Ikea agora vende mini casas móveis para quem quer uma vida simples, livre e sustentável

Quem sonha com uma vida mais nômade, livre de amarras e principalmente ecologicamente correta poderá encontrar na IKEA uma parceira capaz de tornar tal sonho em realidade: em uma casa móvel, sustentável, bonita e praticamente sem emissão de gases poluentes – e melhor, por um preço razoável.

A ideia da gigante sueca do ramo dos móveis por trás de sua mini casa sobre rodas ecológica é mostrar que “qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode ter uma vida mais sustentável”.

Com 17 metros quadrados e preparada como um reboque a ser transportada acoplada a um veículo, a casa já vem decorada com móveis IKEA, e tem como fonte de energia uma série de painéis solares, que fazem funcionar tudo em seu interior. Assim, a única emissão vem de fato do veículo, e nada mais.

A construção da mini casa-reboque prioriza materiais renováveis, reutilizáveis e reciclados – a madeira vem de um cultivo sustentável de pinheiros e os armários da cozinha, por exemplo, são feitos com tampinhas recicladas de garrafas, e o banheiro também é ecológico.

“O projeto usou produtos sustentáveis e multifuncionais que ajudam a economizar espaço e energia”, conta Abbey Stark, chefe do departamento de design interior da IKEA – mas nem por isso a casa abre mão da estética, do espaço ou do conforto. Trata-se de uma residência que tem em seu tamanho reduzido um charme e uma atração, e não um problema: é uma mini casa móvel e consciente, mas que oferece todas as melhores atrações que um equipamento do tipo pode oferecer.

A novidade procura posicionar a IKEA diante de um problema crescente e alarmante, já que a indústria habitacional é responsável por parte considerável da emissão de gases poluentes no planeta.

Construímos uma mini casa sustentável a partir do zero para educar e inspirar as pessoas a levar a sustentabilidade para a sua vida”, afirma a divulgação da empresa. Trata-se de um verdadeiro movimento: que defende as “casas minúsculas” como caminho para a sustentabilidade.

A BOHO XL/IKEA, como a casa é chamada no site, vem com o exterior em estilo Shou Sugi Ban, paredes brancas com telhado com iluminação natural, bomba e aquecedor de água, armários de cozinha escuros, mobília, cortina nas janelas, banheiro com chuveiro, tomadas USB, cama em tamanho Queen, armários e um sofá com espaço para armário.

A novidade é uma parceria da empresa sueca com a Vox Creative e a Escape, empresa especializada em “casas minúsculas”. Segundo consta, a instalação completa da mini casa da IKEA leva cerca de 60 dias, e alguns modelos já estão sendo vendidos por valores a partir de US$ 47.550,00 dólares – equivalente a cerca de R$ 252.400,00 reais.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Jogos de cartas: o passatempo favorito de muitas pessoas

A sorte, o blefe, a convivência com os amigos e as vitórias inesperadas e saborosas, tornam os jogos de cartas populares em todo o mundo. Nos Estados Unidos, uma pesquisa recente mostra que “quatro em cada …

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …