Gatos eram considerados divindades no Antigo Egito — e até hoje são mantidos assim por seus donos

A história é um tema que atrai e fascina muita gente, principalmente quando elementos misteriosos se fazem presentes, como é o caso do Egito Antigo.

A civilização que se ergueu em meio ao Rio Nilo traz, até hoje, inúmeros mistérios, mas o que já se sabe é razão de profunda admiração. Dentre faraós, conquistas de território e uma arquitetura suntuosa, há um símbolo muito presente no Egito Antigo do qual pouco se fala.

Os gatos eram considerados animais sagrados para a civilização egípcia e tratados como divindades. Isto porque, graças a eles, as pragas que ameaçavam a agricultura local foram controladas. Com isso, além de preservar o cultivo, as doenças contraídas por meio de ratos, escorpiões e cobras também foram reduzidas, fazendo com que os egípcios adotassem os gatos como membros da família.

Uma das deusas egípcias mais conhecidas, Bastet (que também pode ser conhecida por Bast e Ubasti) era representada com uma cabeça de gato. Dentre suas bênçãos encontrava-se o prazer, a fertilidade, a música e o amor. Outras divindades que também eram representadas com traços felinos são Isis, a deusa da vida, e Ra, o deus do Sol.

A inspiração felina não acaba por aí e continua influenciando muitas tendências. Você sabia que o famoso “olho de gatinho”, o clássico delineado no mundo da maquiagem, também encontra as mesmas origens? Essa é uma homenagem aos bichanos que as egípcias faziam, imitando o contorno natural dos animais em seus olhos.

Vale lembrar que o império egípcio também é fonte de inspiração para muitos setores de jogos da indústria do entretenimento, como o Hotel e Cassino Luxor, em Las Vegas, e até um caça níquel na Betfair chamado Cat Queen, especialmente dedicado aos gatos do Egito Antigo.

Logo, não é de hoje que estes animais tão populares e dóceis conquistam cada vez mais adeptos, chegando a inspirar a criação de marcas de renome mundial, como a Hello Kitty, e estabelecimentos únicos e inesquecíveis, como os Cat Cafés, que fazem sucesso em países como Portugal, Estados Unidos e Japão. Tomar um café e brincar com um gatinho é um convite praticamente irrecusável.

Durante a exploração das escavações que nos revelaram mais sobre as antigas civilizações egípcias, foram encontradas inúmeras relíquias que remetiam aos gatos. Guardiões de uma simbologia enraizada entre as pessoas daquela época, as representações em mármore destes animais impunham respeito aos que cruzavam seu caminho.

Entre as relíquias, foram encontrados vasos com restos mumificados de gatos domésticos, o que leva a crer que, tal como os humanos mais nobres da época, os gatos também eram sepultados com honrarias, tamanho o respeito que tinham naquela cultura.

Alguns especialistas acreditam que uma raça específica protagonizou àquela época, cujo nome científico é Felis silvestres lybica, uma subespécie do gato selvagem africano que ostentava pelagem de coloração diferente na testa, em forma de “M”, e demonstrava uma fidelidade singular entre a família que o adotava e por outros gatos.

Ciberia //

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Gatos Possuem Poderes. Antes eu tinha dúvidas, mas ao perceber melhor o comportamento da minha gatinha. Percebi que ela senti quando não estou me sentindo bem. Nesses dias, ela deita em cima da minha barriga. Fofura gente.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …

Rússia inicia desenvolvimento de mais uma vacina contra COVID-19

Sendo o primeiro país a registrar uma vacina contra a COVID-19, a Rússia anunciou o início do desenvolvimento de mais uma vacina contra o coronavírus. A criação do novo medicamento estará a cargo do Instituto Smorodintsev …

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …