Uma estudante de design teve uma ideia simples e genial. Ela instalou um filtro na bike para purificar o ar ponde passa pedalando.
O Rolloe, como é chamado, tem quatro camadas de carvão ativado, HEPA lavável e luffa para retirar do meio ambiente gases nocivos como CO2, NO2 e partículas de Ozônio.
Kristen Tapping conectou esse purificador de ar com quatro camadas a uma das rodas de bicicleta para que ciclistas limpem a poluição do ar em qualquer cidade por onde pedalem.
Ela afirma que o filtro poderia purificar mais de um quarto de milhão de metros quadrados de ar se apenas 10% dos ciclistas de Londres, onde ela vive, o instalassem em suas rodas dianteiras.
Com o Rolloe, Kristen Tapping ganhou o prêmio 2020 Design Innovation in Plastics, e agora prepara para um grande lançamento dele em 2022.
E a estudante diz que o filtro é sustentável. Ela explica que depois de usados, os filtros podem ser enviados para a empresa dela pelo correio para que sejam lavados, limpos ou trocados.
E conta que ele pode ser feito a granel por meio de moldagem por injeção simples e uma impressora 3D, enquanto os filtros serão reciclados no final de sua vida útil: o produto perfeito para a economia “circular”, diz.
Kristen também quer recompensar as pessoas que pedalam com mais frequência com créditos de limpeza.
Um aplicativo complementar rastrearia os dados do ciclista e permitiria que estabelecesse metas e acompanhasse seus créditos.
Ela espera convencer restaurantes, ou lojas locais, a aceitar os créditos de Rolloe como forma de pontos de recompensa.
O valor do filtro ainda não foi divulgado.
// SNB