Filme desaparecido do mestre do cinema Orson Welles pode estar no Brasil

a75 / Flickr

Orson Welles

Apaixonado por Orson Welles, um documentarista norte-americano se prepara para ir ao Brasil relançar a busca de um filme desaparecido do mestre de Hollywood, Orson Welles: a versão original de “The Magnificent Ambersons”, que os espectadores não veem há três quartos de século .

O diretor Joshua Grossberg anunciou que pretende partir por volta de setembro de 2021 ao Brasil, onde espera ficar um ou dois meses para encontrar vestígios desse filme. Paralelamente, será feito um documentário sobre essa pesquisa para o canal americano TCM.

The Magnificent Ambersons“, rodado em 1942 logo após o ciônico “Citizen Kane”, tornou-se um clássico, mas em sua versão reeditada na época pela RKO, apontam os iniciadores do projeto. “As fotos originais que foram descartadas foram derretidas para recuperar o nitrato, durante a Segunda Guerra Mundial”, disseram eles.

Insatisfeito com o trabalho de edição e montagem de Orson Welles, a RKO dispensou este último, cortou 43 minutos de filme, e acrescentou, apesar da oposição do diretor, algumas tomadas e um final retrabalhado.

Mas uma cópia de trabalho poderia estar nas mãos de Orson Welles quando ele foi ao Brasil para rodar seu próximo filme “É Tudo Verdade”, espera Joshua Grossberg.

Essas são as imagens que ele quer encontrar e restaurar, para então projetar essa “versão do diretor” na tela grande. “Estou muito animado porque [a busca por este filme] é uma odisseia de 25 anos para mim”, disse o diretor, que planeja explorar pistas que identificou nos últimos anos.

“O melhor cenário seria um colecionador de filmes tê-lo em seu vasto acervo, ou mesmo na cinemateca brasileira, mas não ter identificado”, disse. “Talvez uma família o tenha herdado e nem saiba o valor do que possui.”

“Se o filme sobreviveu, ele foi armazenado em boas condições?”, o diretor se pergunta. “Há uma chance de que isso funcione. Até agora ninguém verificou as informações que eu tenho. Vale a pena tentar.”

Aos céticos, ele lembra que a versão longa de “Metropolis”, de Fritz Lang, lançada em 1927, só foi encontrada em 2008, em um museu argentino.

Para além desta busca, o documentário deve lançar luz sobre este lendário filme e a figura de Orson Welles, um dos mitos da Idade de Ouro de Hollywood, explica Grossberg, que espera distribuir também o seu filme na Europa.

Questionado, o especialista em restauração de filmes Serge Bromberg ressalta a natureza altamente incerta dessa busca.

“Eu também procurei essas bobinas, que supostamente estavam na França, mas não estavam lá”, comentou. Sublinhando que encontrá-los representaria “o Santo Graal” dos amantes da história do cinema.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …

'Síndrome de Havana': lesão cerebral atinge ao menos 130 diplomatas e oficiais americanos, dizem EUA

Diplomatas, agentes da CIA e oficiais de defesa dos EUA relataram sintomas graves da perturbação conhecida como "síndrome de Havana" nas últimas semanas. O elevado número de casos causa espanto. Nas últimas semanas, foram relatados mais …

RJ comunica 1º caso de raiva em cachorro em quase três décadas

Pela primeira vez desde 1995, o Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp) do Rio de Janeiro diagnosticou um caso de raiva animal. A descoberta parte do resultado de perícia no corpo de um cão morto …

O que dizem cientistas sobre isenção de máscaras para vacinados nos EUA

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (13/05) o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção na maioria das situações para pessoas que já foram completamente vacinadas contra a covid-19. Segundo a nova orientação do …

Putin: Rússia reagirá de maneira devida às ameaças perto de suas fronteiras

Durante reunião com membros do Conselho de Segurança da Rússia nesta sexta-feira (14), o presidente da Rússia pediu que lhe fosse reportado sobre o agravamento do conflito israelo-palestino, que toca diretamente os interesses de segurança …

Covid: 16 mil pessoas foram imunizadas com doses de vacina trocadas no Brasil

Um levantamento de dados da Folha de São Paulo com informações do DataSUS, base de dados do Ministério da Saúde, mostrou que pelo menos 16 mil pessoas receberam doses de vacinas diferentes em seu processo …

Covid-19: diretor do Butantan prevê vacinação lenta até setembro no Brasil

Como diretor do Instituto Butantan desde 2017, Dimas Covas sempre precisou aliar o conhecimento técnico e científico com as particularidades do mundo político que, na visão dele, não parecem seguir uma lógica. E essa necessidade se …

Escalada de violência entre israelitas e palestinianos já fez mais de 100 mortos

O conflito entre israelitas e palestinianos subiu de tom na madrugada de hoje, com o Exército israelita a bombardear a faixa de Gaza. Desde segunda-feira já morreram 119 palestinianos nestes ataques, entre eles 31 …