Tony transformou ônibus em Arca de Noé para salvar animais do furacão Florence

Tony Alsup / Facebook

Tony Alsup, o herói de cães e gatos que salvou mais de 60 animais durante o furacão Florence

Enquanto muitos americanos fugiam do furacão Florence, um caminhoneiro de 51 anos fazia o percurso inverso com uma missão em mente. Dentro de um ônibus, Alsup transportou mais de 60 animais da costa da Carolina do Sul para o estado do Alabama, salvando-os de um fim terrível.

No interior do ônibus, Tony Alsup retirou todos os assentos que havia, criando o maior número de lugares para seus novos passageiros. Do lado de fora, as palavras “Abrigo de Emergência para Salvamento Animal” decoravam o veículo.

Durante a semana que recentemente afetou de forma dramática os americanos, Alsup conseguiu resgatar 53 cães e 11 gatos dos abrigos do estado do Carolina do Sul, que se encontravam no trajeto do furacão Florence.

Essas são vidas também“, disse Alsup ao Washington Post durante o resgate. “Os animais – especialmente os que estão em abrigos – têm sempre de ir nas partes traseiras dos ônibus. Mas eu vou dar a eles o próprio veículo. Nem que tenha de pagar eu mesmo todo o combustível, ou até arranjar um barco, hei de tirar esses cães de lá”.

Desde que o furacão Harvey devastou a costa do Texas, Alsup, que espera um dia abrir o próprio abrigo de animais, tem se dedicado a resgatar animais de estimação em abrigos devastados por catástrofes naturais.

Assim que descobriu, através dos noticiários, a quantidade de abrigos superlotados com animais perdidos, a primeira reação de Alsup foi querer ajudar.

O caminhoneiro, que tinha um semirreboque, não teve dúvidas. “O que posso fazer? Vou comprar um ônibus“, contou Alsup ao Washington Post. O veículo com o qual Alsup salvou dezenas de animais custou mais de R$ 14 mil – tudo do próprio dinheiro.

Durante os furacões Irma e Maria, que também atingiram os Estados Unidos, Alsup também se envolveu na defesa dos animais. Sem veículo nessa época, mas com muita vontade, Alsup alimentou vários cavalos, salvando-os da fome.

“É tão fácil para as pessoas adotarem os pequenos animais de estimação que são queridos e fofos”, contou Alsup ao Greenville News.”Todos merecem uma oportunidade, mesmo que sejam grandes e feios. Eu amo cães grandes e vamos arranjar lugares para eles“, acrescentou ao jornal.

Durante o furacão Florence, Alsup retirou os bancos do veículo e empilhou as transportadoras de cães do chão até o teto do ônibus. Quanto mais espaço, mais animais poderiam ser salvos.

Comida para animais, tigelas com água, coleiras e brinquedos, tudo foi espalhado pelo abrigo improvisado de quatro rodas.

Ao longo do trajeto, Alsup utilizou o Facebook para avisar que tinha espaço para mais animais e para receber indicações sobre possíveis locais onde os animais precisassem de ajuda. Em menos de 48 horas, Alsup chegou a quatro abrigos de animais que o saudaram pelas redes sociais agradecendo-o por ter salvado os animais deixados para trás.

“Aqueles que mais ninguém quis levar. E ele os colocou em segurança. Não é a evacuação mais convencional, mas certamente é a que tem maior coração“, escreveram.

Assim que sobrecarregou o ônibus, Alsup viajou até Foley, no estado do Alabama, onde uma amiga, Angela Eib-Maddux, abriu seu abrigo de emergência para cães onde todos os animais passaram a noite.

Banhos, cobertores macios e, segundo Alsup, “até tratamentos de spa” os cães tiveram direito enquanto não encontravam abrigos ou lares suficientes.

Eu amo isso“, contou Alsup. “As pessoas não acreditam em mim, dizem que devo estar ficando maluco com os latidos. Mas não. E eles sabem que eu sou o macho alfa e que não estou aqui para machucá-los”.

Algumas pessoas chegaram a adotar alguns dos cães e gatos resgatados, enquanto Alsup coordenava a entrega e cuidado dos animais com outros abrigos ou voluntários. A partir do abrigo de Angela, os cães e gatos resgatados foram acolhidos por todo o país.

Depois do salvamento, Alsup se dirigiu a Wilmington, na Carolina do Norte, quando soube que mais um abrigo de animais precisava de ajuda e da sua Arca de Noé.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …