A guarda-costas que acaba de se tornar rainha da Tailândia

(h) Royal Household Bureau / EPA

Cerimónia de casamento do rei da Tailânia, Maha Vajiralongkorn, com Suthida Vajiralongkorn

A Tailândia tem uma nova rainha. O rei Maha Vajiralongkorn, de 66 anos, se casou com a vice-comandante de sua equipe de segurança pessoal e lhe deu o título, de acordo com um anúncio da casa real tailandesa.

De acordo com o anúncio, “o rei Vajiralongkorn decidiu promover a general Suthida Vajiralongkorn Na Ayudhya, sua consorte real, a rainha Suthida, e ela terá o título e status da realeza como parte da família real”.

O comunicado inesperado foi feito pouco antes das elaboradas cerimônias de coroação do rei Vajiralongkorn, previstas para ter início neste sábado. Na ocasião, o monarca que já comanda o país desde 2016 será confirmado formalmente no poder.

O ritual seguirá as tradições budista e brâmane, e durará três dias, culminando com uma procissão pela capital, Bangkok. A cerimônia deve custar US$ 30 milhões (R$ 119 milhões), de acordo com o jornal britânico The Guardian.

A rainha Suthida é parceira de longa data do rei Vajiralongkorn, que já se divorciou três vezes e tem sete filhos. Ela é vista com ele em público há muitos anos, embora sua relação nunca tenha sido oficialmente reconhecida.

Em 2014, quando ainda era príncipe, Vajiralongkorn nomeou a ex-comissária de bordo da empresa aérea Thai Airways vice-comandante de sua unidade pessoal de guarda-costas. Já reinando, ele a promoveu a general do Exército do país em dezembro de 2016.

Imagens da cerimônia de casamento foram exibidas em canais de TV tailandeses na noite de quarta-feira. Outros membros da família real e conselheiros do palácio estavam presentes. Nas cenas transmitidas, o rei é visto derramando água sagrada na cabeça da rainha. O casal assina, então, um registro de casamento.

O rei Vajiralongkorn, também conhecido como rei Rama 10º, tornou-se o monarca constitucional após a morte de seu pai, em 2016. Mas sua coroação só pode acontecer após um período de luto pelo monarca anterior, que foi cremado um ano após sua morte. Bhumibol Adulyadej ficou no posto por 70 anos e era o monarca que reinava havia mais tempo no mundo até sua morte.

A Tailândia é uma monarquia parlamentarista desde 1932. O rei é o chefe de Estado, enquanto um primeiro-ministro é o chefe de governo. Os poderes do monarca são limitados pela Constituição do país, mas a família real tailandesa desfruta de grande lealdade, influência e riqueza, com o rei sendo considerado o protetor espiritual do povo.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Este é o único restaurante possível em tempos de coronavírus

Um restaurante sueco encontrou uma maneira criativa de promover o isolamento social sem fechar as portas. No meio do campo, o estabelecimento serve apenas um cliente por vez em uma experiência que contrasta com opções …

'É cada vez mais difícil acreditar que Bolsonaro chegue ao final do mandato', vê historiador José Murilo de Carvalho

A gravidade da crise causada pelo novo coronavírus no Brasil ficou mais evidente quando o país atravessou pela primeira vez, na terça-feira (19/05), a barreira de mil mortes por covid-19 registradas em 24h, segundo dados …

Estudo indica razão bizarra para a existência de barba nos homens

Humanos são bastante diferentes dos outros grandes primatas no que se refere ao pelo corporal: de forma geral temos bem menos que eles, especialmente as mulheres. Os homens, por outro lado, conseguem produzir uma barba longa, …

EUA querem fechar brecha em regra que bloqueia fornecimento de chips para Huawei

Reguladores dos EUA querem fechar uma brecha na nova regra que bloqueia o fornecimento global de chips para a Huawei. Recentemente, a fabricante chinesa também teve a sua presença prorrogada por mais um ano na …

Objetos escondidos por prisioneiros são descobertos em Auschwitz

Talheres e outros itens encontrados num duto de chaminé de um dos blocos daquele que foi o maior campo de extermínio nazista podem revelar detalhes sobre a vida no local, onde mais de um milhão …

Troca de ministros é exemplo de 'simplificação da política' de Bolsonaro

Constantes mudanças de ministro feitas por Jair Bolsonaro têm "impacto político importante", mas "simplificação da política" praticada pelo presidente o "mantém no cargo", disse sociólogo à Sputnik Brasil. Para Dario Sousa e Silva, professor da Universidade …

Pinguins fazem tour exclusivo em museu fechado por causa do coronavírus

Por todo o mundo a pandemia do novo coronavírus e a quarentena fecharam as portas dos museus, deixando as obras de arte solitárias nos corredores esvaziados das instituições, que já há meses não recebem visitantes. Enquanto …

Esse pode ser o único sintoma de Covid-19 em alguns pacientes

De acordo com publicação da Universidade de Utah, o coronavírus pode causar conjuntivite em casos raros e não parece ser o único sintoma de Covid-19, sendo acompanhada de febre, tosse e falta de ar. Mas …

Spotify reforça ambição de expandir para além do streaming de música

O Spotify teve uma alta em suas ações nessa terça-feira (19), depois de anunciar que terá, com exclusividade, um dos maiores podcasters do mundo na sua plataforma. "The Joe Rogan Experience", um podcast no estilo …

Israel é alvo de ciberataques generalizados

Vários websites de Israel foram atingidos nesta quinta-feira (21) por um ataque cibernético coordenado, com suas páginas principais sendo substituídas por imagens da capital, Tel Aviv, e de outras cidades israelenses em chamas. De acordo com …