Harley-Davidson se rende à Europa e transfere parte da produção para fora dos EUA

Um jogo de cintura para fugir das taxas alfandegárias impostas pela UE. A Harley-Davidson estima que as tarifas impostas prejudiquem seu negócio, traduzindo-se em um custo adicional de 2.200 dólares, cerca de R$ 8.300, por cada moto exportada. Assim, a empresa vai transferir parte da produção para a Europa.

Nesta segunda-feira (25), a famosa fabricante de motocicletas Harley-Davidson anunciou que vai transferir parte da sua produção dos Estados Unidos para outros países, a fim de evitar as tarifas impostas pela União Europeia, mas disputa entre a Casa Branca e a Europa ameaça as vendas internacionais da empresa.

Em retaliação às tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos sobre o aço e o alumínio, a União Europeia impôs tarifas este mês a uma longa lista de exportações americanas politicamente sensíveis, incluindo motocicletas.

A empresa estima que a nova taxa irá custar entre 90 a 100 milhões de dólares por ano, cerca de 340 a 378 de reais.

Em comunicado, a Harley-Davidson, sediada em Wisconsin, informou ao regulador que a tarifa de 25% irá se traduzir em um custo adicional de 2.200 dólares por cada moto exportada dos Estados Unidos para a União Europeia, que a empresa não quer refletir no preço final a ser pago pelo consumidor, informa o Jornal de Negócios.

Até o fim deste ano, o impacto das tarifas nas contas da fabricante será de 30 a 45 milhões de dólares. Segundo a Slate, a tarifas sobre as motos aumentaram de 6% para 31%. Para contornar o problema, a empresa irá transferir parte da sua produção para a Europa nos próximos 9 a 18 meses.

“A Harley-Davidson acredita que o tremendo aumento dos custos, se passado para os revendedores e clientes de retalho, terá um impacto negativo, imediato e duradouro, no negócio nessa região”, refere a empresa, no comunicado citado pela Reuters.

A Europa é o segundo maior mercado da empresa. No ano passado, a Harley-Davidson vendeu quase 40 mil motos na Europa, que representaram 14% das vendas totais.

Ainda assim, a fabricante tem feito muitos esforços para aumentar suas vendas no exterior, para evoluir dos atuais 43% do volume total para 50%. Depois de suas vendas para o exterior terem caído para o valor mais baixo dos últimos seis anos, a empresa anunciou o fechamento da sua unidade de produção em Kansas City, Missouri.

A Harley-Davidson não adiantou, porém, se os funcionários vão perder o emprego. No entanto, se a transferência levar a cortes de empregos ou não, a “icônica marca americana movimenta a fabricação no exterior” não é o tipo de manchete que o governo de Trump espera que suas agressivas táticas comerciais gerem.

Harley-Davidson se rendeu à Europa, acusa Trump

Também nesta segunda, o presidente norte-americano se pronunciou sobre o assunto, criticando a decisão da fabricante Harley-Davidson de transferir uma parte da sua produção para a Europa, informou a Renascença.

“Surpreendido”, Donald Trump acusa a empresa que é um dos símbolos dos Estados Unidos de ter sido a primeira “a levantar uma bandeira branca“. “Eu lutei arduamente por eles e, no final das contas, não vão pagar tarifas na União Europeia”, disse no Twitter.

As tarifas são apenas uma desculpa para a Harley. Tenham paciência.”

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Chapéu de Indiana Jones bate recorde em leilão

O icônico chapéu do personagem Indiana Jones rendeu R$ 2,1 milhões em um leilão em que 600 objetos foram vendidos nesta quinta-feira (20) em Londres, superando as estimativas dos especialistas. Entre os 600 itens disponíveis para …

Hospitais norte-americanos se unem e criam farmacêutica para baixar preços de medicamentos

Mais de 120 hospitais americanos estão criando uma empresa farmacêutica sem fins lucrativos para diminuir os preços dos remédios. Em 2019, a empresa espera ter seus primeiros produtos no mercado. A nova farmacêutica, Civica Rx, criada …

Astrônomos descobrem “Vulcano”, o planeta de Spock

Astrônomos norte-americanos descobriram um exoplaneta com características muito semelhantes às de “Vulcano”, o planeta de origem de Spock, o inesquecível personagem da famosa série Star Trek. Localizado a 16 anos-luz da Terra, o novo planeta orbita …

Trump ameaça paralisar governo se não houver dinheiro para o muro

O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou nesta sexta-feira (21) travar um acordo orçamental que permitiria evitar a paralisação das instituições federais do país, por não prever financiamento para construir o desejado muro na fronteira com …

Bolsonaro passa por cirurgia para drenagem de líquido no abdômen

O candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, internado em unidade semi-intensiva, passou por um procedimento para drenagem de líquido que estava ao lado do intestino, segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, em …

Temer, Moreira e Padilha devem depor em processo sobre suposta organização criminosa

O juiz Vallisney de Oliveira, juiz da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, convocou o presidente Michel Temer como testemunha em um processo que investiga se uma suposta organização criminosa agiu na Petrobras. Além do …

TSE pretende tornar público o código fonte das urnas eletrônicas

Durante um evento de segurança que ocorreu em São Paulo na quarta-feira (19), Rodrigo Coimbra, chefe da seção de voto informatizado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmou que faz parte do planejamento do órgão tornar …

Brasileiras triplicam busca por congelamento de óvulos para adiar maternidade

Desde criança, a publicitária Camila Alvarenga de Paula Pinto, hoje com 37 anos, alimenta uma certeza na vida: quer ser mãe. Ela tem como referência a sua própria mãe, Denise, que teve três filhos e …

Brasileiros poderão receber remessas do exterior diretamente em reais

A partir de 1º de novembro, os brasileiros poderão receber, em reais, remessas enviadas do exterior por parentes e amigos, definiu o Banco Central (BC). Em circular publicada nesta quinta-feira (20), a autoridade monetária regulamentou as …

Detergentes podem contribuir para excesso de peso em crianças

Os produtos habitualmente utilizados na limpeza da casa podem promover alterações na microbiota intestinal (antes conhecida por flora intestinal) e provocar o excesso de peso em crianças. A conclusão é de um novo estudo realizado …