Filme desaparecido do mestre do cinema Orson Welles pode estar no Brasil

a75 / Flickr

Orson Welles

Apaixonado por Orson Welles, um documentarista norte-americano se prepara para ir ao Brasil relançar a busca de um filme desaparecido do mestre de Hollywood, Orson Welles: a versão original de “The Magnificent Ambersons”, que os espectadores não veem há três quartos de século .

O diretor Joshua Grossberg anunciou que pretende partir por volta de setembro de 2021 ao Brasil, onde espera ficar um ou dois meses para encontrar vestígios desse filme. Paralelamente, será feito um documentário sobre essa pesquisa para o canal americano TCM.

The Magnificent Ambersons“, rodado em 1942 logo após o ciônico “Citizen Kane”, tornou-se um clássico, mas em sua versão reeditada na época pela RKO, apontam os iniciadores do projeto. “As fotos originais que foram descartadas foram derretidas para recuperar o nitrato, durante a Segunda Guerra Mundial”, disseram eles.

Insatisfeito com o trabalho de edição e montagem de Orson Welles, a RKO dispensou este último, cortou 43 minutos de filme, e acrescentou, apesar da oposição do diretor, algumas tomadas e um final retrabalhado.

Mas uma cópia de trabalho poderia estar nas mãos de Orson Welles quando ele foi ao Brasil para rodar seu próximo filme “É Tudo Verdade”, espera Joshua Grossberg.

Essas são as imagens que ele quer encontrar e restaurar, para então projetar essa “versão do diretor” na tela grande. “Estou muito animado porque [a busca por este filme] é uma odisseia de 25 anos para mim”, disse o diretor, que planeja explorar pistas que identificou nos últimos anos.

“O melhor cenário seria um colecionador de filmes tê-lo em seu vasto acervo, ou mesmo na cinemateca brasileira, mas não ter identificado”, disse. “Talvez uma família o tenha herdado e nem saiba o valor do que possui.”

“Se o filme sobreviveu, ele foi armazenado em boas condições?”, o diretor se pergunta. “Há uma chance de que isso funcione. Até agora ninguém verificou as informações que eu tenho. Vale a pena tentar.”

Aos céticos, ele lembra que a versão longa de “Metropolis”, de Fritz Lang, lançada em 1927, só foi encontrada em 2008, em um museu argentino.

Para além desta busca, o documentário deve lançar luz sobre este lendário filme e a figura de Orson Welles, um dos mitos da Idade de Ouro de Hollywood, explica Grossberg, que espera distribuir também o seu filme na Europa.

Questionado, o especialista em restauração de filmes Serge Bromberg ressalta a natureza altamente incerta dessa busca.

“Eu também procurei essas bobinas, que supostamente estavam na França, mas não estavam lá”, comentou. Sublinhando que encontrá-los representaria “o Santo Graal” dos amantes da história do cinema.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …