“Imunização do rebanho”: estratégia de Londres contra coronavírus surpreende comunidade científica

Chatham House / Wikimedia

Boris Johnson, o novo primeiro-ministro britânico

Diferentemente das políticas de confinamento cada vez mais restritivas impostas na Itália, na Espanha ou na França, o governo britânico sugeriu que os britânicos poderiam adquirir uma imunidade coletiva a partir do contágio da população. A estratégia chocou a comunidade científica.

Sem entrar em detalhes de seu plano para reduzir os riscos da epidemia, o premiê britânico Boris Johnson vem sugerindo apenas algumas ações específicas para incentivar um senso de responsabilidade entre os cidadãos do Reino Unido, particularmente os que ele considera mais vulneráveis: aqueles com mais de 70 anos ou com problemas de saúde crônicos.

O Executivo sugere evitar ir a bares, restaurantes ou ao teatro. Além disso, propõe isolamento por uma semana se os sintomas do coronavírus aparecerem. Contaminados com famílias deveriam estender esse isolamento para duas semanas, sob a premissa de que mais de um membro contrairá o vírus.

Johnson alertou que “muitas pessoas vão perder entes queridos, e que seu governo está procurando atrasar o pico [da pandemia] ou achatá-lo para evitar o colapso do sistema público de saúde”.

Tornar cidadãos mais resistentes ao vírus

Para membros da comunidade científica, com essa afirmação o Executivo britânico admite que estaria buscando um tipo de imunidade de grupo, também chamada de “imunidade do rebanho”.

Nesta teoria, entre 60% e 80% da população contrai o vírus e apresenta distúrbios menores, o que desenvolveria uma certa imunidade coletiva, tornando os cidadãos mais resistentes ao vírus e reduzindo o número de infecções.

Diante das críticas, Johnson acabou corrigindo sua estratégia. Principalmente após a publicação de um estudo que mostrou que as medidas previstas por Londres só permitiriam reduzir as mortes pela metade.

De acordo com uma pesquisa do Imperial College de Londres, publicada após a entrevista coletiva de Johnson na segunda-feira à noite, a resposta moderada adotada até então pelo governo britânico teria reduzido o número de vítimas fatais de 500.000 – na ausência total de medidas – para 260.000 no país.

Numa mudança de postura, o primeiro-ministro conservador pediu na segunda-feira à população que evite qualquer “contato não essencial”, “viagens desnecessárias” e passe a trabalhar em casa. No entanto, o governo não fala de confinamento total ou parcial, como na Itália, na Espanha e desde esta terça-feira na França.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …