Florence é um “pesadelo” e pode ter consequências devastadoras para os EUA

O Furacão Florence se aproxima da costa dos EUA e continua extremamente perigoso, apesar de ter baixado para a categoria 2. O “olho” do furacão se expandiu e são esperadas consequências devastadoras do impacto da enorme tempestade para milhões de pessoas.

Perto da costa dos estados da Carolina do Norte e da Carolina do Sul, a velocidade do vento associado ao Furacão Florence baixou de 225 para 110 quilômetros por hora, o que levou os serviços meteorológicos dos Estados Unidos a reduzirem-no a uma tempestade de categoria 2.

O Florence se encontra, atualmente, a cerca de 378 quilômetros a sudeste de Wilmington, na Carolina do Norte, e a cerca de 450 quilômetros a sudeste de Myrtle Beach, na Carolina do Sul. A tempestade se move para noroeste a 17 quilômetros por hora.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) prevê que o furacão chegue à terra nesta sexta-feira (14) na Carolina do Norte e na Carolina do Sul e que, em seguida, avance para oeste, no interior do país.

O furacão tem potencial para causar “inundações históricas” e ventos devastadores, conforme frisa a CNN.

O astronauta e geofísico Alexander Gerst fala do Florence como um “pesadelo” no Twitter, depois de ter visto o “olho” da tempestade da Estação Espacial Internacional (EEI).

A imagem divulgada por Gerst revela a grande dimensão do “olho” do furacão que cresceu para aproximadamente 48 a 56 quilômetros de diâmetro, segundo dados do NHC. Quanto maior o “olho” do furacão, mais imprevisível será a tempestade.

Os ventos da tempestade tropical vão atingir entre 63 a 118 km/hora, alargando o alcance do furacão. De acordo com o NHC, estes ventos “cercam o olho a até uma distância de 240 quilômetros do centro”, conforme cita o Live Science.

A publicação científica destaca que, nas últimas horas, o “olho” do furacão se “reorganizou” em um processo conhecido por “ciclo de substituição da parede ocular“. Este fenômeno “ocorre naturalmente em grandes furacões”, como explica o Live Science, notando que se verifica “quando a tempestade atinge certo nível de intensidade” e o “olho” do furacão se contrai a até diâmetros de entre 10 e 25 quilômetros.

Entretanto, neste processo, pode se formar uma parede externa em torno do “olho” central, a partir de “um anel de tempestades”, que pode “provocar o enfraquecimento temporário”, salienta o Laboratório Oceanográfico e Meteorológico Atlântico (AOML), citado pelo Live Science.

Com o dissipar do “olho” interno, a parede externa assume o papel principal e pode dar ainda mais força ao furacão, destaca o AOML.

“Não brinquem com ele. É um dos grandes”

O Florence pode se tornar “a tempestade mais forte” a atingir a costa norte da Flórida, se as previsões se mantiverem, como aponta o Business Insider. É previsto que atinja o tamanho de todo o estado da Carolina do Norte quando alcançar terra firme, informa a mesma publicação.

“Não brinquem com ele. É um dos grandes”, já alertou o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciando que o governo está “completamente preparado” para o furacão e apelando às pessoas para tomarem todos os cuidados.

O governador do estado da Geórgia declarou o estado de emergência para todos os 159 condados, uma vez que os meteorologistas admitem a possibilidade de o Furacão Florence alterar sua rota para sudoeste, à medida que se aproxima da Carolina do Norte e da Carolina do Sul, que também estão em estado de alerta, assim como a Virgínia.

Nesta quarta-feira (12), o Mississípi enviou membros da Guarda Nacional e trabalhadores de busca e salvamento para as áreas que podem ser afetadas pelo furacão.

Entretanto, o Florence já obrigou à retirada de mais de 1 milhão de pessoas.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Chantilly: em dificuldades finaceiras, um dos mais belos castelos da França pede socorro

A pandemia e o fim da ajuda de um poderoso mecenas colocam em risco o futuro de uma das propriedades mais majestosas da França, o castelo de Chantilly, ao norte de Paris. A reportagem …

Como fumantes de longa data pararam de fumar usando cogumelos mágicos apenas 3 vezes

É mais difícil largar do cigarro do que da heroína, dizem alguns. Mas pesquisadores da Johns Hopkins relataram que um pequeno número de fumantes de longa data que falharam em muitas tentativas de abandonar o …

Gangorra que uniu imigrantes no muro da fronteira dos EUA ganha prêmio

Lembra das gangorras que permitiram que famílias mexicanas brincasse de lados opostos do muro da fronteira EUA-México? O projeto das três gangorras ganhou o prêmio “Design do Ano 2020” pelo Museu de Londres. O arquiteto norte-americano …

Irã diz ter batido recorde de exportação de derivados de petróleo apesar das sanções dos EUA

O Irã bateu recorde de exportação de derivados de petróleo apesar das sanções impostas pelos Estados Unidos, declarou o ministro do Petróleo da República Islâmica, Bijan Zangeneh, nesta sexta-feira (22). Durante o 25º Show Petrolífero do …

A ameaça de epidemia que surge de nova espécie de mosquito Aedes detectada pela 1ª vez nas Américas

Durante a noite de 18 de junho de 2019, na base americana em Guantánamo, Cuba, um intruso foi pego por uma armadilha. A base é conhecida como um lugar onde os EUA aprisionam, por tempo indeterminado …

Homem é preso por tossir em policial que perguntou se ele tinha covid-19

O britânico Casey Saint foi condenado a 11 meses de prisão após tossir no rosto de um policial durante a pandemia do novo coronavírus. O morador de Bury St Edmunds, na Inglaterra, estava fazendo uma festa …

Astrônomos encontram "embrião" de planeta em formação a 330 anos-luz da Terra

Uma equipe de astrônomos encontrou algo que parece ser um planeta embrionário, girando em torno de sua estrela, bem pertinho dela, completando uma volta a cada mês. A estrela em questão é a HD 163296, que …

Físico propõe mega-satélite povoado por humanos orbitando Ceres

O físico Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico Finlandês, desenvolveu uma nova ideia para colonizar um lugar diferente da Terra, e não é a lua ou Marte. Em vez disso, Janhunen está sugerindo em um artigo publicado …

Biden promete "esforço de guerra" contra covid-19

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou nesta quinta-feira (21/01) o plano de resposta de seu governo à pandemia de covid-19, que inclui dez decretos. A estratégia amplia iniciativas que já haviam sido antecipadas …

'Não teremos escolha': Google adverte que pode bloquear seu mecanismo de busca na Austrália

Governo australiano trabalha em uma nova lei que deve governar as relações entre os meios de comunicação e as gigantes que dominam a Internet, entre as quais se destacam Google e Facebook. O Google anunciou nesta …