Freira desobediente salvou a vida do Papa Francisco

catholicism / Flickr

O Papa Francisco

A vida de Papa Francisco esteve em risco e foi salva por Cornelia Caraglio, uma freira que desrespeitou a ordem de um médico.

A história remonta à época em que o agora Papa era apenas Jorge Mario Bergoglio, um jovem estudante se dedicando ao sacerdócio na América Latina. Na década de 1950, sofreu de pneumonia, mas o primeiro diagnóstico apontava para uma simples gripe e Francisco foi então para casa.

No entanto, a situação piorou e o futuro Papa teve que ser internado com urgência. E é depois de outro médico ter feito o diagnóstico correto que Francisco conhece a Cornelia Caraglio.

O médico, que acertou no diagnóstico, receitou a ele dois antibióticos para tratar a pneumonia. Mas a freira tinha outra ideia. Assim que o médico virou costas, ela disse: “Vamos duplicar a dose”. 

Na versão italiana a que a Reuters teve acesso, o Papa conta que Cornelia Caraglio “era certamente uma freira sábia”. “Ao ordenar que a dose fosse duplicada salvou minha vida”, disse.

Muitos meses depois, o futuro Papa voltou ao hospital para remover a parte superior de um de seus pulmões por causa de uma infecção.

O Papa Francisco, de 81 anos, deu uma longa entrevista ao padre espanhol Fernando Prado. O resultado é uma série de histórias sobre a vocação e os desafios de padres e freiras que serão publicadas em livro, em várias línguas, esta semana.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Maior quebra-cabeças do mundo é uma ilha congelada na Rússia

Localizado entre o Oceano Ártico e os mares gelados do norte da Sibéria, o aglomerado de rochas, conhecidas como as Ilhas da Nova Sibéria, é frio e remoto. As ilhas são uma tela quase desabitada coberta …

O melhor amigo do homem é a solução para a depressão

Há muito tempo se ouve pessoas dizerem, mas a Ciência acaba de comprovar: o cão é mesmo o melhor amigo do homem, sobretudo quando este sofre de depressão. De acordo com um novo estudo, realizado por …

O arroz “esconde” um perigo para o corpo humano

O arroz, grão amplamente utilizado por todo o mundo como parte essencial da dieta alimentar humana, pode acumular grandes quantidades de arsênico e outras toxinas, a maioria das quais entra no corpo durante a digestão. A …

Teste experimental detecta câncer em apenas 10 minutos

Cientistas australianos desenvolveram um novo teste capaz de detectar câncer em apenas 10 minutos, utilizando o DNA obtido através de uma amostra de sangue. A detecção precoce tem melhorado significativamente o prognóstico do câncer. Por esse …

Nova regra em Wall Street: evitar mulheres a todo o custo

Os homens de Wall Street estão adotando certos comportamentos para afastar as mulheres da esfera econômica após o surgimento do movimento #MeToo. Evitam jantares com colegas de trabalho, não se sentam ao lado de mulheres nos …

Cientistas encontram a água mais estranha de todo o Sistema Solar

Febe, um dos satélites de Saturno, tem a água mais incomum do Sistema Solar, apontou um novo estudo realizado por uma equipe de cientistas do Instituto de Ciência Planetária de Tucson, no estado norte-americano do …

Linguagem anti-animal: PETA quer acabar com o pau e atirar peixe ao gato

E se fosse proibido dizer “agarrar o touro pelos chifres”? A associação de defesa dos animais PETA quer eliminar da linguagem cotidiana expressões que ofendem várias espécies, dando como alternativas expressões pet-friendly. Há várias expressões que …

Pântanos nos EUA ganham cores do arco-íris (e já há explicação)

Um arco-íris pareceu baixar do céu e se instalar nas águas de um pântano do parque First Landing State, no estado da Virgínia, Estados Unidos. A fotografia, postada por Brent Rosse no Instagram, mostra o …

Duterte encoraja matar bispos católicos das Filipinas porque "são inúteis"

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, atacou de novo os bispos católicos ao afirmar que eles "são inúteis" e encorajou matá-los, em um país onde 85% da população é católica. "Os bispos de vocês, matem-nos. Esses …

“Gravidez é um problema que só dura nove meses”, diz futura ministra de Bolsonaro

A futura ministra da pasta da Mulher, Família e Direitos Humanos do futuro governo de Bolsonaro afirmou que a gravidez é “um problema que só dura nove meses”, assumindo-se contra o aborto. “Se a gravidez é …