Gatos forçaram os cães a evoluir… ou ser extintos

O que poderia deixar o ego de um gato maior do que já é? Provavelmente a confirmação científica de que ele é melhor do que um cachorro. Acontece que, no passado, isso não estava muito longe da verdade.

Quando os membros da família Felidae viajaram da Ásia para a América do Norte, suas proezas de caça naturais dizimaram a população da família dos cães – chegando a levar 40 de suas espécies à extinção. Curiosamente, a sua chegada desempenhou um papel maior do que a mudança climática na evolução dos canídeos.

Segundo uma análise de mais de 2 mil fósseis, publicada na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences”, quando estes gatos ferozes chegaram na América do Norte, a sua capacidade predatória superior aumentou a concorrência por alimento. Como recursos alimentares, ou presas, eram limitados, isso significava que nem todos os predadores iam dormir com a barriga cheia.

Infelizmente para os canídeos, eles eram os que mais passavam fome, e as suas opções eram se adaptar ou morrer. Portanto, a concorrência para obter comida está inevitavelmente ligada com a evolução canídea.

Os cientistas observaram que uma taxa de extinção tão significativa está mais frequentemente associada com uma mudança dramática no clima. “Nós geralmente esperamos que mudanças climáticas desempenhem um papel esmagador na evolução da biodiversidade. Em vez disso, a concorrência entre as diferentes espécies de carnívoros provou ser ainda mais importante para os canídeos”, explicou a autora Daniele Silvestro, da Universidade de Gotemburgo, na Suécia.

Como cães e gatos? Os gatos levam vantagem

Até a chegada indesejada de felinos na área, os cães estavam se dando muito bem na América do Norte. Eles se originaram no continente cerca de 40 milhões de anos atrás e estavam no seu momento mais diversificado 22 milhões anos atrás, com mais de 30 espécies. Apenas nove destas espécies permanecem hoje.

À medida que os gatos ameaçavam a sobrevivência dos canídeos, eles evoluíram a partir disso – em particular, seu tamanho corporal aumentou, com alguns chegando a pesar 30 quilos. Isso os colocou entre alguns dos maiores carnívoros da América do Norte.

Hoje, vários grandes carnívoros enfrentam riscos assustadores de extinção. No entanto, nenhuma das tendências atuais correspondem a este padrão antigo de extinção. Na África, por exemplo, canídeos como cães selvagens estão constantemente em concorrência com felinos, como leões, mas não foram apresentados a eles de uma hora para outra.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …

Cientistas: a primeira vida alienígena que encontrarmos provavelmente será inteligente

Segundo cientistas do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), é mais provável que encontremos evidências de vida extraterrestre inteligente antes de encontrarmos microrganismos aliens, por exemplo. Por quê? Se você costuma ler notícias sobre a busca científica …

'Marte está vivo': sonda da NASA registra sismos no Planeta Vermelho

Os resultados dos primeiros 10 meses de observações da sonda InSight da NASA em Marte conseguiram revelar que o Planeta Vermelho é um mundo sismicamente ativo. "Marte está vivo", comentou a missão InSight no Twitter, acrescentando …

Brasileiro cria app para ajudar conterrâneos imigrantes nos Estados Unidos

Mudar-se para outro país pode ser uma das experiências mais desafiadoras até mesmo para quem tem conhecimento da língua e da região onde vai morar. Contudo, isso pode ficar mais fácil com uma ajudinha de …

Em visita à Índia, Trump é homenageado em evento “Namaste Trump”

O presidente americano Donald Trump e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi celebraram, nesta segunda-feira, um comício para 100.000 pessoas em um estádio de críquete. O evento, chamado de “Namaste Trump”, é considerado o momento …

Harvey Weinstein é condenado por estupro e abuso sexual

O ex-produtor de cinema Harvey Weinstein foi condenado pelos crimes de estupro e abuso sexual por um tribunal em Nova York nesta segunda-feira (24/02) – um marco para o movimento #MeToo, que inspirou mulheres a …

Barbie apresenta coleção inspirada nos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 já estão batendo na porta. Além de novas modalidades como Baseball, Softball, Surfe, Escalada, Karatê e Skate, novos produtos licenciados do maior evento esportivo de todo o mundo já …

Pesquisadores usam inteligência artificial para descobrir novo antibiótico

Um time de pesquisadores do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) descobriu, por meio da inteligência artificial, um novo tipo de antibiótico, após um poderoso algoritmo analisar por vários dias mais de 100 milhões de compostos …