Hackers holandeses espionaram hackers russos interferirem nas eleições americanas

Em mais um caso que nos lembra que muitas vezes a realidade supera a ficção, surgem agora informações de que as interferências de hackers russos nas eleições norte-americanas vão muito além do que se poderia imaginar… e teriam mesmo sido testemunhadas por um grupo de hackers holandeses.

Em novembro de 2014, os hackers russos Cozy Bear se preparavam para lançar um ataque ao Departamento de Estado norte-americano, e estavam longe de imaginar que suas atividades estavam sendo observadas por hackers holandeses.

Enquanto nos EUA o assunto das interferências russas nas últimas eleições é ainda tratado como um misto de teoria da conspiração e fake news, surge agora a notícia de que hackers dos serviços de inteligência holandeses conseguiram se infiltrar na rede dos Cozy Bear, espionar todas as suas atividades.

A escala das operações entra na categoria de “isto dava um filme”. Segundo uma investigação do jornal holandês de Volkskrant e do programa televisivo Nieuwsuur, do canal estatal NOS, os hackers holandeses chegaram ao ponto de ganhar acesso a circuitos de câmeras de vigilância que permitiram identificar visualmente cada um dos hackers russos que estava sendo monitorados digitalmente.

A infiltração dos hackers da agência de inteligência holandesa, diz o jornal, teria permitido acompanhar detalhadamente as atividades dos hackers russos – entre as quais, todo o planejamento e interferência nas eleições presidenciais norte-americanas, que culminaram com a derrota de Hillary Clinton e eleição de Donald Trump.

Segundo o jornal holandês, os Cozy Bear, grupo especializado em atacar governos e empresas em todo o mundo, teriam conseguido se infiltrar na Casa Branca a partir do ataque de novembro de 2014 ao Departamento de Estado norte-americano.

Após este ataque, os hackers conseguiram enviar a um funcionário da Casa Branca um e-mail dos servidores do Departamento de Estado, com um link para uma página comprometida. Confiando na origem do e-mail, o funcionário seguiu o link, em cujo destino entregou aos hackers as credenciais de acesso a serviços da Casa Branca.

As informações, que foram passadas às autoridades norte-americanas, permitiram que alguns ataques iminentes dos hackers russos fossem contrariados ou evitados – restando agora saber até que ponto este tipo de interferência externa teria ou não tido influência determinante na chegada à Casa Branca de um presidente que trata estas ocorrências como fake news.

Quem não teria ficado muito contente com o desfecho da sua proeza, conta o de Volkskrant, são os hackers holandeses, que se sentem traídos – não só porque a valiosa informação que recolheram não foi utilizada de melhor maneira, mas principalmente por terem sido expostos pelos “aliados” norte-americanos, e colocado os russos em sobre-aviso.

As informações cedidas pelos holandeses aos serviços de inteligência norte-americanos são uma das razões pelas quais o FBI iniciou uma investigação às suspeitas de interferência russa nos resultados das eleições presidenciais de 2016.

Donald Trump, entretanto, sustenta ainda que a interferência russa na sua eleição é fake news, e responde a isso até dando ordens para a demissão de Robert Mueller, chefe da equipe nomeada para investigar a suposta interferência do amigo Vladimir Putin.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …