Florence já fez 5 mortos (e pode causar epidemia de cobras venenosas)

Jim Lo Scalzo / EPA

Cinco pessoas morreram e outras dezenas ficaram presas em casa na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, depois de vários rios terem transbordado devido ao furacão Florence. Os meteorologistas alertam que as inundações vão piorar e podem trazer uma epidemia de cobras venenosas ao estado.

As primeiras vítimas mortas confirmadas são uma mulher e seu bebê, que faleceram devido à queda de uma árvore sobre sua casa na cidade de Wilmington, muito próxima ao lugar onde o furacão Florence tocou o solo na manhã deste sábado (15). O pai da criança também sofreu com o impacto da árvore, mas sobreviveu e foi levado para um centro médico próximo.

Quem não chegou ao hospital foi uma mulher de Hampstead, pois a ambulância que foi socorrê-la devido a um ataque cardíaco não conseguiu chegar a tempo devido às árvores no caminho, derrubadas pelos ventos do furacão, que já passou a tempestade tropical.

Posteriormente, o escritório do governador de Carolina do Norte, Roy Cooper, informou que um homem de 78 anos morreu ao ligar um cabo a um gerador elétrico no condado de Leonoir, mesma região na qual, segundo a imprensa norte-americana, outro idoso de 77 anos apareceu morto.

Segundo o canal local CBS 17, a polícia acredita que esta última morte aconteceu na consequência de uma queda provocada por uma rajada de vento, isto quando o homem saiu de casa.

Dessa forma, quatro das mortes foram provocadas de forma direta ou indireta pelos fortes ventos registrados nos estados da Carolina do Norte e da Carolina do Sul. O furacão também deixou mais de meio milhão de pessoas sem eletricidade.

Os locais mais afetados pelo furacão sofrem fortes inundações e a água pode atingir níveis históricos e surpreendentes, como ilustra um canal de meteorologia recorrendo à realidade virtual no vídeo que tem sido compartilhado no Twitter.

Como se tudo já não bastasse, os residentes das áreas afetadas pelo Florence ainda poderão enfrentar uma invasão de cobras venenosas, como alertam alguns especialistas em répteis.

A forte tempestade tropical pode levar todo tipo de cobra a deixar seus habitats naturais na costa, levando-as até zonas habitadas, informa o especialista de répteis, Thad Bowman, ao site Myrtle Beach Online.

seis cobras venenosas nativas da Carolina do Norte e da Carolina do Sul que podem ser letais. “Elas injetam veneno que causa a destruição dos tecidos e a perda de plaquetas, provoca hemorragias e pode causar a morte”, explica o médico Gerald O’Malley, citado pela publicação.

Entretanto, correm rumores e imagens falsas pelas redes sociais sobre supostos tubarões arrastados para terra pelo Florence. Há fotos com supostos tubarões nadando em autoestradas e até notícias falsas sobre essa invasão – que não aconteceu.

Mas, mesmo sem tubarões, os habitantes da costa norte-americana vivem um verdadeiro cenário de terror devido ao Florence, com estragos e dificuldades que se vão prolongar durante muitos dias (talvez anos) depois de o furacão passar.

Ciberia // EFE / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …