Pedro Sánchez convoca eleições antecipadas na Espanha

Party of European Socialists / Flickr

Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol

O presidente do Governo da Espanha, o socialista Pedro Sánchez, convocou nesta sexta-feira eleições legislativas antecipadas no país para o próximo dia 28 de abril, quase nove meses depois de chegar ao poder e não ter conseguido aprovar sua proposta de orçamento para 2019.

Em pronunciamento à imprensa no Palácio da Moncloa, sede do Governo, Pedro Sánchez explicou que “entre não fazer nada e governar com um orçamento que não é nosso” – em referência ao prorrogado de 2018 – e “dar a palavra, o direito de falar aos espanhóis“, escolhe a segunda opção, e o que os cidadãos decidirem “sempre será um grande acerto”.

O Congresso rejeitou na quarta-feira passada o projeto de Orçamento do Estado de 2019 com o apoio dos partidos de direita e dos independentistas catalães.

O chefe do Governo lamentou hoje que as contas do Estado para este ano não foram aprovadas, porque tinham um grande componente social, mas destacou que “há derrotas parlamentares que são vitórias sociais”, porque os espanhóis puderam ver os objetivos do Governo.

Pedro Sánchez, cujo Partido Socialista (PSOE) tem uma frágil posição no Congresso (apenas 84 deputados de um total de 350), reprovou a atitude da oposição de direita contra várias medidas sociais no Parlamento. Também criticou a excessiva polarização gerada pela tensão independentista na Catalunha.

Por uma parte atacou os partidos separatistas catalães por bloquearem os orçamentos, porque o Governo socialista rejeitou a “autodeterminação” exigida pelos soberanistas.

E, em relação ao que denominou como sua disposição ao diálogo com os partidos catalães “dentro da Constituição e da lei”, Sánchez disse que “a direita defende uma ideia de Espanha na qual não cabem muitos, só cabem eles“.

O presidente do Governo reconheceu que sem orçamento não se pode governar e pediu para se formar uma “nova maioria parlamentar para desenvolver urgências sociais” na próxima legislatura.

Sánchez chegou à chefia do Governo em 1 de junho de 2018, quando ganhou uma moção de censura contra o anterior chefe de Governo, o conservador Mariano Rajoy, com o voto de socialistas, do Unidos Podemos (esquerda), dos nacionalistas bascos e dos independentistas catalães.

As eleições de abril próximo serão as terceiras em menos de quatro anos, após as de dezembro de 2015 e as de junho de 2016, devido a que o surgimento de novos partidos gerou uma maior fragmentação parlamentar, que tornou muito complicada a formação de maiorias estáveis de governo.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …