Militares americanos treinam guerra no espaço pensando em extraterrestres

SSgt. Shawn Nickel / US Air Force

Angel Mendoza, especialista do exército dos EUA colocado no 527º Esquadrão / Space Aggressor

Angel Mendoza, especialista do exército dos EUA colocado no 527º Esquadrão / Space Aggressor

O exército dos EUA tem militares de elite cuja missão diária é fazer de conta que são extraterrestres inimigos, durante cenas de batalha espaciais encenadas, para ajudar a preparar as forças do país para um possível futuro conflito.

As chefias militares e de Inteligência dos EUA acreditam que a ameaça extraterrestre é bem real, motivo pelo qual criaram dois esquadrões de elite, na Base da Força Aérea de Schriever, em Colorado Springs, no Colorado, para se fazerem de “alienígenas maus”.

Chamam-se Space Aggressors e o seu papel é fazer de conta que são o inimigo extraterrestre – ou outro pior, explica o Capitão Christopher Barnes ao Seeker. “Somos maus profissionais”, diz o militar.

“O nosso trabalho é não apenas perceber os diferentes tipos de ameaça e de inimigo potenciais, mas também ser capazes de os identificar e de copiar suas técnicas para os bons rapazes, a nossa Força Aérea”, acrescenta o Capitão, que é líder da equipe de treino do Esquadrão Space Aggressor 26.

Os Space Aggressors estão equipados com aparelhos de rádio e satélite de última geração e constituem uma resposta a um possível conflito com extraterrestres, mas são também uma reação à alegada estratégia da Rússia e da China, que estão desenvolvendo armas antissatélite, conta o Seeker.

Assim, não é só uma questão de defesa contra visitantes indesejados do espaço, mas também uma forma de cautela para eventuais ameaças de russos e chineses.

“Estudamos ameaças ao domínio espacial, seja vindas do espaço ou da Terra. Se não as pudermos replicar diretamente com hardware, então procuramos descobrir se há uma solução de software ou alguma forma de treinarmos as pessoas ao ponto de lutarem, se tiverem que o fazer, em um conflito”, explica ainda Barnes.

Barnes diz que “algumas pessoas pensam que o espaço é um calcanhar de Aquiles para os EUA”. Assim, “quanto melhor conseguirmos treinar nosso povo, mais capazes de ir lá fora e provar que, apesar da falta de um ou de outro recurso, as nossas forças, em conjunto, ainda podem lutar e ganhar o dia”, conclui o militar.

A maior parte das operações dos Space Aggressors são secretas, mas o Seeker apurou que uma das técnicas treinadas é conhecida por “bloqueio de força bruta”, consistindo no envio de sinais poderosos, através de redes de satélites, para confundir a mensagem original.

O exército norte-americano estaria ainda focado em treinar um cenário de não acesso ao espaço, como em uma perspectiva de possível perda das comunicações de satélite e dos dados de GPS, razão pela qual  procuram aperfeiçoar o uso de ferramentas alternativas como “sistemas de navegação por inércia” – e até mapas e compassos.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …