A guarda-costas que acaba de se tornar rainha da Tailândia

(h) Royal Household Bureau / EPA

Cerimónia de casamento do rei da Tailânia, Maha Vajiralongkorn, com Suthida Vajiralongkorn

A Tailândia tem uma nova rainha. O rei Maha Vajiralongkorn, de 66 anos, se casou com a vice-comandante de sua equipe de segurança pessoal e lhe deu o título, de acordo com um anúncio da casa real tailandesa.

De acordo com o anúncio, “o rei Vajiralongkorn decidiu promover a general Suthida Vajiralongkorn Na Ayudhya, sua consorte real, a rainha Suthida, e ela terá o título e status da realeza como parte da família real”.

O comunicado inesperado foi feito pouco antes das elaboradas cerimônias de coroação do rei Vajiralongkorn, previstas para ter início neste sábado. Na ocasião, o monarca que já comanda o país desde 2016 será confirmado formalmente no poder.

O ritual seguirá as tradições budista e brâmane, e durará três dias, culminando com uma procissão pela capital, Bangkok. A cerimônia deve custar US$ 30 milhões (R$ 119 milhões), de acordo com o jornal britânico The Guardian.

A rainha Suthida é parceira de longa data do rei Vajiralongkorn, que já se divorciou três vezes e tem sete filhos. Ela é vista com ele em público há muitos anos, embora sua relação nunca tenha sido oficialmente reconhecida.

Em 2014, quando ainda era príncipe, Vajiralongkorn nomeou a ex-comissária de bordo da empresa aérea Thai Airways vice-comandante de sua unidade pessoal de guarda-costas. Já reinando, ele a promoveu a general do Exército do país em dezembro de 2016.

Imagens da cerimônia de casamento foram exibidas em canais de TV tailandeses na noite de quarta-feira. Outros membros da família real e conselheiros do palácio estavam presentes. Nas cenas transmitidas, o rei é visto derramando água sagrada na cabeça da rainha. O casal assina, então, um registro de casamento.

O rei Vajiralongkorn, também conhecido como rei Rama 10º, tornou-se o monarca constitucional após a morte de seu pai, em 2016. Mas sua coroação só pode acontecer após um período de luto pelo monarca anterior, que foi cremado um ano após sua morte. Bhumibol Adulyadej ficou no posto por 70 anos e era o monarca que reinava havia mais tempo no mundo até sua morte.

A Tailândia é uma monarquia parlamentarista desde 1932. O rei é o chefe de Estado, enquanto um primeiro-ministro é o chefe de governo. Os poderes do monarca são limitados pela Constituição do país, mas a família real tailandesa desfruta de grande lealdade, influência e riqueza, com o rei sendo considerado o protetor espiritual do povo.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fumar aumenta o risco de depressão e esquizofrenia?

De acordo com um novo estudo da Universidade de Bristol (Reino Unido), fumar pode aumentar o seu risco de desenvolver depressão ou esquizofrenia. Os pesquisadores queriam estudar a relação conhecida entre tabagismo e doenças mentais. Muitas …

Prisões não vão abrir as portas após decisão do STF, dizem especialistas

Segundo especialistas ouvidos pela Sputnik Brasil, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o momento da execução da pena não vai fazer com que as "portas dos presídios sejam abertas para criminosos perigosos". Na quinta-feira …

EUA acusam China de exportar drones autônomos letais para o Oriente Médio

O exército hi-tech de autômatos letais, antes uma visão do futuro, já é uma realidade e está em pleno curso, inclusive com comércio dessa nova tecnologia em andamento. Isso é o que diz o secretário de …

Um simples exame de sangue já pode prever câncer de mama 5 anos antes de se manifestar

O câncer de mama é o segundo mais comum no mundo, e também o que mais mata mulheres. No entanto, o grande paradoxo é que, enquanto a doença é a responsável por uma das principais …

Evo Morales renuncia à presidência da Bolívia

Após convocar novas eleições, líder esquerdista cede à pressão das Forças Armadas e da polícia, entregando o cargo "para que meus irmãos não sejam ameaçados". Vice e outras autoridades também se demitem. O presidente da Bolívia, …

Pesquisadores descobrem a primeira nova cepa de HIV em quase duas décadas

Um estudo dos Laboratórios Abbott e da Universidade do Missouri (EUA) detectou a primeira nova cepa de HIV em 19 anos, desde que as diretrizes para classificação de subtipos foram estabelecidas em 2000. A cepa faz …

Google, Facebook e Microsoft propõem que Pentágono controle inteligência artificial

Microsoft, Google e Facebook estão pedindo para que Washington assuma controle sobre o desenvolvimento da inteligência artificial. Dois gigantes do Vale do Silício do GAFAM, Google e Facebook, juntos com a Microsoft, exortam, através de seu …

Georg Elser, o lobo solitário que quase matou Hitler

Em 8 de novembro de 1939, um carpinteiro alemão por pouco não mudou o rumo da história. Mas ditador nazista escapou do atentado preparado por ele em Munique. Passaram-se décadas até Elser ser reconhecido. Consta que …

Pela primeira vez, Brasil apoia embargo dos EUA a Cuba na ONU

Pelo 28º ano consecutivo, o embargo dos EUA imposto a Cuba há quase seis décadas foi condenado nesta quinta-feira (7) por uma esmagadora maioria na Assembleia Geral da ONU, onde a resolução cubana obteve 187 …

Inteligência artificial resolveria problema de Isaac Newton do século XVII

Um algoritmo astronômico descoberto por pesquisadores no Reino Unido resolveu um dos problemas que ninguém conseguiu solucionar desde Newton. A inteligência artificial (IA) poderia permitir que cientistas britânicos encontrassem uma solução em menos de um segundo …