Guillermo Lasso assume presidência do Equador com o desafio de tirar país da crise

samuraijuan / Flickr

Guillermo Lasso assume presidência do Equador

O ex-banqueiro de direita Guillermo Lasso foi empossado como presidente do Equador em um ato celebrado, nesta segunda-feira, em Quito. O novo chefe de Estado substitui Lenín Moreno e herda um país em plena crise econômica, social e sanitária.

Este membro do Opus Dei, de 65 anos, foi juramentado por Guadalupe Llori, presidente da Assembleia Nacional, como estabelece a Carta Magna.

A cerimônia foi realizada diante da presença dos presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, da República Dominicana, Luis Abinader, e do Haiti, Jovenel Moise, assim como do rei da Espanha, Felipe VI. A Secretaria de Comunicação havia antecipado a presença na posse dos presidentes da Colômbia, Iván Duque, do Chile, Sebastián Piñera, e do Uruguai, Luis Lacalle Pou, mas eles não compareceram.

Com uma aceitação de 60,5% dos equatorianos, Lasso substituiu Lenín Moreno, que chegou à Presidência impulsionado pelo ex-governante socialista Rafael Correa (2007-2017) e depois se tornou seu adversário político. Moreno deixa o poder com uma taxa de 9,3% de aprovação popular.

Após uma década de instabilidade institucional (1997-2007), em que o Equador teve sete presidentes – três deles destituídos – e da era correista, Lasso é o primeiro direitista a ser eleito. Para o seu mandato de quatro anos, ele promete um “governo do encontro” que procurará ultrapassar a polarização entre o correismo e o anticorreismo.

O ex-banqueiro herda uma nação em crise generalizada, que se aprofundou com a Covid-19. O Equador é o sétimo país da América Latina em número de casos (418.851), com mais de 20 mil mortes registradas.

Do ponto de vista econômico, os equatorianos registraram uma queda de 7,8% em seu Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado. E mesmo se o país deve crescer 3% em 2021, a taxa não será suficiente para lutar contra o desemprego e o aumento da pobreza.

Muitas necessidades e poucos recursos

Lasso reconheceu que vai enfrentar uma realidade “muito complexa, com necessidades ilimitadas”, em um país que tem recursos “muito, muito limitados”.

Ele prometeu uma reforma fiscal audaciosa, que visa favorecer os investimentos, principalmente no setor turístico. O novo presidente também prevê uma campanha agressiva de privatização, além de um sistema de concessões das refinarias, estradas e outros ativos do Estado.

Mas seu plano de governo ainda terá que ser validado por um Congresso, no qual o novo presidente não dispõe de maioria legislativa.

Seu programa de tendência liberal pode desagradar principalmente os deputados indígenas e de centro-esquerda, com os quais seu movimento, o Criando Oportunidades (CREO), teve que se alinhar para conseguir uma frente na Assembleia Legislativa.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …