Índia corre risco de registrar 1 milhão de novos casos da covid-19 por dia

Piyal Adhikary / EPA

A Índia está se esforçando atualmente para conter o surto da COVID-19, o qual causou o colapso de seu sistema de saúde com milhares de pessoas esperando diariamente leitos, oxigênio e ventiladores em hospitais. A crise pode agravar-se nos próximos dias, dado que o vírus está se espalhando nas zonas rurais do país.

A Índia informou sobre dez milhões de novos casos nos últimos quatro meses. No entanto, especialistas em todo o mundo desconfiam dos números oficiais de mortes e infecções, dizendo que são grosseiramente subestimados.

Em entrevista à Sputnik, a doutora Monalisa Sahu, consultora de doenças infecciosas e médica no Hospital de Yashoda, na cidade indiana de Hyderabad, compartilhou sua experiência de trabalho em uma unidade de tratamento da COVID-19 e explicou como as mutações estão alterando a situação do vírus no país.
Segunda onda da COVID-19

Em comparação com a primeira onda do coronavírus na Índia, durante a segunda começou um aumento drástico de infecções, o que pode ser atribuído à falta de comportamento adequado perante a doença pelo público em geral. Eventos em massa contribuíram para o aumento dos casos positivos, segundo a doutora.

“Os confinamentos restritos que foram impostos durante a primeira onda, que contribuíram muito para a contenção da primeira onda, não foram implementados durante a segunda onda. Consequentemente, as pessoas ficaram mais relaxadas em seu comportamento”, disse Sahu.

Além disso, as altas taxas de infecciosidade e transmissibilidade das novas variantes em circulação da COVID-19, que quase substituíram a cepa original do vírus, agravaram ainda mais a situação, afirmou a especialista.
Colapso do sistema de saúde

O pico da infecção é expectado no fim de maio. Considerando os picos no Reino Unido e em outros países europeus, Sahu sugeriu que o número de casos aumentará até aproximadamente 750 mil novas infecções diárias, “também pode atingir um milhão por dia”.

A doutora afirmou que as pessoas devem tomar medidas adicionais, porque várias mutações “muito preocupantes” também estão presentes no país.

“O número de pessoas infectadas com a doença é muito elevado, consequentemente, há falta de leitos hospitalares, e todo o sistema de saúde está sob estresse enorme. Há insuficiência de oxigênio, leitos e ventiladores e, portanto, temos de diminuir a onda para que o sistema de saúde não colapse”, segundo Sahu.

Em 1º de maio começou a vacinação em massa na Índia, no entanto o país, devido à grande população de 1,3 bilhão de habitantes, enfrentou dificuldades. Quando a imunização começou, foi destinada aos grupos de alto risco, profissionais de saúde e depois aos idosos.

“A estratégia do governo em relação à vacinação foi muito adequada, mas considerando o tamanho enorme da população do país, as autoridades têm tentando aumentar a produção de vacinas e também foram bem-sucedidas em fazê-lo até certo ponto”, disse a especialista indiana.

Para prevenir a situação atual, a Índia poderia ter se preparado melhor em termos de camas de oxigênio, ventiladores e melhorando a cadeia de suprimentos para o setor da saúde, dado que havia previsões de haver uma segunda onda da COVID-19, afirmou Sahu.

“Alguns estados, como Kerala, fizeram bastante bem seu trabalho, aumentando suas camas de oxigênio até cinco vezes. Mobilização de outros recursos para ajudar ao setor da saúde, como aumento de paramédicos e pessoal de enfermagem, também pode impulsionar a preparação”, revelou a especialista.

De acordo com Sahu, agora é necessário conter a propagação do coronavírus com confinamento e aumento da dimensão da cadeia de suprimento de medicamentos essenciais, oxigênio, leitos e ventiladores para lidar com a “situação sombria atual”.

Ciberia // Sputnik

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …