Ikea agora vende mini casas móveis para quem quer uma vida simples, livre e sustentável

Quem sonha com uma vida mais nômade, livre de amarras e principalmente ecologicamente correta poderá encontrar na IKEA uma parceira capaz de tornar tal sonho em realidade: em uma casa móvel, sustentável, bonita e praticamente sem emissão de gases poluentes – e melhor, por um preço razoável.

A ideia da gigante sueca do ramo dos móveis por trás de sua mini casa sobre rodas ecológica é mostrar que “qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode ter uma vida mais sustentável”.

Com 17 metros quadrados e preparada como um reboque a ser transportada acoplada a um veículo, a casa já vem decorada com móveis IKEA, e tem como fonte de energia uma série de painéis solares, que fazem funcionar tudo em seu interior. Assim, a única emissão vem de fato do veículo, e nada mais.

A construção da mini casa-reboque prioriza materiais renováveis, reutilizáveis e reciclados – a madeira vem de um cultivo sustentável de pinheiros e os armários da cozinha, por exemplo, são feitos com tampinhas recicladas de garrafas, e o banheiro também é ecológico.

“O projeto usou produtos sustentáveis e multifuncionais que ajudam a economizar espaço e energia”, conta Abbey Stark, chefe do departamento de design interior da IKEA – mas nem por isso a casa abre mão da estética, do espaço ou do conforto. Trata-se de uma residência que tem em seu tamanho reduzido um charme e uma atração, e não um problema: é uma mini casa móvel e consciente, mas que oferece todas as melhores atrações que um equipamento do tipo pode oferecer.

A novidade procura posicionar a IKEA diante de um problema crescente e alarmante, já que a indústria habitacional é responsável por parte considerável da emissão de gases poluentes no planeta.

Construímos uma mini casa sustentável a partir do zero para educar e inspirar as pessoas a levar a sustentabilidade para a sua vida”, afirma a divulgação da empresa. Trata-se de um verdadeiro movimento: que defende as “casas minúsculas” como caminho para a sustentabilidade.

A BOHO XL/IKEA, como a casa é chamada no site, vem com o exterior em estilo Shou Sugi Ban, paredes brancas com telhado com iluminação natural, bomba e aquecedor de água, armários de cozinha escuros, mobília, cortina nas janelas, banheiro com chuveiro, tomadas USB, cama em tamanho Queen, armários e um sofá com espaço para armário.

A novidade é uma parceria da empresa sueca com a Vox Creative e a Escape, empresa especializada em “casas minúsculas”. Segundo consta, a instalação completa da mini casa da IKEA leva cerca de 60 dias, e alguns modelos já estão sendo vendidos por valores a partir de US$ 47.550,00 dólares – equivalente a cerca de R$ 252.400,00 reais.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Por que iceberg do tamanho do Rio de Janeiro que se desprendeu da Antártida anima cientistas?

Um iceberg gigante de cerca de 1.270 km² (a cidade do Rio de Janeiro tem 1.255 km²) quebrou e se desprendeu da Antártida, gerando euforia na comunidade científica. Na sexta-feira (26/2), instrumentos na superfície da plataforma …

Coronavírus: Por que vacinação sem lockdown pode tornar Brasil 'fábrica' de variantes superpotentes

O cenário atual no Brasil, que combina início da vacinação com transmissão descontrolada da covid-19, pode tornar o país uma "fábrica" de variantes potencialmente capazes de escapar por completo da eficácia das vacinas. Esta é …

Esquema de venda de vacinas falsas da COVID-19 é descoberto pela Interpol

Na última quarta-feira (3), autoridades da África do Sul apreenderam centenas de vacinas falsas da COVID-19, esquema que já havia sido alertado pela Interpol devido às disputas pelo imunizante no mundo inteiro. No país africano, foram …

Egito descobre cemitério de 2 mil anos com 600 cães e gatos

Pesquisadores poloneses encontraram cerca de 600 restos mortais de animais em um cemitério de dois mil anos, no Egito. De acordo com os cientistas, os corpos encontrados na necrópole são de gatos (cerca de 90% deles), …

Nova superterra encontrada pode dar pistas sobre vida fora do Sistema Solar

Um novo exoplaneta detectado orbitando uma estrela relativamente perto do nosso Sistema Solar, pode potencialmente ajudar a resolver enigmas sobre vida alienígena. Um exoplaneta com uma massa 2,8 maior do que a da Terra designado Gliese …

China anuncia meta de crescimento econômico mais modesta na abertura do Congresso Nacional do Povo

A reunião anual do Congresso Nacional do Povo da China foi aberta nesta sexta-feira (5), em Pequim, com o tradicional discurso do primeiro-ministro do país, Li Keqiang. O líder anunciou um objetivo de crescimento …

Análogo de Buraco negro de laboratório se comporta como Stephen Hawking previu

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia Technion-Israel tentaram confirmar duas das previsões mais importantes de Hawking, que a radiação hawking surge do nada e que não muda de intensidade ao longo do tempo, o que significa …

SP concentra 40% dos feminicídios com 200 mortes, diz estudo do Observatório de Segurança

A Rede de Observatórios da Segurança publicou seu relatório de dados sobre a violência contra a mulher do ano de 2020. O boletim, que traz números de cinco estados (SP, RJ, PE, CE e BA), mostrou …

Em pior momento da pandemia, Bolsonaro critica 'mimimi' e diz que brasileiro tem que enfrentar vírus

Um dia após o registro de novo recorde diário de mortes pela covid-19 no país, o presidente Jair Bolsonaro deu uma série de declarações dando a entender que o choro pelas vítimas é "frescura" e …

89% dos norte-americanos veem a China como inimiga ou concorrente

A maioria dos norte-americanos não vê a China como parceira e expressa preocupações crescentes sobre o histórico de direitos humanos e as práticas econômicas de Pequim, revelou uma nova pesquisa do Pew Research Center nesta …