Ikea agora vende mini casas móveis para quem quer uma vida simples, livre e sustentável

Quem sonha com uma vida mais nômade, livre de amarras e principalmente ecologicamente correta poderá encontrar na IKEA uma parceira capaz de tornar tal sonho em realidade: em uma casa móvel, sustentável, bonita e praticamente sem emissão de gases poluentes – e melhor, por um preço razoável.

A ideia da gigante sueca do ramo dos móveis por trás de sua mini casa sobre rodas ecológica é mostrar que “qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode ter uma vida mais sustentável”.

Com 17 metros quadrados e preparada como um reboque a ser transportada acoplada a um veículo, a casa já vem decorada com móveis IKEA, e tem como fonte de energia uma série de painéis solares, que fazem funcionar tudo em seu interior. Assim, a única emissão vem de fato do veículo, e nada mais.

A construção da mini casa-reboque prioriza materiais renováveis, reutilizáveis e reciclados – a madeira vem de um cultivo sustentável de pinheiros e os armários da cozinha, por exemplo, são feitos com tampinhas recicladas de garrafas, e o banheiro também é ecológico.

“O projeto usou produtos sustentáveis e multifuncionais que ajudam a economizar espaço e energia”, conta Abbey Stark, chefe do departamento de design interior da IKEA – mas nem por isso a casa abre mão da estética, do espaço ou do conforto. Trata-se de uma residência que tem em seu tamanho reduzido um charme e uma atração, e não um problema: é uma mini casa móvel e consciente, mas que oferece todas as melhores atrações que um equipamento do tipo pode oferecer.

A novidade procura posicionar a IKEA diante de um problema crescente e alarmante, já que a indústria habitacional é responsável por parte considerável da emissão de gases poluentes no planeta.

Construímos uma mini casa sustentável a partir do zero para educar e inspirar as pessoas a levar a sustentabilidade para a sua vida”, afirma a divulgação da empresa. Trata-se de um verdadeiro movimento: que defende as “casas minúsculas” como caminho para a sustentabilidade.

A BOHO XL/IKEA, como a casa é chamada no site, vem com o exterior em estilo Shou Sugi Ban, paredes brancas com telhado com iluminação natural, bomba e aquecedor de água, armários de cozinha escuros, mobília, cortina nas janelas, banheiro com chuveiro, tomadas USB, cama em tamanho Queen, armários e um sofá com espaço para armário.

A novidade é uma parceria da empresa sueca com a Vox Creative e a Escape, empresa especializada em “casas minúsculas”. Segundo consta, a instalação completa da mini casa da IKEA leva cerca de 60 dias, e alguns modelos já estão sendo vendidos por valores a partir de US$ 47.550,00 dólares – equivalente a cerca de R$ 252.400,00 reais.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …