Humanos chegaram às Américas milhares de anos antes do que se pensava

Anteriormente, era amplamente aceito que os primeiros humanos a se estabelecerem nas Américas foram os da cultura Clóvis, há cerca de 14 mil anos. No entanto, dois novos estudos desafiam a ideia.

Duas novas pesquisas revelam que os seres humanos podem ter se estabelecido nas Américas muito antes do que se pensava anteriormente. Arqueólogos sugerem que pedaços de calcário encontrados em uma caverna no México podem ser as ferramentas humanas mais antigas já encontradas nas Américas.

Anteriormente, acreditava-se que os primeiros humanos que pisaram nas Américas chegaram atravessando o estreito de Bering, um trecho de terra firme que ligava a Sibéria ao Alasca, há cerca de 14 mil anos, durante a última Era do Gelo.

No entanto, os resultados de 15 anos de trabalho de campo realizado em locais pelas Américas do Norte e Central sugerem que pessoas viveram lá há 33 mil anos.

A pesquisa também sugere que, em vez de entrarem na América do Norte a partir da Ásia, através do estreito de Bering, agora submerso, eles podem ter entrado pela costa do Pacífico.

Ciprian Ardelean, pesquisador e professor da Universidade Autônoma de Zacatecas, México, junto com seus colegas, fez essa descoberta durante anos de escavações em uma caverna em Zacatecas, no centro do país.

Através de escavações cuidadosas, os pesquisadores encontraram múltiplos artefatos de ferramentas de pedra de 33 mil anos, muito antes da chegada do povo da cultura Clóvis. Os resultados foram publicados na revista científica Nature na quarta-feira (22).

O trabalho de pesquisa também indica que a caverna foi ocupada por antigos grupos humanos durante um período de 20 mil anos.

Ardelean afirmou ao portal ZME Science que o “povoamento da América” é um dos “últimos mistérios legítimos” da arqueologia mundial.

Outro estudo, também publicado na Nature no mesmo dia e liderado por Lorena Becerra-Valdivia e Thomas Hingham, ambos da Universidade de Oxford, Reino Unido, mostra que, há pelo menos 15 mil anos, os humanos estavam amplamente estabelecidos em todo o continente norte-americano.

Há muito que se supõe que os povos da cultura Clóvis foram os primeiros nativos nas Américas, mas evidências arqueológicas crescentes desde o início deste milênio sugerem que ocorreram múltiplas migrações da Ásia.

Os resultados extraídos de 42 sítios arqueológicos diferentes sugerem uma presença humana antes da Era Clóvis.

Ardelean espera que os arqueólogos procurem agora evidências da ocupação humana usando as datas propostas a partir desses novos estudos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …

'Síndrome de Havana': lesão cerebral atinge ao menos 130 diplomatas e oficiais americanos, dizem EUA

Diplomatas, agentes da CIA e oficiais de defesa dos EUA relataram sintomas graves da perturbação conhecida como "síndrome de Havana" nas últimas semanas. O elevado número de casos causa espanto. Nas últimas semanas, foram relatados mais …

RJ comunica 1º caso de raiva em cachorro em quase três décadas

Pela primeira vez desde 1995, o Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp) do Rio de Janeiro diagnosticou um caso de raiva animal. A descoberta parte do resultado de perícia no corpo de um cão morto …

O que dizem cientistas sobre isenção de máscaras para vacinados nos EUA

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (13/05) o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção na maioria das situações para pessoas que já foram completamente vacinadas contra a covid-19. Segundo a nova orientação do …