Estudo atesta atuação de criador da Berlinale no regime nazista

Historiadores confirmam que Alfred Bauer, fundador do Festival Internacional de Cinema de Berlim, teve papel de destaque na implementação da política de propaganda do regime de Adolf Hitler.

O fundador e primeiro diretor do Festival Internacional de Cinema de Berlim, Berlinale, teve um papel mais significativo no regime nazista do que se pensava, e mais tarde tentou ocultar suas ações, de acordo com um novo estudo divulgado nesta quarta-feira (30/09).

Alfred Bauer (1911-1986) fundou o Festival de Cinema de Berlim, hoje um dos mais destacados da Europa, ao lado de Cannes e Veneza, e dirigiu o evento entre 1951 e 1976.

Em janeiro, a Berlinale cancelou um prêmio que levava o nome de Bauer, concedido desde 1987, após o jornal alemão Die Zeit noticiar que o ex-diretor desempenhara um papel fundamental na execução da política nazista na indústria cinematográfica alemã. O festival, então, encomendou um estudo ao Instituto de História Contemporânea de Munique.

“Alfred Bauer deu uma contribuição significativa para o funcionamento do sistema cinematográfico alemão durante a ditadura nazista e, portanto, para a estabilização e legitimação do regime nazista”, concluiu o estudo.

A cooperação de Bauer para o nazismo começou em 1942, com seu trabalho no Reichsfilmintendanz, informa um resumo do relatório divulgado pela Berlinale. A referência é ao órgão criado pelo Ministro da Propaganda nazista, Joseph Goebbels, que tinha função de controlar a produção de filmes sob o regime do Terceiro Reich.

A pesquisa também mostrou que Bauer havia ingressado em várias organizações nazistas antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial. Segundo o resumo, “os arquivos vistos até agora só permitem declarações limitadas sobre a competência de tomada de decisão” e a “margem de manobra criativa” de Bauer.

“Bauer sistematicamente encobriu esse papel depois de 1945″, prossegue o relatório. Após a derrota da Alemanha na guerra, Bauer retratava a si mesmo como um “oponente convicto e ativo” do regime. Essas ações “revelam o oportunismo ambicioso e quase inescrupuloso de Bauer”, atesta o documento, “o que também pode ter influenciado sua proximidade com o regime nazista”.

A atual diretora da Berlinale, Mariette Rissenbeen, considerou chocantes as revelações sobre o papel de Bauer, e “as novas descobertas também mudam a forma como vemos os anos de fundação da Berlinale”.

Após sua morte em 1986, o festival instituiu o Prêmio Alfred Bauer, como reconhecimento a “um longa-metragem que abra novas perspectivas no campo da arte cinematográfica”.

Ele era concedido ao lado da série de Ursos de Prata, que inclui, entre outros, o de melhor ator e diretor, e do Urso de Ouro, concedido ao melhor filme. Em agosto, o festival anunciou que, no lugar do Prêmio Alfred Bauer, foi instituído o Urso de Prata do Júri.

A notícia foi divulgada juntamente com o anúncio de que, a partir de 2021, os prêmios de atuação da Berlinale se tornarão neutros em termos de gênero, sendo atribuídos aos melhores desempenhos principais e secundários, e não ao melhor ator e atriz.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …