Gatos eram considerados divindades no Antigo Egito — e até hoje são mantidos assim por seus donos

A história é um tema que atrai e fascina muita gente, principalmente quando elementos misteriosos se fazem presentes, como é o caso do Egito Antigo.

A civilização que se ergueu em meio ao Rio Nilo traz, até hoje, inúmeros mistérios, mas o que já se sabe é razão de profunda admiração. Dentre faraós, conquistas de território e uma arquitetura suntuosa, há um símbolo muito presente no Egito Antigo do qual pouco se fala.

Os gatos eram considerados animais sagrados para a civilização egípcia e tratados como divindades. Isto porque, graças a eles, as pragas que ameaçavam a agricultura local foram controladas. Com isso, além de preservar o cultivo, as doenças contraídas por meio de ratos, escorpiões e cobras também foram reduzidas, fazendo com que os egípcios adotassem os gatos como membros da família.

Uma das deusas egípcias mais conhecidas, Bastet (que também pode ser conhecida por Bast e Ubasti) era representada com uma cabeça de gato. Dentre suas bênçãos encontrava-se o prazer, a fertilidade, a música e o amor. Outras divindades que também eram representadas com traços felinos são Isis, a deusa da vida, e Ra, o deus do Sol.

A inspiração felina não acaba por aí e continua influenciando muitas tendências. Você sabia que o famoso “olho de gatinho”, o clássico delineado no mundo da maquiagem, também encontra as mesmas origens? Essa é uma homenagem aos bichanos que as egípcias faziam, imitando o contorno natural dos animais em seus olhos.

Vale lembrar que o império egípcio também é fonte de inspiração para muitos setores de jogos da indústria do entretenimento, como o Hotel e Cassino Luxor, em Las Vegas, e até um caça níquel na Betfair chamado Cat Queen, especialmente dedicado aos gatos do Egito Antigo.

Logo, não é de hoje que estes animais tão populares e dóceis conquistam cada vez mais adeptos, chegando a inspirar a criação de marcas de renome mundial, como a Hello Kitty, e estabelecimentos únicos e inesquecíveis, como os Cat Cafés, que fazem sucesso em países como Portugal, Estados Unidos e Japão. Tomar um café e brincar com um gatinho é um convite praticamente irrecusável.

Durante a exploração das escavações que nos revelaram mais sobre as antigas civilizações egípcias, foram encontradas inúmeras relíquias que remetiam aos gatos. Guardiões de uma simbologia enraizada entre as pessoas daquela época, as representações em mármore destes animais impunham respeito aos que cruzavam seu caminho.

Entre as relíquias, foram encontrados vasos com restos mumificados de gatos domésticos, o que leva a crer que, tal como os humanos mais nobres da época, os gatos também eram sepultados com honrarias, tamanho o respeito que tinham naquela cultura.

Alguns especialistas acreditam que uma raça específica protagonizou àquela época, cujo nome científico é Felis silvestres lybica, uma subespécie do gato selvagem africano que ostentava pelagem de coloração diferente na testa, em forma de “M”, e demonstrava uma fidelidade singular entre a família que o adotava e por outros gatos.

Ciberia //

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Gatos Possuem Poderes. Antes eu tinha dúvidas, mas ao perceber melhor o comportamento da minha gatinha. Percebi que ela senti quando não estou me sentindo bem. Nesses dias, ela deita em cima da minha barriga. Fofura gente.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Após Bolsonaro tirar máscara em entrevista, ABI entra com ação contra presidente no STF

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apresentou nesta quinta-feira (9) uma queixa criminal ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro, depois que ele tirou a máscara em uma entrevista em que anunciou …

A quantidade de nitrogênio emitida pela pecuária já ultrapassou os limites seguros

A quantidade de nitrogênio emitida pela criação de animais para abate é superior ao que o planeta pode aguentar. Cientistas alertam que é necessário diminuir o consumo de carne e laticínios. As principais fontes de nitrogênio …

França vai adotar teste de saliva nos aeroportos para evitar 2ª onda de Covid-19

O governo francês anunciou nesta sexta-feira (10) a implementação de testes a base de saliva em seus aeroportos. A medida, que tem como objetivo evitar uma segunda onda de contaminação pelo coronavírus, visa principalmente os …

De 4.200 anos? Arqueólogos desvendam em Israel 'emoji' mais antigo do mundo

Arqueólogos israelenses encontraram evidências de arte rupestre sem precedentes em dólmens de 4.200 anos. O novo projeto de pesquisa faz parte de um estudo de dólmens (monumentos megalíticos tumulares construídos por humanos) na Alta Galileia e …

Governo remarca Enem para janeiro e fevereiro de 2021

O Ministério da Educação anunciou nesta quarta-feira (08/07) as novas datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, adiado em razão da epidemia de covid-19. As provas em papel serão aplicadas em 17 …

Steve Jobs dizia acreditar na eficiência do trabalho remoto já em 1990

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus e, consequentemente o isolamento social, muitas pessoas conseguem continuar trabalhando normalmente de forma remota. Mesmo dentro de casa, felizmente, algumas empresas conseguem manter o contato com seus funcionários …

Viagem tripulada a Marte seria melhor com passagem por Vênus, afirmam astrônomos

De acordo com cientistas norte-americanos, cálculos das órbitas entre a Terra e Marte os levaram a concluir que tais viagens seriam mais rápidas, eficientes, e permitiriam estudar os dois planetas. Uma viagem da Terra a Marte …

EUA: Suprema corte autoriza a divulgação de documentos financeiros de Trump

A Suprema Corte dos Estados Unidos impôs uma grande derrota a Donald Trump, ao decidir que um procurador de Nova York tem direito de acesso a vários documentos financeiros do presidente, incluindo declarações de …

O fenômeno "água morta", observado a mais de cem anos, é finalmente explicado

Finamente uma equipe com especialistas de múltiplas áreas CNRS e da Universidade de Poitiers, ambas na França, decifrou a misteriosa ocorrência pela primeira vez. O estranho é fenômeno que desacelera navios ou faz que eles parem …

Pode mesmo haver vida nas nuvens de Vênus, dizem cientistas

Quem gosta de astronomia não deve saber que Vênus não é o mais habitável dos planetas. Com temperaturas em torno de 470ºC e com uma atmosfera formada por dióxido de carbono e nitrogênio noventa vezes …