Governo alemão pede uso do quipá em solidariedade a judeus

Após enxurrada de críticas por desaconselhar judeus a usarem chapéu característico do judaísmo, comissário alemão para combate ao antissemitismo pede que cidadãos vistam quipá em dia de protestos contra Israel.

O comissário do governo alemão para o combate ao antissemitismo voltou atrás em sua recomendação para que os judeus no país não usassem o quipá em público, em razão do aumento de ataques antissemitas na Alemanha.

Após a indignação gerada pelo alerta aos judeus – classificado pelo presidente israelense Reuven Rivlin de “capitulação ao antissemitismo” por parte da Alemanha – o comissário Felix Klein pediu aos alemães que usem o quipá no próximo sábado, no chamado Dia de Al-Quds, marcado por protestos contra Israel e em apoio aos palestinos.

Klein convocou todas as pessoas a usarem o quipá – a cobertura para a cabeça característica do judaísmo – em uma demonstração de solidariedade e de atitude positiva em relação à diversidade e liberdade religiosa.

“Convoco todos os cidadãos de Berlim e em toda a Alemanha a vestir o quipá no próximo sábado”, disse o comissário, afirmando que se incitará novamente contra os judeus por ocasião do Al-Quds.

“Se políticos e a sociedade unirem forças para lutar contra o antissemitismo, poderemos ter uma chance real de vencer essa luta”, disse Klein em declaração divulgada pelos portais do grupo de mídia alemão Funke.

Klein defendeu suas declarações anteriores mencionando um aumento de 20% dos crimes antissemitas no país de 2017 para 2018. Segundo o Ministério do Interior, nove em cada dez casos teriam sido praticados por indivíduos que apoiam grupos de extrema direita.

A marcha anual do Al-Quds – nome árabe de Jerusalém – reúne diversos grupos de oposição a Israel em Berlim,desde simpatizantes de grupos islamistas como Hamas e Hisbolá até neonazistas. A data foi estabelecida em 1979 pelo líder religioso iraniano aiatolá Khomeini, em protesto ao direito autoproclamado pelos israelenses de exercer soberania sobre Jerusalém.

O objetivo da comemoração anual, que marca o fim do mês sagrado dos muçulmanos, o Ramadã, é recordar a ocupação do leste de Jerusalém por Israel, na Guerra dos Seis Dias de 1967, conclamando a comunidade islâmica internacional à “libertação” e mobilizando-a contra o Estado judaico.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

OMS considera elevado risco global de coronavírus

A Organização Mundial da Saúde admitiu nesta segunda-feira (27/01) um erro na avaliação de risco global do novo coronavírus, que surgiu na China, e disse que o nível correto é elevado. Anteriormente, ele havia sido …

Quem é Vanessa Nakate, ativista negra cortada de foto com Greta em Davos

O tema era o meio-ambiente, mas o debate sofre o futuro da humanidade ganhou outros vultos quando a jovem ativista climática de Uganda, Vanessa Nakate, descobriu que havia sido cortada pela agência de notícias Associated …

Sobreviventes retornam a Auschwitz nos 75 anos da libertação

Autoridades de 50 países participam da solenidade no antigo campo de concentração na Polônia, em meio a temores pelo aumento do antissemitismo. "Precisamos tomar cuidado para que não volte a acontecer", diz sobrevivente. Mais de 200 …

Por que cientistas querem tanto provar que Einstein e Galileu estavam errados

Ano entra, ano sai, e tanto a lei dos corpos em queda de Galileu Galilei quanto a teoria da relatividade de Albert Einstein são testadas novamente apenas para os pesquisadores confirmarem pela enésima vez que …

Morreu Kobe Bryant, um dos maiores astros da NBA

Neste domingo (26), o astro do basquete norte-americano, Kobe Bryant, faleceu em acidente de helicóptero, na cidade de Los Angeles, nos EUA. Autoridades e testemunhas levantam as primeiras hipóteses sobre a causa da queda. O lendário …

Coronavírus terá impacto no PIB chinês e na economia global

A nova epidemia de coronavírus é um balde de água fria na cabeça do mundo. A começar pelos chineses. Em 2003, o último vírus mortal se propagando pelo mundo inteiro – o SARS – …

Abelhas adoram cannabis e este caso de amor pode ajudar a salvar a espécie

Consideradas os seres vivos mais importantes do planeta, as abelhas são animais insubstituíveis, dos quais dependemos para viver. No entanto, nas últimas décadas, devido ao aquecimento global e o uso execessivo de pesticidas, elas estão …

Cientistas finalmente descobriram como capturar o espectro todo da luz solar para gerar hidrogênio

Pela primeira vez, cientistas da Universidade Estadual de Ohio (EUA) desenvolveram uma molécula que é capaz de coletar a energia de todo o espectro da luz solar. O processo, 50% mais eficiente que as atuais …

Você agora pode ouvir a voz de uma múmia de 3 mil anos

Com uso de tomografia computadorizada, impressão 3D e laringe eletrônica, pesquisadores do Reino Unido reconstruíram o trato vocal de uma múmia egípcia. Para a realização do projeto que teve início em 2013, foi preciso combinar medicina, …

Krakatoa, o inferno de Java: a erupção há 137 anos que foi sentida no planeta inteiro

Em 1883, o mundo presenciou um evento natural tão bombástico e violento que pôde ser notado de alguma forma por praticamente todos os habitantes do planeta. A erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia, lançou detritos a …