Estudo atesta atuação de criador da Berlinale no regime nazista

Historiadores confirmam que Alfred Bauer, fundador do Festival Internacional de Cinema de Berlim, teve papel de destaque na implementação da política de propaganda do regime de Adolf Hitler.

O fundador e primeiro diretor do Festival Internacional de Cinema de Berlim, Berlinale, teve um papel mais significativo no regime nazista do que se pensava, e mais tarde tentou ocultar suas ações, de acordo com um novo estudo divulgado nesta quarta-feira (30/09).

Alfred Bauer (1911-1986) fundou o Festival de Cinema de Berlim, hoje um dos mais destacados da Europa, ao lado de Cannes e Veneza, e dirigiu o evento entre 1951 e 1976.

Em janeiro, a Berlinale cancelou um prêmio que levava o nome de Bauer, concedido desde 1987, após o jornal alemão Die Zeit noticiar que o ex-diretor desempenhara um papel fundamental na execução da política nazista na indústria cinematográfica alemã. O festival, então, encomendou um estudo ao Instituto de História Contemporânea de Munique.

“Alfred Bauer deu uma contribuição significativa para o funcionamento do sistema cinematográfico alemão durante a ditadura nazista e, portanto, para a estabilização e legitimação do regime nazista”, concluiu o estudo.

A cooperação de Bauer para o nazismo começou em 1942, com seu trabalho no Reichsfilmintendanz, informa um resumo do relatório divulgado pela Berlinale. A referência é ao órgão criado pelo Ministro da Propaganda nazista, Joseph Goebbels, que tinha função de controlar a produção de filmes sob o regime do Terceiro Reich.

A pesquisa também mostrou que Bauer havia ingressado em várias organizações nazistas antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial. Segundo o resumo, “os arquivos vistos até agora só permitem declarações limitadas sobre a competência de tomada de decisão” e a “margem de manobra criativa” de Bauer.

“Bauer sistematicamente encobriu esse papel depois de 1945″, prossegue o relatório. Após a derrota da Alemanha na guerra, Bauer retratava a si mesmo como um “oponente convicto e ativo” do regime. Essas ações “revelam o oportunismo ambicioso e quase inescrupuloso de Bauer”, atesta o documento, “o que também pode ter influenciado sua proximidade com o regime nazista”.

A atual diretora da Berlinale, Mariette Rissenbeen, considerou chocantes as revelações sobre o papel de Bauer, e “as novas descobertas também mudam a forma como vemos os anos de fundação da Berlinale”.

Após sua morte em 1986, o festival instituiu o Prêmio Alfred Bauer, como reconhecimento a “um longa-metragem que abra novas perspectivas no campo da arte cinematográfica”.

Ele era concedido ao lado da série de Ursos de Prata, que inclui, entre outros, o de melhor ator e diretor, e do Urso de Ouro, concedido ao melhor filme. Em agosto, o festival anunciou que, no lugar do Prêmio Alfred Bauer, foi instituído o Urso de Prata do Júri.

A notícia foi divulgada juntamente com o anúncio de que, a partir de 2021, os prêmios de atuação da Berlinale se tornarão neutros em termos de gênero, sendo atribuídos aos melhores desempenhos principais e secundários, e não ao melhor ator e atriz.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …