“Imunização do rebanho”: estratégia de Londres contra coronavírus surpreende comunidade científica

Chatham House / Wikimedia

Boris Johnson, o novo primeiro-ministro britânico

Diferentemente das políticas de confinamento cada vez mais restritivas impostas na Itália, na Espanha ou na França, o governo britânico sugeriu que os britânicos poderiam adquirir uma imunidade coletiva a partir do contágio da população. A estratégia chocou a comunidade científica.

Sem entrar em detalhes de seu plano para reduzir os riscos da epidemia, o premiê britânico Boris Johnson vem sugerindo apenas algumas ações específicas para incentivar um senso de responsabilidade entre os cidadãos do Reino Unido, particularmente os que ele considera mais vulneráveis: aqueles com mais de 70 anos ou com problemas de saúde crônicos.

O Executivo sugere evitar ir a bares, restaurantes ou ao teatro. Além disso, propõe isolamento por uma semana se os sintomas do coronavírus aparecerem. Contaminados com famílias deveriam estender esse isolamento para duas semanas, sob a premissa de que mais de um membro contrairá o vírus.

Johnson alertou que “muitas pessoas vão perder entes queridos, e que seu governo está procurando atrasar o pico [da pandemia] ou achatá-lo para evitar o colapso do sistema público de saúde”.

Tornar cidadãos mais resistentes ao vírus

Para membros da comunidade científica, com essa afirmação o Executivo britânico admite que estaria buscando um tipo de imunidade de grupo, também chamada de “imunidade do rebanho”.

Nesta teoria, entre 60% e 80% da população contrai o vírus e apresenta distúrbios menores, o que desenvolveria uma certa imunidade coletiva, tornando os cidadãos mais resistentes ao vírus e reduzindo o número de infecções.

Diante das críticas, Johnson acabou corrigindo sua estratégia. Principalmente após a publicação de um estudo que mostrou que as medidas previstas por Londres só permitiriam reduzir as mortes pela metade.

De acordo com uma pesquisa do Imperial College de Londres, publicada após a entrevista coletiva de Johnson na segunda-feira à noite, a resposta moderada adotada até então pelo governo britânico teria reduzido o número de vítimas fatais de 500.000 – na ausência total de medidas – para 260.000 no país.

Numa mudança de postura, o primeiro-ministro conservador pediu na segunda-feira à população que evite qualquer “contato não essencial”, “viagens desnecessárias” e passe a trabalhar em casa. No entanto, o governo não fala de confinamento total ou parcial, como na Itália, na Espanha e desde esta terça-feira na França.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …