Florence é um “pesadelo” e pode ter consequências devastadoras para os EUA

O Furacão Florence se aproxima da costa dos EUA e continua extremamente perigoso, apesar de ter baixado para a categoria 2. O “olho” do furacão se expandiu e são esperadas consequências devastadoras do impacto da enorme tempestade para milhões de pessoas.

Perto da costa dos estados da Carolina do Norte e da Carolina do Sul, a velocidade do vento associado ao Furacão Florence baixou de 225 para 110 quilômetros por hora, o que levou os serviços meteorológicos dos Estados Unidos a reduzirem-no a uma tempestade de categoria 2.

O Florence se encontra, atualmente, a cerca de 378 quilômetros a sudeste de Wilmington, na Carolina do Norte, e a cerca de 450 quilômetros a sudeste de Myrtle Beach, na Carolina do Sul. A tempestade se move para noroeste a 17 quilômetros por hora.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) prevê que o furacão chegue à terra nesta sexta-feira (14) na Carolina do Norte e na Carolina do Sul e que, em seguida, avance para oeste, no interior do país.

O furacão tem potencial para causar “inundações históricas” e ventos devastadores, conforme frisa a CNN.

O astronauta e geofísico Alexander Gerst fala do Florence como um “pesadelo” no Twitter, depois de ter visto o “olho” da tempestade da Estação Espacial Internacional (EEI).

A imagem divulgada por Gerst revela a grande dimensão do “olho” do furacão que cresceu para aproximadamente 48 a 56 quilômetros de diâmetro, segundo dados do NHC. Quanto maior o “olho” do furacão, mais imprevisível será a tempestade.

Os ventos da tempestade tropical vão atingir entre 63 a 118 km/hora, alargando o alcance do furacão. De acordo com o NHC, estes ventos “cercam o olho a até uma distância de 240 quilômetros do centro”, conforme cita o Live Science.

A publicação científica destaca que, nas últimas horas, o “olho” do furacão se “reorganizou” em um processo conhecido por “ciclo de substituição da parede ocular“. Este fenômeno “ocorre naturalmente em grandes furacões”, como explica o Live Science, notando que se verifica “quando a tempestade atinge certo nível de intensidade” e o “olho” do furacão se contrai a até diâmetros de entre 10 e 25 quilômetros.

Entretanto, neste processo, pode se formar uma parede externa em torno do “olho” central, a partir de “um anel de tempestades”, que pode “provocar o enfraquecimento temporário”, salienta o Laboratório Oceanográfico e Meteorológico Atlântico (AOML), citado pelo Live Science.

Com o dissipar do “olho” interno, a parede externa assume o papel principal e pode dar ainda mais força ao furacão, destaca o AOML.

“Não brinquem com ele. É um dos grandes”

O Florence pode se tornar “a tempestade mais forte” a atingir a costa norte da Flórida, se as previsões se mantiverem, como aponta o Business Insider. É previsto que atinja o tamanho de todo o estado da Carolina do Norte quando alcançar terra firme, informa a mesma publicação.

“Não brinquem com ele. É um dos grandes”, já alertou o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciando que o governo está “completamente preparado” para o furacão e apelando às pessoas para tomarem todos os cuidados.

O governador do estado da Geórgia declarou o estado de emergência para todos os 159 condados, uma vez que os meteorologistas admitem a possibilidade de o Furacão Florence alterar sua rota para sudoeste, à medida que se aproxima da Carolina do Norte e da Carolina do Sul, que também estão em estado de alerta, assim como a Virgínia.

Nesta quarta-feira (12), o Mississípi enviou membros da Guarda Nacional e trabalhadores de busca e salvamento para as áreas que podem ser afetadas pelo furacão.

Entretanto, o Florence já obrigou à retirada de mais de 1 milhão de pessoas.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …