Há uma bomba de magma gigante debaixo dos EUA

No subsolo da Nova Inglaterra, nos EUA, foi descoberta uma bolha gigante de rochas fundidas, que está subindo para a superfície – e poderia causar o surgimento de novos vulcões.

Geofísicos da Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, usaram a Earthscope, uma rede de milhares de aparelhos que detectam atividade sísmica, para descobrir o que se esconde no subsolo dos estado de Vermont, Massachusetts e New Hampshire – e o que descobriram é assustador: uma “bomba” de magma.

“É como um balão de ar quente, algo que está subindo através da parte mais profunda do nosso planeta”, explica o geofísico Vadim Levin, principal autor do estudo publicado no final de novembro na revista GeoScienceWorld.

Os cientistas descobriram uma anomalia térmica de centenas de graus, muito mais quente do que as rochas do manto superior ao redor da região afetada. A bolha tem 400 quilômetros de diâmetro e está localizada a 200 quilômetros abaixo do nível do mar.

Uma vez que esta região não possui vulcões ativos, esta enorme acumulação é considerada um fenômeno geologicamente recente. Neste caso, isto significa que a bolha poderia crescer lenta e continuamente durante dezenas de milhões de anos.

Eventualmente, a bolha poderia alcançar a superfície e provocar o surgimento de vulcões. No entanto, os cientistas afirmam que não há motivos para alarme, já que essa eventualidade ainda está muito longe de acontecer. “Provavelmente, levará milhões de anos”, afirma Levin.

O próximo passo da equipe será entender o fenômeno em detalhes, o que o provoca e como se desencadeia. Embora ainda haja muito a descobrir sobre a bolha gigante de magma, os geofísicos garantem que as descobertas desafiam o que se pensava sobre condições geológicas.

“Não esperávamos encontrar mudanças tão abruptas nas propriedades físicas abaixo desta região. A provável explicação aponta para um regime muito mais dinâmico por baixo desta área antiga e geologicamente silenciosa”, conclui Levin.

Em suma, por enquanto não vale a pena grandes preocupações com esta bomba de magma subterrânea, até mesmo porque o supervulcão de Yellowstone está ali do lado – ou quase.

Ciberia // ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA:

Países comemoram suspensão de testes nucleares pela Coreia do Norte

A Coreia do Sul, a China, os EUA e o Reino Unido foram algumas das potências mundiais que celebraram a decisão da Coreia do Norte de fechar seu centro de testes nucleares. A suspensão dos testes …

NASA começará a construir estação espacial lunar já no ano que vem

Na última quinta-feira (19), um porta-voz da NASA anunciou que a agência espacial já está entrando em contato com empresas parceiras para construir uma nave que será chamada de Lunar Orbital Platform-Gateway. Essa nave se tornará …

Segredo que alimenta o inferno explosivo de Yellowstone é desvendado

Simulações em supercomputadores ofereceram uma nova explicação para a geologia subjacente às atividades sísmicas recentes dos corpos de magma do Parque Yellowstone, nos Estados Unidos. O supervulcão de Yellowstone é o mais bonito barril de pólvora …

Arqueólogas iniciam estudo da ilha escocesa chamada de "Egito do Norte"

Uma equipe internacional de arqueólogas iniciou o maior projeto de pesquisa na ilha escocesa de Rousay, conhecida como "Egito do Norte", onde foram identificados mais de cem locais arqueológicos, que poderiam revelar informações sobre o …

Estudantes do ensino médio desenvolvem método para purificar água no semiárido

Um grupo de estudantes de Campinas, no interior paulista, desenvolveu um método de baixo custo para tratar água de cisternas no semi-árido brasileiro. O sistema, desenvolvido por três alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Bento …

Odebrecht: Juiz intima primo de Macri e ex-ministros de Cristina Kirchner

O juiz Marcelo Martínez de Giorgi intimou 49 pessoas suspeitas de envolvimento no esquema de desvios da construtora Odebrecht na Argentina. Na relação, estão dois ex-assessores do governo de Cristina Kirchner (2007-2015) - os ex-ministros Julio …

Aniversário de Brasília: “Sonho foi realizado”, diz filha de JK

Emocionada, Maria Estela Kubitschek, filha do ex-presidente Juscelino, busca na memória de mais de meio século as lembranças sobre a criação de Brasília. No aniversário de 58 anos da capital federal, nesta sexta-feira (20) ela confidenciou …

Insetos eram metade da dieta dos primeiros humanos

Os insetos poderiam ter representado quase metade da dieta diária dos primeiros humanos há milhões de anos, segundo um novo estudo. Os cientistas supunham que o homem primitivo vivia com uma dieta à base de carne …

Astrônomos criam o mais preciso mapa do passado do Universo

Neste mês, um time de astrônomos apresentou o que é considerado o maior mapa 3D da evolução do universo. A imagem foi divulgada no European Week of Astronomy and Space Science, evento que aconteceu em …

"Mulher das cavernas" descobre 5 novas espécies de pseudo-escorpiões

Ao longo da última década, a portuguesa Ana Sofia Reboleira já descobriu 49 espécies. Dessa vez, a bióloga da Universidade de Aveiro (norte de Portugal) descobriu cinco novas espécies de pseudo-escorpiões. Os novos pseudo-escorpiões descobertos por …