Homem mais procurado de Portugal está em fuga há 18 dias

(dr)

Pedro Dias, o "Piloto"

Pedro Dias, o “Piloto”

Pedro Dias, o homem mais procurado de Portugal, matou um policial e um civil e está em fuga desde o dia 11 de outubro.

Desde o dia 11 de outubro, um nome está em todas as conversas cotidianas dos portugueses: Pedro Dias.

O homem mais procurado de Portugal baleou cinco pessoas, matou um policial da Guarda Nacional Republicana (GNR) e um civil, roubou carros para fugir e foi visto pela última vez na Galícia, norte da Espanha. A caçada ao suspeito de ser um transtornado assassino tem mobilizado as forças de segurança portuguesas e provocado discussões sobre a motivação para os crimes em sequência que assustaram a população do norte do país.

O homem cujo rosto agora está em todos os jornais e televisões como um perigoso criminoso, no entanto, era visto como inofensivo pelos vizinhos até a notícia de que matou duas pessoas no mesmo dia se espalhou. Procurados por telefone na região, a maioria dos amigos e vizinhos relutam em falar sobre o caso. Os que aceitaram conversar pediram anonimato e relatam à Sputnik surpresa com os acontecimentos.

“Muitas pessoas acham que ele não fez nada. Ele não mataria ninguém. Só teve o azar de terem achado lá o documento dele, mas ele não matou ninguém”, diz uma moradora que afirma conhecer o suspeito de longa data. “Se ele quisesse ter sido mesmo ruim ele já tinha feito outras asneiras”, afirma outro morador local. Um terceiro amigo reluta em acreditar que ele seja o autor dos dois assassinatos recentes. “Tenho que ver para crer”, diz.

Na vizinhança Pedro Dias era tido como “boa pessoa” e a família tem fama de simpática e caridosa. Por isso, é muito difícil para alguns moradores da região acreditar que o “Piloto” tenha assassinato duas pessoas e ferido outras.

“Aconteceu o que aconteceu, não sei se ele anda traumatizado da cabeça ou tem algum problema para fazer aquilo que fez”, se questiona outro. Os vizinhos afirmam que Pedro Dias conhece muito bem a região. “Ele andava por aqui, conhece os cantos todos”, explicou.

Entenda o caso

Na madrugada do dia 11 de outubro, na região industrial de Aguiar da Beira, no norte de Portugal, dois policiais da GNR abordaram o veículo de Pedro Dias, conhecido pela alcunha de “Piloto”. Ele reagiu, matou um dos policiais na hora e sequestrou o outro, que foi obrigado a colocar o corpo do colega morto no porta-malas do carro da patrulha. Na sequência, Dias o levou para uma zona de mata a 5 quilômetros dali, onde o atingiu com tiros e o abandonou num pinhal.

Após esconder o corpo do policial, Pedro Dias foi até a estrada principal, mandou parar um veículo Passat e disparou sobre o casal que estava no carro. O homem morreu na hora. O criminoso então voltou ao local onde cometeu o primeiro crime para recuperar o seu veículo e fugir até Fornos de Algodres, a 30 km dali, onde procurou sua ex-mulher e levou o carro dela. Ele seguiu, então, no veículo em direção a Arouca.

Ao meio-dia de 11 de outubro, ele é parado em uma barreira policial, troca tiros com os agentes e consegue fugir. Isso aconteceu em São Pedro do Sul, perto de Viseu. Na mesma tarde, em Candal, o suspeito voltou a enfrentar os policiais. Um agente da GNR foi baleado “acidentalmente” nessa troca de tiros e Pedro Dias, mais uma vez, conseguiu fugir.

O suspeito só foi avistado novamente no domingo seguinte, 16 de outubro, em Valedasna, onde sequestrou um casal que o surpreendeu no esconderijo e roubou outro veículo para seguir a fuga. No fim do domingo, ele foi avistado em Vila Real e escapou da polícia pela quarta vez. Depois, abandonou o veículo na localidade de Carro Queimado e escapou.

Esta semana o homem mais procurado de Portugal foi avistado na Galícia, no norte da Espanha, motivo pelo qual foi incluído na lista dos criminosos procurados na Europa. Mas quem é Pedro Dias, o homem que do dia para a noite se tornou o mais perigoso de Portugal? Não se trata de um desconhecido da polícia.

Com 44 anos de idade, Pedro João Ribeiro e Costa de Pinho Dias nasceu em Angola, mas foi criado na região de Arouca. Vem de família abastada e tem o breve de piloto tirado na África do Sul, motivo pelo qual tem o apelido. Recentemente voltou a viver com a mãe.

Há cinco anos, foi condenado por violência doméstica. Segundo a imprensa portuguesa, uma pesquisa forense da época pedida pelo Tribunal de Aveiro alertou que Dias sofre de sociopatia, o que pode ajudar a justificar o comportamento impulsivo e hostil dos fatos recentes.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo sugere que 2,5 bilhões de tiranossauros rex viveram na Terra

Estimativa inédita da população total dos dinossauros foi publicada na revista "Science". Biólogo brasileiro integrou equipe da Universidade da Califórnia que fez o cálculo. Se um Tyrannosaurus rex já parece bastante assustador, imagine 2,5 bilhões deles. …

Submarino soviético atingido por minas alemãs encontrado no mar de Barents

Uma expedição da Frota do Norte russa e da Sociedade Geográfica Russa encontrou no mar de Barents o submarino Katyusha, afundado durante a Segunda Guerra Mundial, de acordo com informação do serviço de imprensa da …

Filme desaparecido do mestre do cinema Orson Welles pode estar no Brasil

Apaixonado por Orson Welles, um documentarista norte-americano se prepara para ir ao Brasil relançar a busca de um filme desaparecido do mestre de Hollywood, Orson Welles: a versão original de "The Magnificent Ambersons", que …

Cientistas criam embriões que são parte humanos, parte macacos

Pela primeira vez, cientistas criaram embriões que são uma mistura de células humanas e macacos. Os embriões, descritos quinta-feira na revista Cell, foram criados em parte para tentar encontrar novas formas de produzir órgãos para pessoas …

Criatura misteriosa em árvore que assustou moradores em cidade da Polônia era croissant

Quando autoridades polonesas receberam o chamado de que um animal incomum estava escondido em uma árvore da cidade de Cracóvia, não sabiam o que esperar. "As pessoas não estão abrindo as janelas porque estão com medo …

"Os Simpsons": Hank Azaria se desculpa por dar voz ao personagem indiano Apu

O ator e dublador Hank Azaria pediu desculpas por sua contribuição ao racismo estrutural contra a população indiana. Azaria, que é branco, foi a voz por trás do personagem Apu Nahasapeemapetilon no desenho animado Os Simpsons …

STF confirma anulação das condenações de Lula na Lava Jato

Plenário do Supremo referenda decisão de Fachin que considerou a 13ª Vara Federal de Curitiba incompetente para julgar ações contra o ex-presidente. Com isso, petista retoma o direito de disputar eleições em 2022. O plenário do …

Biden: EUA estão prontos para mais medidas se Rússia continuar a interferir na nossa democracia

Em discurso nesta quinta-feira (15), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que notificou o presidente russo, Vladimir Putin, de que seu governo poderia ter tomado mais medidas contra a Rússia, mas preferiu ser …

Eurodeputados defendem que Bolsonaro seja responsabilizado por necropolítica

O embaixador brasileiro na União Europeia, Marcos Galvão, pediu nesta quinta-feira "vacinas, vacinas e vacinas" para tirar o Brasil "da situação desastrosa" em que se encontra. Durante audiência com deputados do Parlamento Europeu, em …

Robô em forma de estrela vai estudar o fundo do mar

Cientistas do MIT criaram uma estrela-do-mar robótica, que consegue nadar pela vizinhança sem chamar muita atenção. Um dos principais problemas enfrentados pelos robôs marinhos é que eles não se parecem com peixes ou com alguma outra …