Falta de água afeta complexo penitenciário do Rio de Janeiro

Marcello Casal Jr / ABr

-

O Complexo Penitenciário de Gericinó, também conhecido como Complexo de Bangu, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, está enfrentando problemas de abastecimento de água.

Segundo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, carros-pipa foram enviados ao conjunto de penitenciárias para resolver a situação.

Segundo a Cedae, responsável pelo abastecimento de água em grande parte da região metropolitana, devido ao forte calor, houve um aumento de 30% no consumo de água e uma tentativa de furto de água, que provocou vazamento na adutora que abastece os presídios. Técnicos foram ao local verificar as redes de abastecimento.

Segundo notícias veiculadas pela imprensa, detentos gravaram um vídeo com celular dentro do presídio para denunciar a falta de água, além de péssimas condições de higiene das celas e dos banheiros.

Nas filmagens aparecem quatro homens com rostos encobertos por camisas brancas que exibem sacos de lixo amontoados ao lado de um cano usado para banhos, paredes cobertas por lodo e recipientes que servem para armazenamento de água, completamente vazios. Uma garrafa com água de beber suja também foi mostrada no vídeo feito pelos detentos.

A Secretaria de Administração Penitenciária abriu uma sindicância e está analisando o vídeo para confirmar se a gravação foi feita dentro do complexo.

Caso seja confirmada a gravação dentro do presídio e os detentos sejam identificados, os presos serão punidos com transferência para o Regime Disciplinar Diferenciado na Penitenciária Laercio da Costa Pelegrino, Bangu I, localizada dentro do próprio complexo que tem mais de 20 unidades.

Barril de pólvora

Esta unidade, criada em 1987 para abrigar os bandidos mais perigosos, estaria dando espaço a detentos em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) ou que tenham cometido falta disciplinar grave.

Após uma briga entre líderes de uma facção criminosa, 500 presos que cumpriam pena na Penitenciária Jonas Lopes de Carvalho (Bangu 4) e no Instituto Penal Ismael Pereira Sirieiro, em Niterói, teriam sido transferidos para a Cadeia Pública José Frederico Marques (Bangu 10), também no Complexo de Gericinó.

Um tumulto ocorrido nos últimos dias também acendeu o alerta dos agentes na Penitenciária Lemos de Brito (Bangu 6). Integrantes da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) teriam tentado acessar uma galeria onde estão presos ex-policiais militares e milicianos. Após o episódio, advogados teriam exigido a transferência de parte dos detentos para evitar uma divisão dentro da unidade.

Questionada pelo jornal O Dia, a secretaria informou que a coleta de lixo está normal e que uma sindicância foi aberta para apurar como o celular utilizado para a filmagem entrou no presídio de segurança máxima.

Alegando medidas de segurança, dados sobre a transferência dos presos e possível tumulto em uma das penitenciárias não foram divulgados.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Um traumatizado veterano SEAL da Marinha dos EUA disse que uma viagem "mágica" de cogumelo pôs fim à sua depressão

Antes de sua primeira viagem guiada de cogumelos “mágicos”, Chad Kuske era prisioneiro de sua própria raiva no trânsito. Se um carro parasse na frente dele, ele ficava consumido pela raiva, ultrapassando todos os veículos em …

Esta espécie rara de uva é maior que um ovo de galinha

Não, as fotos de uvas gigantes (do tamanho de ovos de galinha) não são falsas. Se você passa um tempo considerável na internet, deve ter visto imagens dessas frutas atípicas por aqui. Para a surpresa …

Reino Unido anuncia novas restrições após fim do lockdown para tentar conter segunda onda de covid-19

O Reino Unido sai na próxima semana de um novo lockdown, mas, diante do aumento de casos de covid-19 no país, não entra em um período de flexibilização das medidas de distanciamento social. Nesta quinta-feira (26/11), …

Neandertais podem ter usado as mãos de maneira diferente à dos humanos modernos

Os neandertais podem ter feito um uso diferente das mãos em comparação à forma como os humanos modernos as usam, para eles seria difícil repetir muitos gestos normais para nós hoje em dia. Os dedos do …

Catarro? Som da tosse? Conheça métodos alternativos para detectar a covid-19

Desde o início da pandemia, a realização de testes para detectar a covid-19 fez-se extremamente necessária. No entanto, com o passar dos meses, instituições e empresas privadas ao redor do mundo deram início ao desenvolvimento …

Ativistas preparam protesto global contra a Amazon

Um grupo internacional de ativistas climáticos, aliados a trabalhadores de armazéns da Amazon, lançou uma campanha online global, cujo objetivo é pressionar a gigante do e-commerce a oferecer melhores condições de trabalho para seus funcionários …

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …