Florence é um “pesadelo” e pode ter consequências devastadoras para os EUA

O Furacão Florence se aproxima da costa dos EUA e continua extremamente perigoso, apesar de ter baixado para a categoria 2. O “olho” do furacão se expandiu e são esperadas consequências devastadoras do impacto da enorme tempestade para milhões de pessoas.

Perto da costa dos estados da Carolina do Norte e da Carolina do Sul, a velocidade do vento associado ao Furacão Florence baixou de 225 para 110 quilômetros por hora, o que levou os serviços meteorológicos dos Estados Unidos a reduzirem-no a uma tempestade de categoria 2.

O Florence se encontra, atualmente, a cerca de 378 quilômetros a sudeste de Wilmington, na Carolina do Norte, e a cerca de 450 quilômetros a sudeste de Myrtle Beach, na Carolina do Sul. A tempestade se move para noroeste a 17 quilômetros por hora.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) prevê que o furacão chegue à terra nesta sexta-feira (14) na Carolina do Norte e na Carolina do Sul e que, em seguida, avance para oeste, no interior do país.

O furacão tem potencial para causar “inundações históricas” e ventos devastadores, conforme frisa a CNN.

O astronauta e geofísico Alexander Gerst fala do Florence como um “pesadelo” no Twitter, depois de ter visto o “olho” da tempestade da Estação Espacial Internacional (EEI).

A imagem divulgada por Gerst revela a grande dimensão do “olho” do furacão que cresceu para aproximadamente 48 a 56 quilômetros de diâmetro, segundo dados do NHC. Quanto maior o “olho” do furacão, mais imprevisível será a tempestade.

Os ventos da tempestade tropical vão atingir entre 63 a 118 km/hora, alargando o alcance do furacão. De acordo com o NHC, estes ventos “cercam o olho a até uma distância de 240 quilômetros do centro”, conforme cita o Live Science.

A publicação científica destaca que, nas últimas horas, o “olho” do furacão se “reorganizou” em um processo conhecido por “ciclo de substituição da parede ocular“. Este fenômeno “ocorre naturalmente em grandes furacões”, como explica o Live Science, notando que se verifica “quando a tempestade atinge certo nível de intensidade” e o “olho” do furacão se contrai a até diâmetros de entre 10 e 25 quilômetros.

Entretanto, neste processo, pode se formar uma parede externa em torno do “olho” central, a partir de “um anel de tempestades”, que pode “provocar o enfraquecimento temporário”, salienta o Laboratório Oceanográfico e Meteorológico Atlântico (AOML), citado pelo Live Science.

Com o dissipar do “olho” interno, a parede externa assume o papel principal e pode dar ainda mais força ao furacão, destaca o AOML.

“Não brinquem com ele. É um dos grandes”

O Florence pode se tornar “a tempestade mais forte” a atingir a costa norte da Flórida, se as previsões se mantiverem, como aponta o Business Insider. É previsto que atinja o tamanho de todo o estado da Carolina do Norte quando alcançar terra firme, informa a mesma publicação.

“Não brinquem com ele. É um dos grandes”, já alertou o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciando que o governo está “completamente preparado” para o furacão e apelando às pessoas para tomarem todos os cuidados.

O governador do estado da Geórgia declarou o estado de emergência para todos os 159 condados, uma vez que os meteorologistas admitem a possibilidade de o Furacão Florence alterar sua rota para sudoeste, à medida que se aproxima da Carolina do Norte e da Carolina do Sul, que também estão em estado de alerta, assim como a Virgínia.

Nesta quarta-feira (12), o Mississípi enviou membros da Guarda Nacional e trabalhadores de busca e salvamento para as áreas que podem ser afetadas pelo furacão.

Entretanto, o Florence já obrigou à retirada de mais de 1 milhão de pessoas.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …