, o bloqueio poderia ser enviado para toda a rede Bitcoin, “crashando” o software do usuário.

Na terça, os programadores lançaram um update para corrigir o problema.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Uber testa modalidade que permite ao usuário reservar carro por hora

Na tentativa de achar novas fontes de receita para seu negócio de corridas compartilhadas, seriamente afetado pela COVID-19, a Uber está testando uma nova modalidade, focada nos passageiros que precisam fazer viagens mais longas e …

Revelada razão de comportamento instável de estrelas perto dos centros galácticos

Estrelas de ramo horizontal extremo são mais brilhantes e têm um ciclo de vida inferior ao das estrelas comuns, de acordo com um novo estudo. Os astrônomos estudaram o comportamento de um tipo especial de estrelas, …

Trump ameaça acionar Forças Armadas para conter protestos

No 7.º dia de manifestações antirracismo, Presidente dos EUA critica inação de governadores e promete enviar milhares de soldados para pôr fim a distúrbios. Visita de Trump a igreja é criticada como tentativa de autopromoção. O …

Não é apenas o coronavírus: surto de ebola retorna ao Congo

Foi confirmada, pelo ministro da Saúde do Congo, a descoberta de novos casos de Ebola na província de Équateur. O último surto do vírus altamente mortal ocorreu em 2018 e matou 33 pessoas no país. O …

Coronavírus: São Paulo se prepara para reabertura com 70% de leitos ocupados

O governo estadual de São Paulo ordenou a reabertura gradual dos estabelecimentos comerciais a partir dessa terça-feira (2). A gestão diz se basear no índice de infecções do novo coronavírus por cidade. Mesmo com 70% …

Júpiter é tão grande que quase virou um sol

Júpiter é o maior planeta do sistema solar. Assim, bem maior mesmo. Do tipo se você pegar todos os outros planetas e juntar suas massas, não chega nem aos pés dele. Nem mesmo metadinha. Esse gigante …

União Europeia pede que EUA reconsiderem sua decisão de cortar relações com a OMS

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o chefe de relações internacionais da União Europeia, Josep Borrell, pediram neste sábado (30) que os Estados Unidos “reconsiderem a decisão anunciada” de romper …

Astronautas da NASA chegam à ISS em nave da SpaceX e entram para a história

Depois de viajarem pelo espaço por 19 horas, os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley chegaram à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave Crew Dragon alguns minutos antes do previsto. O lançamento histórico aconteceu …

Nova Zelândia se encontra em cima de enorme bolha de lava, segundo pesquisa

Durante os anos 70, pesquisadores propuseram a teoria de que o interior do planeta se agita lentamente como uma bolha de lava. Estas bolhas flutuantes surgem como plumas do manto derretido do centro da Terra, onde …

Alemães usam criatividade para manter distanciamento social

Até final de junho, distância mínima está em vigor em espaços públicos. Instituições de cultura encontraram meios engenhosos para reunir grupos com segurança. Ideias vão de chapéu com boia até orações em estacionamento. Com medidas de …