“Imunização do rebanho”: estratégia de Londres contra coronavírus surpreende comunidade científica

Chatham House / Wikimedia

Boris Johnson, o novo primeiro-ministro britânico

Diferentemente das políticas de confinamento cada vez mais restritivas impostas na Itália, na Espanha ou na França, o governo britânico sugeriu que os britânicos poderiam adquirir uma imunidade coletiva a partir do contágio da população. A estratégia chocou a comunidade científica.

Sem entrar em detalhes de seu plano para reduzir os riscos da epidemia, o premiê britânico Boris Johnson vem sugerindo apenas algumas ações específicas para incentivar um senso de responsabilidade entre os cidadãos do Reino Unido, particularmente os que ele considera mais vulneráveis: aqueles com mais de 70 anos ou com problemas de saúde crônicos.

O Executivo sugere evitar ir a bares, restaurantes ou ao teatro. Além disso, propõe isolamento por uma semana se os sintomas do coronavírus aparecerem. Contaminados com famílias deveriam estender esse isolamento para duas semanas, sob a premissa de que mais de um membro contrairá o vírus.

Johnson alertou que “muitas pessoas vão perder entes queridos, e que seu governo está procurando atrasar o pico [da pandemia] ou achatá-lo para evitar o colapso do sistema público de saúde”.

Tornar cidadãos mais resistentes ao vírus

Para membros da comunidade científica, com essa afirmação o Executivo britânico admite que estaria buscando um tipo de imunidade de grupo, também chamada de “imunidade do rebanho”.

Nesta teoria, entre 60% e 80% da população contrai o vírus e apresenta distúrbios menores, o que desenvolveria uma certa imunidade coletiva, tornando os cidadãos mais resistentes ao vírus e reduzindo o número de infecções.

Diante das críticas, Johnson acabou corrigindo sua estratégia. Principalmente após a publicação de um estudo que mostrou que as medidas previstas por Londres só permitiriam reduzir as mortes pela metade.

De acordo com uma pesquisa do Imperial College de Londres, publicada após a entrevista coletiva de Johnson na segunda-feira à noite, a resposta moderada adotada até então pelo governo britânico teria reduzido o número de vítimas fatais de 500.000 – na ausência total de medidas – para 260.000 no país.

Numa mudança de postura, o primeiro-ministro conservador pediu na segunda-feira à população que evite qualquer “contato não essencial”, “viagens desnecessárias” e passe a trabalhar em casa. No entanto, o governo não fala de confinamento total ou parcial, como na Itália, na Espanha e desde esta terça-feira na França.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Astrônomos mapeiam 1 milhão de galáxias previamente desconhecidas

Cerca de um milhão de galáxias previamente desconhecidas para além da Via Láctea foram adicionadas a um mapa detalhado de seção de espaço. Pesquisas sobre o espaço normalmente demoram anos para serem completas, mas um novo …

Brasil recebe vacina de Oxford em janeiro, promete Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o primeiro lote das vacinas de Oxford chega ao Brasil em janeiro. Serão 15 milhões de doses entre janeiro e fevereiro, totalizando 260 milhões ao longo do …

Cingapura é primeiro país a aprovar venda de carne de laboratório

Empresa californiana obteve autorização da cidade-Estado para usar sua carne de frango produzida a partir de cultura celular em chicken nuggets e garante que preço será competitivo. Cingapura é o primeiro país do mundo a aprovar …

Relatório da ONU aponta que 2020 deve ser um dos 3 anos mais quentes já registrados

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou um relatório que aponta que o ano de 2020 deve ser um dos três anos mais quentes desde o início dos registros de temperatura. O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, …

Documentos oficiais mostram que a China escondeu informações sobre a Covid-19

Relatórios oficiais chineses teriam sido transmitidos à rede de TV americana CNN por meio de um informador anônimo. A investigação se chama “Wuhan files” e tem como foco o começo da pandemia de Covid-19, em …

Jovem que filmou morte de George Floyd por policiais brancos ganha prêmio por bravura

A mulher que filmou o assasinato de George Floyd pelo policial Derek Chauvin vai ser condecorada com um prêmio por sua coragem. Darnella Frazier, de 17 anos, fez o registro enquanto ia com o primo …

Remédio experimental reverteu o declínio mental da idade avançada em dias

Apenas algumas doses de um medicamento experimental podem reverter o declínio relacionados à idade na memória e flexibilidade mental em ratos, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas da UC San Francisco. A droga, …

Bebê nasce de embrião congelado há 27 anos: quase a idade da mãe

A pequena Molly Everette Gibson, de um mês, estabeleceu um novo recorde no mundo. A garotinha, filha de Tina e Ben Gibson, nasceu de um embrião que foi congelado há 27 anos e gerado por …

Covid-19: exame pioneiro mostra danos em pulmões 3 meses depois de infecção por coronavírus

A covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, pode estar causando anormalidades pulmonares ainda detectáveis mais de três meses após os pacientes serem infectados, revela um novo estudo. Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, …

"Hyperloop de levitação": a próxima revolução nas viagens?

Imagine viajar para o trabalho a quase 1.000 km/h, pairando um pouco acima do solo, sem barulho de motor. Pode soar como um filme de ficção científica, mas este cenário se aproximou da realidade quando o …