Ovário artificial pode ajudar mulheres a engravidar após quimioterapia

Um grupo de cientistas dinamarqueses criou um “ovário artificial” a partir de tecidos e óvulos humanos. O objetivo visa ajudar as mulheres a engravidar após tratamentos contra o câncer ou outras terapias que prejudiquem a fertilidade feminina.

Uma equipe de médicos do hospital de Rigshospitalet, em Copenhague, criou em laboratório um ovário artificial a partir de tecido humanos e o implantou com sucesso em uma cobaia.

O ovário artificial conseguiu manter os óvulos vivos durante três semanas, aumentando as esperanças dos cientistas de um dia conseguirem ajudar mulheres que enfrentaram tratamentos severos como quimioterapia ou radioterapia, de acordo com o The Guardian.

Os ovários artificiais pode também ajudar mulheres em condições médicas como a esclerose múltipla e a beta-talassemia, que podem exigir terapias agressivas prejudiciais à fertilidade, bem como mulheres diagnosticadas com menopausa precoce.

Atualmente, mulheres diagnosticadas com câncer já podem remover tecidos dos ovários e congelá-los antes de enfrentarem tratamentos médicos agressivos. Dessa forma, os tecidos podem ser limpos e depois reimplantados na mulher, permitindo a concepção natural.

Por norma, a congelação de tecidos é segura para a maioria dos pacientes. No entanto, em alguns tipos de câncer, como a leucemia, células doentes podem invadir os próprios tecidos do ovário. Ou seja, quando o tecido é novamente colocado no corpo da mulher, há o risco da doença voltar a aparecer. Por esse motivo, o congelamento de tecidos do ovário é raramente sugerido.

Susanne Pors e outros cientistas envolvidos na pesquisa, acreditam que os ovários artificiais podem ser uma opção mais segura. No processo de criação de ovários, os pesquisadores utilizaram substâncias químicas para remover o tecido ovariano doado de todas as células, incluindo também as células cancerígenas.

Com isso, o tecido ficou com uma estrutura descoberta – uma espécie de andaime – composta, na sua maioria, por colágeno, proteína que dá estrutura e firmeza à pele. Então, os médicos semearam nessas estruturas centenas de folículos humanos, que são pequenos sacos que sustentam os óvulos nas fases iniciais.

A equipe implantou um ovário artificial com 20 folículos humanos em uma cobaia e descobriu que um quarto dos ovários sobreviveu por pelo menos três semanas. Os vasos sanguíneos da cobaia começaram a crescer em volta do ovário para mantê-lo nutrido dentro do corpo do animal.

“Essa é a primeira prova de que podemos realmente ajudar esses óvulos. É um passo importante ao longo da estrada ”, disse Pors, em declarações ao The Guardian.

“Mas levará muitos anos até que possamos colocar o ovário artificial em uma mulher.” Pode levar cerca de 5 a 10 anos de pesquisa antes dos ovários artificiais estarem prontos para serem testados em humanos, alertou.

A pesquisa foi apresentada na semana passada em Barcelona, durante o congresso da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia.

Já há nos EUA ovários artificiais férteis produzidos por impressão 3D, técnica que também pode ser utilizada um dia para devolver a fertilidade a mulheres afetadas pelo câncer.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …