Florence é um “pesadelo” e pode ter consequências devastadoras para os EUA

O Furacão Florence se aproxima da costa dos EUA e continua extremamente perigoso, apesar de ter baixado para a categoria 2. O “olho” do furacão se expandiu e são esperadas consequências devastadoras do impacto da enorme tempestade para milhões de pessoas.

Perto da costa dos estados da Carolina do Norte e da Carolina do Sul, a velocidade do vento associado ao Furacão Florence baixou de 225 para 110 quilômetros por hora, o que levou os serviços meteorológicos dos Estados Unidos a reduzirem-no a uma tempestade de categoria 2.

O Florence se encontra, atualmente, a cerca de 378 quilômetros a sudeste de Wilmington, na Carolina do Norte, e a cerca de 450 quilômetros a sudeste de Myrtle Beach, na Carolina do Sul. A tempestade se move para noroeste a 17 quilômetros por hora.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) prevê que o furacão chegue à terra nesta sexta-feira (14) na Carolina do Norte e na Carolina do Sul e que, em seguida, avance para oeste, no interior do país.

O furacão tem potencial para causar “inundações históricas” e ventos devastadores, conforme frisa a CNN.

O astronauta e geofísico Alexander Gerst fala do Florence como um “pesadelo” no Twitter, depois de ter visto o “olho” da tempestade da Estação Espacial Internacional (EEI).

A imagem divulgada por Gerst revela a grande dimensão do “olho” do furacão que cresceu para aproximadamente 48 a 56 quilômetros de diâmetro, segundo dados do NHC. Quanto maior o “olho” do furacão, mais imprevisível será a tempestade.

Os ventos da tempestade tropical vão atingir entre 63 a 118 km/hora, alargando o alcance do furacão. De acordo com o NHC, estes ventos “cercam o olho a até uma distância de 240 quilômetros do centro”, conforme cita o Live Science.

A publicação científica destaca que, nas últimas horas, o “olho” do furacão se “reorganizou” em um processo conhecido por “ciclo de substituição da parede ocular“. Este fenômeno “ocorre naturalmente em grandes furacões”, como explica o Live Science, notando que se verifica “quando a tempestade atinge certo nível de intensidade” e o “olho” do furacão se contrai a até diâmetros de entre 10 e 25 quilômetros.

Entretanto, neste processo, pode se formar uma parede externa em torno do “olho” central, a partir de “um anel de tempestades”, que pode “provocar o enfraquecimento temporário”, salienta o Laboratório Oceanográfico e Meteorológico Atlântico (AOML), citado pelo Live Science.

Com o dissipar do “olho” interno, a parede externa assume o papel principal e pode dar ainda mais força ao furacão, destaca o AOML.

“Não brinquem com ele. É um dos grandes”

O Florence pode se tornar “a tempestade mais forte” a atingir a costa norte da Flórida, se as previsões se mantiverem, como aponta o Business Insider. É previsto que atinja o tamanho de todo o estado da Carolina do Norte quando alcançar terra firme, informa a mesma publicação.

“Não brinquem com ele. É um dos grandes”, já alertou o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciando que o governo está “completamente preparado” para o furacão e apelando às pessoas para tomarem todos os cuidados.

O governador do estado da Geórgia declarou o estado de emergência para todos os 159 condados, uma vez que os meteorologistas admitem a possibilidade de o Furacão Florence alterar sua rota para sudoeste, à medida que se aproxima da Carolina do Norte e da Carolina do Sul, que também estão em estado de alerta, assim como a Virgínia.

Nesta quarta-feira (12), o Mississípi enviou membros da Guarda Nacional e trabalhadores de busca e salvamento para as áreas que podem ser afetadas pelo furacão.

Entretanto, o Florence já obrigou à retirada de mais de 1 milhão de pessoas.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …

Rússia inicia desenvolvimento de mais uma vacina contra COVID-19

Sendo o primeiro país a registrar uma vacina contra a COVID-19, a Rússia anunciou o início do desenvolvimento de mais uma vacina contra o coronavírus. A criação do novo medicamento estará a cargo do Instituto Smorodintsev …

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …