A guarda-costas que acaba de se tornar rainha da Tailândia

(h) Royal Household Bureau / EPA

Cerimónia de casamento do rei da Tailânia, Maha Vajiralongkorn, com Suthida Vajiralongkorn

A Tailândia tem uma nova rainha. O rei Maha Vajiralongkorn, de 66 anos, se casou com a vice-comandante de sua equipe de segurança pessoal e lhe deu o título, de acordo com um anúncio da casa real tailandesa.

De acordo com o anúncio, “o rei Vajiralongkorn decidiu promover a general Suthida Vajiralongkorn Na Ayudhya, sua consorte real, a rainha Suthida, e ela terá o título e status da realeza como parte da família real”.

O comunicado inesperado foi feito pouco antes das elaboradas cerimônias de coroação do rei Vajiralongkorn, previstas para ter início neste sábado. Na ocasião, o monarca que já comanda o país desde 2016 será confirmado formalmente no poder.

O ritual seguirá as tradições budista e brâmane, e durará três dias, culminando com uma procissão pela capital, Bangkok. A cerimônia deve custar US$ 30 milhões (R$ 119 milhões), de acordo com o jornal britânico The Guardian.

A rainha Suthida é parceira de longa data do rei Vajiralongkorn, que já se divorciou três vezes e tem sete filhos. Ela é vista com ele em público há muitos anos, embora sua relação nunca tenha sido oficialmente reconhecida.

Em 2014, quando ainda era príncipe, Vajiralongkorn nomeou a ex-comissária de bordo da empresa aérea Thai Airways vice-comandante de sua unidade pessoal de guarda-costas. Já reinando, ele a promoveu a general do Exército do país em dezembro de 2016.

Imagens da cerimônia de casamento foram exibidas em canais de TV tailandeses na noite de quarta-feira. Outros membros da família real e conselheiros do palácio estavam presentes. Nas cenas transmitidas, o rei é visto derramando água sagrada na cabeça da rainha. O casal assina, então, um registro de casamento.

O rei Vajiralongkorn, também conhecido como rei Rama 10º, tornou-se o monarca constitucional após a morte de seu pai, em 2016. Mas sua coroação só pode acontecer após um período de luto pelo monarca anterior, que foi cremado um ano após sua morte. Bhumibol Adulyadej ficou no posto por 70 anos e era o monarca que reinava havia mais tempo no mundo até sua morte.

A Tailândia é uma monarquia parlamentarista desde 1932. O rei é o chefe de Estado, enquanto um primeiro-ministro é o chefe de governo. Os poderes do monarca são limitados pela Constituição do país, mas a família real tailandesa desfruta de grande lealdade, influência e riqueza, com o rei sendo considerado o protetor espiritual do povo.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …