Há uma bomba de magma gigante debaixo dos EUA

No subsolo da Nova Inglaterra, nos EUA, foi descoberta uma bolha gigante de rochas fundidas, que está subindo para a superfície – e poderia causar o surgimento de novos vulcões.

Geofísicos da Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, usaram a Earthscope, uma rede de milhares de aparelhos que detectam atividade sísmica, para descobrir o que se esconde no subsolo dos estado de Vermont, Massachusetts e New Hampshire – e o que descobriram é assustador: uma “bomba” de magma.

“É como um balão de ar quente, algo que está subindo através da parte mais profunda do nosso planeta”, explica o geofísico Vadim Levin, principal autor do estudo publicado no final de novembro na revista GeoScienceWorld.

Os cientistas descobriram uma anomalia térmica de centenas de graus, muito mais quente do que as rochas do manto superior ao redor da região afetada. A bolha tem 400 quilômetros de diâmetro e está localizada a 200 quilômetros abaixo do nível do mar.

Uma vez que esta região não possui vulcões ativos, esta enorme acumulação é considerada um fenômeno geologicamente recente. Neste caso, isto significa que a bolha poderia crescer lenta e continuamente durante dezenas de milhões de anos.

Eventualmente, a bolha poderia alcançar a superfície e provocar o surgimento de vulcões. No entanto, os cientistas afirmam que não há motivos para alarme, já que essa eventualidade ainda está muito longe de acontecer. “Provavelmente, levará milhões de anos”, afirma Levin.

O próximo passo da equipe será entender o fenômeno em detalhes, o que o provoca e como se desencadeia. Embora ainda haja muito a descobrir sobre a bolha gigante de magma, os geofísicos garantem que as descobertas desafiam o que se pensava sobre condições geológicas.

“Não esperávamos encontrar mudanças tão abruptas nas propriedades físicas abaixo desta região. A provável explicação aponta para um regime muito mais dinâmico por baixo desta área antiga e geologicamente silenciosa”, conclui Levin.

Em suma, por enquanto não vale a pena grandes preocupações com esta bomba de magma subterrânea, até mesmo porque o supervulcão de Yellowstone está ali do lado – ou quase.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Maria Madalena não era pobre

Um livro recente sobre Maria Madalena afirma que a fervorosa seguidora de Jesus era, afinal, uma mulher rica que financiou as atividades do Messias. O livro foi escrito pela pesquisadora norte-americana Jennifer Ristine e será publicado neste …

Cobra bebê mais velha do mundo é encontrada em "túmulo" de âmbar

Uma cobra bebê nasceu há 99 milhões de anos – ainda no tempo dos dinossauros – no sudeste da Ásia, mas nunca teve a oportunidade de crescer. O pequeno réptil encontrou um fim “pegajoso” na …

Um "emprego de sono": empresa oferece R$ 4.400 para dormir 8 horas por dia

Um salário de 1000 euros (cerca de R$ 4.400) no fim do mês para dormir oito horas por dia. Eis a oferta de emprego da marca portuguesa Desonno, especializada em colchões e almofadas, que é, …

Índio vive sozinho há 22 anos na Amazônia; e está muito bem, obrigado

Foram registradas novas imagens do índio que vive sozinho há 22 anos, na Amazônia, depois de a comunidade a que pertencia ter sido dizimada em um ataque de fazendeiros. Segundo a TSF, o índio vive sozinho …

Israel e Hamas decidem cessar fogo

Israel e o Hamas acordaram um cessar-fogo, nesta sexta-feira (20), após a escalada de violência que provocou cinco mortos, anunciou um porta-voz do grupo islâmico. Em comunicado, o porta-voz do Hamas, Fawzi Barhoum, atribuiu o cessar-fogo …

Dr. Bumbum e a mãe foram suspeitos por morte do namorado dela em 1997

O médico Denis Furtado, conhecido como Doutor Bumbum, e sua mãe, Maria de Fátima Furtado, seguiram ao presídio José Frederico Marques, em Benfica, nesta sexta-feira (20). No entanto, a dupla também já foi suspeita de …

Maior eclipse do século poderá ser visto do Brasil

Na próxima sexta-feira, dia 27 de julho, o Brasil verá aquele que deve ser o mais longo eclipse lunar total do século 21. No país, o início da fase total do eclipse será às 16h30 …

Quando levam um copo d'água ao presidente da Comissão Europeia, "todos sabemos que é gin”

Um jornalista francês, um dos veteranos especialistas em assuntos europeus, levanta dúvidas sobre a capacidade de Jean-Claude Juncker governar, falando abertamente sobre o suposto “alcoolismo” do presidente da Comissão Europeia. “Quando um oficial de justiça traz …

Felicidade: a nova disciplina da Universidade de Brasília

Novidade na Universidade de Brasília (UnB): alunos vão estudar Felicidade, uma disciplina pioneira no Brasil! Sim, o curso mais procurado da Universidade de Yale, nos EUA, chegou ao país. A disciplina – que foi criada …

Governo quer garantir leilão de distribuidoras da Eletrobras para evitar liquidação

Após a decisão que autorizou o leilão de privatização das distribuidoras de energia da Eletrobras, o governo trabalha com a perspectiva de encerrar o processo até o final de agosto, para evitar uma eventual liquidação …