Governo dos EUA e de 48 estados processam Facebook por abuso de poder de mercado

Os agentes federais e estaduais de defesa da concorrência dos EUA entraram com uma ação na Justiça contra o Facebook nesta quarta-feira. Eles alegam que o gigante abusou de sua posição dominante no mercado ao adquirir os serviços de mensagens Instagram e WhatsApp.

Processos separados movidos pela Comissão Federal de Comércio (Federal Trade Commission, FTC) e por uma coalizão de 48 autoridades estaduais antitruste exigem a venda do Instagram e do WhatsApp, serviços com bilhões de usuários em todo o mundo.

As ações pedem ainda que os órgãos sejam prevenidos a cada vez que o Facebook tiver intenção de fazer uma aquisição acima de US$ 10 milhões.

“As ações do Facebook para consolidar e manter seu monopólio negam aos consumidores os benefícios da concorrência”, afirmou Ian Conner, diretor do Departamento de Competição da FTC. “Nosso objetivo é reverter a conduta anticompetitiva do Facebook para que a inovação e a livre concorrência possam prosperar”.

A procuradora Geral do Estado de Nova York, Letitia James, que lidera a aliança de autoridades estaduais, afirmou que a empresa usa seu poder econômico para acabar com a concorrência. “Por quase uma década, o Facebook tem usado seu domínio e monopólio para destruir rivais menores e acabar com a concorrência, tudo às custas dos usuários comuns.”

“O Facebook usou seu poder para suprimir a concorrência, tirar vantagem dos usuários e ganhar bilhões convertendo dados pessoais em uma galinha de ovos de ouro”, concluiu.

Em meio às crescentes reclamações sobre o domínio das plataformas tecnológicas em setores econômicos chave, a FTC anunciou no início deste ano que iria rever as aquisições feitas por cinco empresas de Big Tech na última década, abrindo a porta para uma onda de investigações antitruste.

A agência de proteção ao consumidor afirmou que analisaria os negócios feitos pela Amazon, Apple, Facebook, Microsoft e Google desde 2010.

Em outubro, o Departamento de Justiça dos EUA, que compartilha a responsabilidade pela aplicação da lei antitruste com a FTC, processou a matriz Alphabet do Google, acusando o gigante do Vale do Silício de manter um “monopólio ilegal” na busca e publicidade online. Onze estados americanos se juntaram a esse caso.

Até o final da tarde desta quarta, o Facebook não se manifestou sobre a ação.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O Yellow Submarine da vida real está disponível para aluguel no Airbnb

O Submarino Amarelo nasceu em uma simpática canção de Paul McCartney de 1966, virou um longa de animação estrelado pelos Beatles em 1968, e agora, passadas mais de cinco décadas, se transformou em uma apartamento …

"O Iraque estará sempre comigo", diz papa ao fim de visita histórica ao Oriente Médio

O Papa Francisco concluiu sua histórica visita ao Iraque neste domingo (7) com uma missa diante de milhares de fiéis no norte do país devastado pelos jihadistas, conclamando os cristãos que ainda estão no …

Por que iceberg do tamanho do Rio de Janeiro que se desprendeu da Antártida anima cientistas?

Um iceberg gigante de cerca de 1.270 km² (a cidade do Rio de Janeiro tem 1.255 km²) quebrou e se desprendeu da Antártida, gerando euforia na comunidade científica. Na sexta-feira (26/2), instrumentos na superfície da plataforma …

Coronavírus: Por que vacinação sem lockdown pode tornar Brasil 'fábrica' de variantes superpotentes

O cenário atual no Brasil, que combina início da vacinação com transmissão descontrolada da covid-19, pode tornar o país uma "fábrica" de variantes potencialmente capazes de escapar por completo da eficácia das vacinas. Esta é …

Esquema de venda de vacinas falsas da COVID-19 é descoberto pela Interpol

Na última quarta-feira (3), autoridades da África do Sul apreenderam centenas de vacinas falsas da COVID-19, esquema que já havia sido alertado pela Interpol devido às disputas pelo imunizante no mundo inteiro. No país africano, foram …

Egito descobre cemitério de 2 mil anos com 600 cães e gatos

Pesquisadores poloneses encontraram cerca de 600 restos mortais de animais em um cemitério de dois mil anos, no Egito. De acordo com os cientistas, os corpos encontrados na necrópole são de gatos (cerca de 90% deles), …

Nova superterra encontrada pode dar pistas sobre vida fora do Sistema Solar

Um novo exoplaneta detectado orbitando uma estrela relativamente perto do nosso Sistema Solar, pode potencialmente ajudar a resolver enigmas sobre vida alienígena. Um exoplaneta com uma massa 2,8 maior do que a da Terra designado Gliese …

China anuncia meta de crescimento econômico mais modesta na abertura do Congresso Nacional do Povo

A reunião anual do Congresso Nacional do Povo da China foi aberta nesta sexta-feira (5), em Pequim, com o tradicional discurso do primeiro-ministro do país, Li Keqiang. O líder anunciou um objetivo de crescimento …

Análogo de Buraco negro de laboratório se comporta como Stephen Hawking previu

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia Technion-Israel tentaram confirmar duas das previsões mais importantes de Hawking, que a radiação hawking surge do nada e que não muda de intensidade ao longo do tempo, o que significa …

SP concentra 40% dos feminicídios com 200 mortes, diz estudo do Observatório de Segurança

A Rede de Observatórios da Segurança publicou seu relatório de dados sobre a violência contra a mulher do ano de 2020. O boletim, que traz números de cinco estados (SP, RJ, PE, CE e BA), mostrou …