Homem mais procurado de Portugal está em fuga há 18 dias

(dr)

Pedro Dias, o "Piloto"

Pedro Dias, o “Piloto”

Pedro Dias, o homem mais procurado de Portugal, matou um policial e um civil e está em fuga desde o dia 11 de outubro.

Desde o dia 11 de outubro, um nome está em todas as conversas cotidianas dos portugueses: Pedro Dias.

O homem mais procurado de Portugal baleou cinco pessoas, matou um policial da Guarda Nacional Republicana (GNR) e um civil, roubou carros para fugir e foi visto pela última vez na Galícia, norte da Espanha. A caçada ao suspeito de ser um transtornado assassino tem mobilizado as forças de segurança portuguesas e provocado discussões sobre a motivação para os crimes em sequência que assustaram a população do norte do país.

O homem cujo rosto agora está em todos os jornais e televisões como um perigoso criminoso, no entanto, era visto como inofensivo pelos vizinhos até a notícia de que matou duas pessoas no mesmo dia se espalhou. Procurados por telefone na região, a maioria dos amigos e vizinhos relutam em falar sobre o caso. Os que aceitaram conversar pediram anonimato e relatam à Sputnik surpresa com os acontecimentos.

“Muitas pessoas acham que ele não fez nada. Ele não mataria ninguém. Só teve o azar de terem achado lá o documento dele, mas ele não matou ninguém”, diz uma moradora que afirma conhecer o suspeito de longa data. “Se ele quisesse ter sido mesmo ruim ele já tinha feito outras asneiras”, afirma outro morador local. Um terceiro amigo reluta em acreditar que ele seja o autor dos dois assassinatos recentes. “Tenho que ver para crer”, diz.

Na vizinhança Pedro Dias era tido como “boa pessoa” e a família tem fama de simpática e caridosa. Por isso, é muito difícil para alguns moradores da região acreditar que o “Piloto” tenha assassinato duas pessoas e ferido outras.

“Aconteceu o que aconteceu, não sei se ele anda traumatizado da cabeça ou tem algum problema para fazer aquilo que fez”, se questiona outro. Os vizinhos afirmam que Pedro Dias conhece muito bem a região. “Ele andava por aqui, conhece os cantos todos”, explicou.

Entenda o caso

Na madrugada do dia 11 de outubro, na região industrial de Aguiar da Beira, no norte de Portugal, dois policiais da GNR abordaram o veículo de Pedro Dias, conhecido pela alcunha de “Piloto”. Ele reagiu, matou um dos policiais na hora e sequestrou o outro, que foi obrigado a colocar o corpo do colega morto no porta-malas do carro da patrulha. Na sequência, Dias o levou para uma zona de mata a 5 quilômetros dali, onde o atingiu com tiros e o abandonou num pinhal.

Após esconder o corpo do policial, Pedro Dias foi até a estrada principal, mandou parar um veículo Passat e disparou sobre o casal que estava no carro. O homem morreu na hora. O criminoso então voltou ao local onde cometeu o primeiro crime para recuperar o seu veículo e fugir até Fornos de Algodres, a 30 km dali, onde procurou sua ex-mulher e levou o carro dela. Ele seguiu, então, no veículo em direção a Arouca.

Ao meio-dia de 11 de outubro, ele é parado em uma barreira policial, troca tiros com os agentes e consegue fugir. Isso aconteceu em São Pedro do Sul, perto de Viseu. Na mesma tarde, em Candal, o suspeito voltou a enfrentar os policiais. Um agente da GNR foi baleado “acidentalmente” nessa troca de tiros e Pedro Dias, mais uma vez, conseguiu fugir.

O suspeito só foi avistado novamente no domingo seguinte, 16 de outubro, em Valedasna, onde sequestrou um casal que o surpreendeu no esconderijo e roubou outro veículo para seguir a fuga. No fim do domingo, ele foi avistado em Vila Real e escapou da polícia pela quarta vez. Depois, abandonou o veículo na localidade de Carro Queimado e escapou.

Esta semana o homem mais procurado de Portugal foi avistado na Galícia, no norte da Espanha, motivo pelo qual foi incluído na lista dos criminosos procurados na Europa. Mas quem é Pedro Dias, o homem que do dia para a noite se tornou o mais perigoso de Portugal? Não se trata de um desconhecido da polícia.

Com 44 anos de idade, Pedro João Ribeiro e Costa de Pinho Dias nasceu em Angola, mas foi criado na região de Arouca. Vem de família abastada e tem o breve de piloto tirado na África do Sul, motivo pelo qual tem o apelido. Recentemente voltou a viver com a mãe.

Há cinco anos, foi condenado por violência doméstica. Segundo a imprensa portuguesa, uma pesquisa forense da época pedida pelo Tribunal de Aveiro alertou que Dias sofre de sociopatia, o que pode ajudar a justificar o comportamento impulsivo e hostil dos fatos recentes.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …