Tony transformou ônibus em Arca de Noé para salvar animais do furacão Florence

Tony Alsup / Facebook

Tony Alsup, o herói de cães e gatos que salvou mais de 60 animais durante o furacão Florence

Enquanto muitos americanos fugiam do furacão Florence, um caminhoneiro de 51 anos fazia o percurso inverso com uma missão em mente. Dentro de um ônibus, Alsup transportou mais de 60 animais da costa da Carolina do Sul para o estado do Alabama, salvando-os de um fim terrível.

No interior do ônibus, Tony Alsup retirou todos os assentos que havia, criando o maior número de lugares para seus novos passageiros. Do lado de fora, as palavras “Abrigo de Emergência para Salvamento Animal” decoravam o veículo.

Durante a semana que recentemente afetou de forma dramática os americanos, Alsup conseguiu resgatar 53 cães e 11 gatos dos abrigos do estado do Carolina do Sul, que se encontravam no trajeto do furacão Florence.

Essas são vidas também“, disse Alsup ao Washington Post durante o resgate. “Os animais – especialmente os que estão em abrigos – têm sempre de ir nas partes traseiras dos ônibus. Mas eu vou dar a eles o próprio veículo. Nem que tenha de pagar eu mesmo todo o combustível, ou até arranjar um barco, hei de tirar esses cães de lá”.

Desde que o furacão Harvey devastou a costa do Texas, Alsup, que espera um dia abrir o próprio abrigo de animais, tem se dedicado a resgatar animais de estimação em abrigos devastados por catástrofes naturais.

Assim que descobriu, através dos noticiários, a quantidade de abrigos superlotados com animais perdidos, a primeira reação de Alsup foi querer ajudar.

O caminhoneiro, que tinha um semirreboque, não teve dúvidas. “O que posso fazer? Vou comprar um ônibus“, contou Alsup ao Washington Post. O veículo com o qual Alsup salvou dezenas de animais custou mais de R$ 14 mil – tudo do próprio dinheiro.

Durante os furacões Irma e Maria, que também atingiram os Estados Unidos, Alsup também se envolveu na defesa dos animais. Sem veículo nessa época, mas com muita vontade, Alsup alimentou vários cavalos, salvando-os da fome.

“É tão fácil para as pessoas adotarem os pequenos animais de estimação que são queridos e fofos”, contou Alsup ao Greenville News.”Todos merecem uma oportunidade, mesmo que sejam grandes e feios. Eu amo cães grandes e vamos arranjar lugares para eles“, acrescentou ao jornal.

Durante o furacão Florence, Alsup retirou os bancos do veículo e empilhou as transportadoras de cães do chão até o teto do ônibus. Quanto mais espaço, mais animais poderiam ser salvos.

Comida para animais, tigelas com água, coleiras e brinquedos, tudo foi espalhado pelo abrigo improvisado de quatro rodas.

Ao longo do trajeto, Alsup utilizou o Facebook para avisar que tinha espaço para mais animais e para receber indicações sobre possíveis locais onde os animais precisassem de ajuda. Em menos de 48 horas, Alsup chegou a quatro abrigos de animais que o saudaram pelas redes sociais agradecendo-o por ter salvado os animais deixados para trás.

“Aqueles que mais ninguém quis levar. E ele os colocou em segurança. Não é a evacuação mais convencional, mas certamente é a que tem maior coração“, escreveram.

Assim que sobrecarregou o ônibus, Alsup viajou até Foley, no estado do Alabama, onde uma amiga, Angela Eib-Maddux, abriu seu abrigo de emergência para cães onde todos os animais passaram a noite.

Banhos, cobertores macios e, segundo Alsup, “até tratamentos de spa” os cães tiveram direito enquanto não encontravam abrigos ou lares suficientes.

Eu amo isso“, contou Alsup. “As pessoas não acreditam em mim, dizem que devo estar ficando maluco com os latidos. Mas não. E eles sabem que eu sou o macho alfa e que não estou aqui para machucá-los”.

Algumas pessoas chegaram a adotar alguns dos cães e gatos resgatados, enquanto Alsup coordenava a entrega e cuidado dos animais com outros abrigos ou voluntários. A partir do abrigo de Angela, os cães e gatos resgatados foram acolhidos por todo o país.

Depois do salvamento, Alsup se dirigiu a Wilmington, na Carolina do Norte, quando soube que mais um abrigo de animais precisava de ajuda e da sua Arca de Noé.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …