Haddad: “Não se admite no Brasil de hoje o confronto de ideias”

Wilson Dias / Agência Brasil

Fernando Haddad

O ex-candidato presidencial, Fernando Haddad, referiu na terça-feira (22), em uma palestra em Lisboa, que o confronto de ideias deixou de ser permitido no país e que, agora, quem critica é visto como estando “torcendo contra o Brasil”.

Não se admite no Brasil de hoje o confronto de ideias, e se você critica, você está torcendo contra o Brasil. É assim que é vista a crítica: como uma torcida contra o país, e não como a correção de um governo que em 20 dias provocou pequenos desastres”, disse, em uma palestra na Casa do Alentejo, em Lisboa.

Haddad concorreu em outubro às eleições pelo Partido dos Trabalhadores (PT), sendo derrotado por Jair Bolsonaro (extrema-direita).

O ex-candidato, antigo prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, afirmou que o Brasil tem vivido uma crise desde 2013, tendo o ‘impeachment’ a Dilma Rousseff, em 2016, marcado uma “mudança de regime” que tem ameaçado os direitos dos cidadãos.

“Eu falo de uma mudança de regime porque efetivamente, para aqueles comprometidos com as jornadas democráticas de obtenção de direitos, e que têm mais ao menos a lembrança de como isso tudo começou, as revoluções em 2018 e 2019, trouxeram a lembrança de que isso exigia muita luta: dos trabalhadores, das mulheres, dos negros. Nada veio de graça no campo da democracia”, disse Fernando Haddad, para uma plateia de cerca de 400 pessoas.

O ex-candidato à presidência assinalou que esses direitos estão em jogo quando se “perde para a extrema-direita“.

“Quando você perde para a direita, para a centro-direita, tem uma parte disso que é preservada, ninguém discute. Mas quando você perde para a extrema-direita, sobretudo dessa natureza, que assumiu o governo do Brasil, tudo está em discussão”, disse, referindo-se ao governo de Bolsonaro.

O ex-ministro da Educação foi crítico do presidente, brincando que, caso a eleição tivesse sido por sorteio, “tinha 11 de 12 avos de tirar um candidato melhor”.

“Não é uma simples alternância de poder, o que aconteceu. Nós não estaríamos tão apreensivos se uma pessoa razoável tivesse ganhado a eleição. Não é porque o PT perdeu, é em função de quem ganhou que há essa apreensão”, acrescentou.

“Ato impensável” alterar a embaixada

Haddad criticou o “ato impensável” de alterar a embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, apontando as consequências.

“Hoje a Árabia Saudita anunciou o descredenciamento de quase todos os frigoríficos brasileiros [contentores com produtos de origem brasileira], em função de um ato impensável”, disse, referindo-se à decisão do governo em alterar a embaixada em Israel.

Para Haddad, compete à esquerda “oferecer uma alternativa”, acrescentando que é necessário “elaborar um projeto de diálogo interpopular” para encontrar uma solução.

“Quando há uma crise, quem está com o discurso populista na ponta da língua é a extrema-direita”, referiu, destacando que o projeto “não tem futuro” e que surgem com discursos “muito fáceis nos momentos de angústia”.

Haddad, de 55 anos, faz uma visita a Portugal e Espanha, juntamente com o também antigo responsável pela pasta da Educação no governo brasileiro, Tarso Genro.

Na sua intervenção, Genro, também ex-governador do estado de Rio Grande do Sul, justificou a visita à Península Ibérica para uma articulação com “dois países que são fundamentais para o futuro da América Latina: Portugal e Espanha”.

Os dois políticos tiveram várias reuniões com membros de partidos de esquerda e de centro-esquerda portugueses e brasileiros, tendo Tarso Genro apontado a vontade do PT em “beber dessa fonte”.

O antigo governador de Rio Grande do Sul mostrou o interesse na criação, “particularmente em Portugal e Espanha (…) de uma rede de resistência, de informação, de combate ideológico e de princípios” para combater “o fascismo, a reação política e a degradação completa dos direitos sociais e fundamentais”.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Conversa fiada de perdedor. Nos últimos 16 anos a direita esteve nas mãos dos esquerdopatas e nos 08 anteriores, perfazendo 24 anos (que é tempo para cacete) nas mãos do FHC, também de esquerda. Apenas a direita não ficou com mimimi… aguentou o quanto pode a roubalheira e o aparelhamento do estado para permanecer no poder, como fazem os esquerdoides, vide Cuba, Russia, China, Venezuela, Bolivia etc… Que merda de Democracia é essa? Quantos milhões morreram para determinar o poder permanente dos comunistas??? Ora Vá…

  2. O infeliz candidato derrotado deve está sofrendo de falta de entendimento das reais circunstâncias. O confronto de ideias continua sendo muito bem vindo no atual governo, aliás é até muito mais vem vindo do que nos desmandos do desgoverno do PT. O que não pode é usar frases de efeito do tipo “um governo que em 20 dias provocou pequenos desastres.” Quais são esses pequenos desastres? Que tal os desastres gigantescos dos anos de Lula / Dilma no poder?
    Dizer que “compete à esquerda “oferecer uma alternativa”, é necessário “elaborar um projeto de diálogo interpopular” para encontrar uma solução.”
    Como sempre são palavras ao vento de pessoas desqualificadas e despreparadas que estavam levando o país ao abismo. Infelizmente a esquerda brasileira e latino americana, é ainda mais despreparada do que a direita, que também carece muito de preparo.

  3. Bolsonaro está sendo elogiado pela maior parte dos brasileiros, inclusive eu. Aqueles que mamaram muito tempo nas tetas do governo agora estão achando falta e por isso estão chorando, assim como: artistas, invasores de terras, Rede Globo de Televisão e outros. Agora nosso Presidente é serio e honesto, por isso querem incriminar o filho para dar confronto, mas isso não vão conseguir. Foi um final feliz à nós brasileiros a vitória de Bolsonaro. Esperamos que nunca mais esse PT venha a governar o nosso belo País.
    Se Hadad fosse o vencedor muitos brasileiro já teriam saído do Brasil, mas a mão de Deus nos ajudou.
    Pergunto: se gostam do comunismo porque não se retiram do Brasil em direção a: Russia, Cuba, China etc. países comunistas. Seria o nosso maior alívio

  4. Tem gente que se diz democrata, desde que seja feita a sua vontade. Este cidadão que perdeu a eleição nada sabe de democracia, pois se soubesse respeitaria o voto majoritário do povo brasileiro.

  5. Em quantos inquéritos criminais o Haddad está envolvido até o pescoço, mesmo? Logo, logo, ele terá muitas oportunidades de confrontar as suas ideias com as dos magistrados brasileiros. Em seguida, poderá discutir o assunto com o seu instituidor, o Lula, durante muitos anos, sem que ninguém os incomode.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Trump contradiz especialista e afirma que logo haverá vacina

Presidente diz que vacina contra covid-19 estará disponível daqui a algumas semanas, apenas horas depois de diretor de agência de saúde afirmar que ampla vacinação provavelmente ocorreria apenas em 2021. O presidente dos Estados Unidos, Donald …

Médicos estão prontos para implantar o primeiro olho biônico do mundo

Um time de cientistas da Monash University (Austrália) criou um “olho biônico” que, de acordo com eles, tem o potencial de devolver a visão a cegos através de um implante no cérebro. Os pesquisadores estão a …

Um planeta do tamanho de Júpiter conseguiu sobreviver perto de uma anã branca

Normalmente, para que uma anã branca seja formada, uma estrela passa pelo fim de sua evolução através de um processo que destrói qualquer coisa que estiver por perto. Entretanto, os astrônomos se depararam com um …

Internado há uma semana com Covid-19, cacique Raoni deve deixar o hospital

Internado há uma semana, o cacique Raoni Metuktire deverá deixar o hospital onde estava internado nas próximas horas, ainda nesta sexta-feira (4). Ele se recuperou de uma inflamação cardíaca, efeito colateral da Covid-19, e …

Barbados pretende destituir Elizabeth 2ª como chefe de Estado

Barbados pretende destituir a rainha Elizabeth 2ª do cargo de chefe de Estado e se tornar uma República, anunciou na terça-feira (15/09) o governo da pequena nação caribenha, reavivando um plano discutido várias vezes no …

Fator inesperado pode estar na base da existência de antiga civilização

Especialistas consideram que o fluxo de frações de poeira grossa favoreceu a fertilidade dos solos, e, dessa forma, a sobrevivência dos primeiros humanos. Um novo estudo defende que a existência de uma antiga civilização humana poderia …

Alemanha vai receber 1.550 refugiados que tiveram pedidos de asilo aceitos na Grécia

A Alemanha vai receber cerca de 1.550 migrantes que estão espalhados em várias ilhas gregas. A chanceler Angela Merkel costurou um acordo com seu ministro do Interior, Horst Seehofer, que era reticente à proposta, …

Em estudo, pesquisadores mostram por que é tão difícil encontrar vida em Marte

Julho de 2020 foi um mês agitado: três missões foram lançadas com destino ao Planeta Vermelho e, entre elas, está a missão Mars 2020, da NASA, levando consigo o rover Perseverance e helicóptero Ingenuity rumo …

O privilégio branco da professora universitária ‘negra’ que enganou todo mundo

Acadêmica voltada para estudos sobre diásporas africanas, a norte-americana Jessica Krug sustentou a carreira sob a alegação de ser negra. Contudo, a professora assistente da George Washington University resolveu se autodeclarar branca e desmentir suas …

Yoshihide Suga é eleito primeiro-ministro do Japão

O Parlamento do Japão elegeu nesta quarta-feira (16/09) Yoshihide Suga para o cargo de primeiro-ministro, em substituição a Shinzo Abe, que renunciou por questões de saúde após quase oito anos como líder do governo. Suga, de …