Coronavírus. OMS diz que ainda é cedo para decretar urgência internacional

Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (23) em Genebra, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, descartou, por enquanto, lançar um alerta de urgência internacional contra o coronavírus que se espalha na China.

O diretor-geral da OMS justificou essa decisão pelo fato de não ter havido, até o momento, nenhuma contaminação entre pacientes fora do país asiático e pelas medidas drásticas de quarentena adotadas pelas autoridades chinesas, para limitar ao máximo o risco de novos contágios. Segundo a OMS, ainda é cedo para recomendar medidas de restrição de viagens ou de transporte de mercadorias no comércio internacional.

A China confinou nesta quinta-feira cerca de 20 milhões de pessoas na região de Wuhan, onde surgiu o coronavírus responsável por uma nova forma de pneumonia. O micróbio se espalhou em várias cidades chinesas, na última semana, e chegou a outros países, como Tailância, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos, mas sempre por meio de pessoas que estiveram em Wuhan, o epicentro da doença.

Desde a notificação do primeiro caso, no final de dezembro, 18 pessoas já morreram por causa do coronavírus. Ainda não há tratamento ou vacina para a nova pneumonia, mas vários laboratórios se mobilizam para combater a doença.

Coalizão anuncia que fará testes com nova vacina

A Coalizão para Inovações em Preparação de Epidemias (Cepi), um organismo de desenvolvimento de vacinas, anunciou nesta quinta-feira (23) que pretende iniciar dentro de alguns meses os testes clínicos da primeira vacina contra o coronavírus que surgiu na China (2019-nCoV).

O diretor-executivo da Cepi, Richard Davi Hatchett, declarou durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, realizado na Suíça, ter fechado três parcerias para desenvolver vacinas contra esse novo coronavírus.

“Nosso objetivo é desenvolver essas vacinas muito rapidamente e avançar depressa para iniciar os testes clínicos, possivelmente já no verão europeu“, esclareceu o líder dessa iniciativa público-privada, lançada loga após a epidemia de Ebola, em 2017.

Hatchett disse que foram estabelecidas parcerias com duas empresas de biotecnologia norte-americanas, Inovio Pharma e Moderna, e com a Universidade de Queensland, na Austrália. A Moderna trabalha com o Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos.

“A parceria anunciada hoje entre a Moderna, a Cepi e o governo americano visa um trabalho conjunto para obter uma vacina de qualidade, que possa iniciar os testes clínicos o mais rápido possível“, confirmou o diretor da Moderna, Stéphane Bancel, em Davos.

O governo americano, que obteve a sequência do vírus por intermédio do governo chinês, prepara o design e a concepção da vacina, que a Moderna irá fabricar em sua unidade de produção em Boston”, detalhou Bancel.

Mesmo se o coronavírus desaparecer até a vacina ficar pronta, o diretor da Cepi considera muito benéfico produzir a imunização.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …