Ferido em tiroteio, Presidente do Chade morre depois de 30 anos no poder

Rama / Wikimedia

Idriss Déby Itno, Presidente do Chade

O Presidente do Chade, Idriss Déby Itno, no poder há 30 anos, morreu nesta terça-feira (20) em decorrência de ferimentos que sofreu no fim de semana, quando comandava uma operação do Exército no combate a rebeldes do norte do país. A informação foi divulgada pelo porta-voz da televisão estatal.

“O presidente da República, chefe do Estado, chefe supremo das Forças Armadas, Idriss Déby Itno, acaba de dar o último suspiro, defendendo a integridade territorial no campo de batalha. É com profunda amargura que anunciamos ao povo chadiano a morte na terça-feira, 20 de abril de 2021, do marechal do Chade”, anunciou o porta-voz do Exército, general Azem Bermandoa Agouna, em um comunicado lido na TV Tchad.

Militar de carreira, Déby, que tinha 68 anos, tomou o poder no Chade em 1990, após um golpe de Estado. Ele foi promovido ao posto de marechal em agosto passado e tinha acabado de ser reeleito para um mandato de seis anos, com 79,32% dos votos, de acordo com os resultados provisórios anunciados na noite de segunda-feira (19) pelo órgão eleitoral nacional.

Ministros e oficiais de alto escalão afirmaram na segunda-feira que o chefe de Estado tinha visitado, no sábado (17) e domingo (18), a zona de combate onde soldados chadianos enfrentam rebeldes que lançaram uma ofensiva, em 11 de abril, a partir de bases na Líbia.

Em um comunicado, os insurgentes, membros da Frente pela Alternância e a Concórdia no Chade (Fact), que pode ser definida como uma frente de oposição armada ao regime no poder, disseram que o Presidente havia sido ferido. Porém, não houve confirmação posterior de fontes oficiais. O comando do Exército chadiano declarou apenas que os militares tinham conseguido desmantelar a ofensiva rebelde.

Segundo o líder do Fact, Mahamat Mahadi Ali, Déby foi ferido no domingo no campo de batalha, localizado em uma área do centro-oeste do país. Ele afirma ter visto um helicóptero pousar no local para evacuar o Presidente-chefe de guerra. Ferido, Déby foi transportado para a capital, Ndjanema, a 400 quilômetros de distância, para receber assistência médica. Ao mesmo tempo, blindados cercaram o palácio presidencial. Ele deveria ter feito um discurso para celebrar sua reeleição na noite de segunda-feira, mas não compareceu ao local onde estava previsto o pronunciamento.

Filho assume Governo interino

Após o anúncio da morte do presidente, as Forças Armadas comunicaram a dissolução da Assembleia e do governo. Também decretaram toque de recolher e fecharam as fronteiras do país.

Mahamat Kaka, filho do Presidente morto, foi designado chefe de Estado interino por um período de 18 meses. Ele será assessorado por militares nesse período.

Aliado dos ocidentais

Idriss Déby era um dos mais antigos dirigentes no poder na África. Ele era considerado um aliado dos ocidentais na luta contra grupos extremistas islâmicos que atuam no centro e na região oeste do continente.

O Chade é um dos cinco países, ao lado de Mauritânia, Mali, Burkina Fasso e Níger, a compor o G5 Sahel, grupo formado em 2014 para combater ultrarradicais islâmicos do Boko Haram e afiliados da Al Qaeda e do Estado Islâmico, entre outras facções, atuantes nessa região. O G5S recebe apoio político, logístico e militar de Paris.

Com a morte de Déby, a França perde seu principal aliado na luta contra o extremismo islâmico na África.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …