Humanos chegaram às Américas milhares de anos antes do que se pensava

Anteriormente, era amplamente aceito que os primeiros humanos a se estabelecerem nas Américas foram os da cultura Clóvis, há cerca de 14 mil anos. No entanto, dois novos estudos desafiam a ideia.

Duas novas pesquisas revelam que os seres humanos podem ter se estabelecido nas Américas muito antes do que se pensava anteriormente. Arqueólogos sugerem que pedaços de calcário encontrados em uma caverna no México podem ser as ferramentas humanas mais antigas já encontradas nas Américas.

Anteriormente, acreditava-se que os primeiros humanos que pisaram nas Américas chegaram atravessando o estreito de Bering, um trecho de terra firme que ligava a Sibéria ao Alasca, há cerca de 14 mil anos, durante a última Era do Gelo.

No entanto, os resultados de 15 anos de trabalho de campo realizado em locais pelas Américas do Norte e Central sugerem que pessoas viveram lá há 33 mil anos.

A pesquisa também sugere que, em vez de entrarem na América do Norte a partir da Ásia, através do estreito de Bering, agora submerso, eles podem ter entrado pela costa do Pacífico.

Ciprian Ardelean, pesquisador e professor da Universidade Autônoma de Zacatecas, México, junto com seus colegas, fez essa descoberta durante anos de escavações em uma caverna em Zacatecas, no centro do país.

Através de escavações cuidadosas, os pesquisadores encontraram múltiplos artefatos de ferramentas de pedra de 33 mil anos, muito antes da chegada do povo da cultura Clóvis. Os resultados foram publicados na revista científica Nature na quarta-feira (22).

O trabalho de pesquisa também indica que a caverna foi ocupada por antigos grupos humanos durante um período de 20 mil anos.

Ardelean afirmou ao portal ZME Science que o “povoamento da América” é um dos “últimos mistérios legítimos” da arqueologia mundial.

Outro estudo, também publicado na Nature no mesmo dia e liderado por Lorena Becerra-Valdivia e Thomas Hingham, ambos da Universidade de Oxford, Reino Unido, mostra que, há pelo menos 15 mil anos, os humanos estavam amplamente estabelecidos em todo o continente norte-americano.

Há muito que se supõe que os povos da cultura Clóvis foram os primeiros nativos nas Américas, mas evidências arqueológicas crescentes desde o início deste milênio sugerem que ocorreram múltiplas migrações da Ásia.

Os resultados extraídos de 42 sítios arqueológicos diferentes sugerem uma presença humana antes da Era Clóvis.

Ardelean espera que os arqueólogos procurem agora evidências da ocupação humana usando as datas propostas a partir desses novos estudos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sangue humano é encontrado em máscara funerária de civilização antiga do Peru

Um grupo de pesquisadores do Projeto Arqueológico Sicán, no Peru, descobriu vestígios de sangue humano e proteína de ovo de ave em uma máscara funerária de ouro de mil anos. O objeto pertence à civilização Lambayeque, …

Ebrahim Raisi

Irã anuncia retomada de negociações sobre acordo nuclear

Conversas sobre salvação do pacto assinado em 2015 estão paralisadas desde a eleição do novo presidente iraniano, o ultraconservador Ebrahim Raisi, gerando preocupação internacional. O Irã anunciou nesta quarta-feira (27/10) que vai retomar até o final …

Polônia é multada em € 1 milhão por dia por desobedecer decisão judicial da UE

A Polônia foi condenada nesta quarta-feira (27) a pagar para a Comissão Europeia, órgão Executivo do bloco, uma multa diária de € 1 milhão por não ter encerrado as atividades da câmara disciplinar da …

Startup ajuda pequenas empresas a monitorarem vacinação dos funcionários

A startup brasileira White Tents lançou uma versão em formato freemium — isto é, gratuita mas com alguns recursos pagos — de sua plataforma digital para pequenas empresas que queiram monitorar a vacinação de até …

Argentina vacinará brasileiros na região de fronteira e turistas estrangeiros menores de 18 anos

O governo argentino anunciou uma nova flexibilização para a entrada de estrangeiros no país, a vacinação de turistas menores de 18 anos e de cidadãos de países vizinhos que atravessarem a fronteira por via …

CPI da Pandemia conclui trabalhos e pede o indiciamento de Bolsonaro

Senadores aprovam relatório sobre atuação do governo na crise do coronavírus que propõe punição de 78 pessoas e duas empresas, após seis meses de depoimentos, coleta de provas e repercussão na mídia. A CPI da Pandemia …

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …