Ferido em tiroteio, Presidente do Chade morre depois de 30 anos no poder

Rama / Wikimedia

Idriss Déby Itno, Presidente do Chade

O Presidente do Chade, Idriss Déby Itno, no poder há 30 anos, morreu nesta terça-feira (20) em decorrência de ferimentos que sofreu no fim de semana, quando comandava uma operação do Exército no combate a rebeldes do norte do país. A informação foi divulgada pelo porta-voz da televisão estatal.

“O presidente da República, chefe do Estado, chefe supremo das Forças Armadas, Idriss Déby Itno, acaba de dar o último suspiro, defendendo a integridade territorial no campo de batalha. É com profunda amargura que anunciamos ao povo chadiano a morte na terça-feira, 20 de abril de 2021, do marechal do Chade”, anunciou o porta-voz do Exército, general Azem Bermandoa Agouna, em um comunicado lido na TV Tchad.

Militar de carreira, Déby, que tinha 68 anos, tomou o poder no Chade em 1990, após um golpe de Estado. Ele foi promovido ao posto de marechal em agosto passado e tinha acabado de ser reeleito para um mandato de seis anos, com 79,32% dos votos, de acordo com os resultados provisórios anunciados na noite de segunda-feira (19) pelo órgão eleitoral nacional.

Ministros e oficiais de alto escalão afirmaram na segunda-feira que o chefe de Estado tinha visitado, no sábado (17) e domingo (18), a zona de combate onde soldados chadianos enfrentam rebeldes que lançaram uma ofensiva, em 11 de abril, a partir de bases na Líbia.

Em um comunicado, os insurgentes, membros da Frente pela Alternância e a Concórdia no Chade (Fact), que pode ser definida como uma frente de oposição armada ao regime no poder, disseram que o Presidente havia sido ferido. Porém, não houve confirmação posterior de fontes oficiais. O comando do Exército chadiano declarou apenas que os militares tinham conseguido desmantelar a ofensiva rebelde.

Segundo o líder do Fact, Mahamat Mahadi Ali, Déby foi ferido no domingo no campo de batalha, localizado em uma área do centro-oeste do país. Ele afirma ter visto um helicóptero pousar no local para evacuar o Presidente-chefe de guerra. Ferido, Déby foi transportado para a capital, Ndjanema, a 400 quilômetros de distância, para receber assistência médica. Ao mesmo tempo, blindados cercaram o palácio presidencial. Ele deveria ter feito um discurso para celebrar sua reeleição na noite de segunda-feira, mas não compareceu ao local onde estava previsto o pronunciamento.

Filho assume Governo interino

Após o anúncio da morte do presidente, as Forças Armadas comunicaram a dissolução da Assembleia e do governo. Também decretaram toque de recolher e fecharam as fronteiras do país.

Mahamat Kaka, filho do Presidente morto, foi designado chefe de Estado interino por um período de 18 meses. Ele será assessorado por militares nesse período.

Aliado dos ocidentais

Idriss Déby era um dos mais antigos dirigentes no poder na África. Ele era considerado um aliado dos ocidentais na luta contra grupos extremistas islâmicos que atuam no centro e na região oeste do continente.

O Chade é um dos cinco países, ao lado de Mauritânia, Mali, Burkina Fasso e Níger, a compor o G5 Sahel, grupo formado em 2014 para combater ultrarradicais islâmicos do Boko Haram e afiliados da Al Qaeda e do Estado Islâmico, entre outras facções, atuantes nessa região. O G5S recebe apoio político, logístico e militar de Paris.

Com a morte de Déby, a França perde seu principal aliado na luta contra o extremismo islâmico na África.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Jogos de cartas: o passatempo favorito de muitas pessoas

A sorte, o blefe, a convivência com os amigos e as vitórias inesperadas e saborosas, tornam os jogos de cartas populares em todo o mundo. Nos Estados Unidos, uma pesquisa recente mostra que “quatro em cada …

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …