Filme desaparecido do mestre do cinema Orson Welles pode estar no Brasil

a75 / Flickr

Orson Welles

Apaixonado por Orson Welles, um documentarista norte-americano se prepara para ir ao Brasil relançar a busca de um filme desaparecido do mestre de Hollywood, Orson Welles: a versão original de “The Magnificent Ambersons”, que os espectadores não veem há três quartos de século .

O diretor Joshua Grossberg anunciou que pretende partir por volta de setembro de 2021 ao Brasil, onde espera ficar um ou dois meses para encontrar vestígios desse filme. Paralelamente, será feito um documentário sobre essa pesquisa para o canal americano TCM.

The Magnificent Ambersons“, rodado em 1942 logo após o ciônico “Citizen Kane”, tornou-se um clássico, mas em sua versão reeditada na época pela RKO, apontam os iniciadores do projeto. “As fotos originais que foram descartadas foram derretidas para recuperar o nitrato, durante a Segunda Guerra Mundial”, disseram eles.

Insatisfeito com o trabalho de edição e montagem de Orson Welles, a RKO dispensou este último, cortou 43 minutos de filme, e acrescentou, apesar da oposição do diretor, algumas tomadas e um final retrabalhado.

Mas uma cópia de trabalho poderia estar nas mãos de Orson Welles quando ele foi ao Brasil para rodar seu próximo filme “É Tudo Verdade”, espera Joshua Grossberg.

Essas são as imagens que ele quer encontrar e restaurar, para então projetar essa “versão do diretor” na tela grande. “Estou muito animado porque [a busca por este filme] é uma odisseia de 25 anos para mim”, disse o diretor, que planeja explorar pistas que identificou nos últimos anos.

“O melhor cenário seria um colecionador de filmes tê-lo em seu vasto acervo, ou mesmo na cinemateca brasileira, mas não ter identificado”, disse. “Talvez uma família o tenha herdado e nem saiba o valor do que possui.”

“Se o filme sobreviveu, ele foi armazenado em boas condições?”, o diretor se pergunta. “Há uma chance de que isso funcione. Até agora ninguém verificou as informações que eu tenho. Vale a pena tentar.”

Aos céticos, ele lembra que a versão longa de “Metropolis”, de Fritz Lang, lançada em 1927, só foi encontrada em 2008, em um museu argentino.

Para além desta busca, o documentário deve lançar luz sobre este lendário filme e a figura de Orson Welles, um dos mitos da Idade de Ouro de Hollywood, explica Grossberg, que espera distribuir também o seu filme na Europa.

Questionado, o especialista em restauração de filmes Serge Bromberg ressalta a natureza altamente incerta dessa busca.

“Eu também procurei essas bobinas, que supostamente estavam na França, mas não estavam lá”, comentou. Sublinhando que encontrá-los representaria “o Santo Graal” dos amantes da história do cinema.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …