Índia corre risco de registrar 1 milhão de novos casos da covid-19 por dia

Piyal Adhikary / EPA

A Índia está se esforçando atualmente para conter o surto da COVID-19, o qual causou o colapso de seu sistema de saúde com milhares de pessoas esperando diariamente leitos, oxigênio e ventiladores em hospitais. A crise pode agravar-se nos próximos dias, dado que o vírus está se espalhando nas zonas rurais do país.

A Índia informou sobre dez milhões de novos casos nos últimos quatro meses. No entanto, especialistas em todo o mundo desconfiam dos números oficiais de mortes e infecções, dizendo que são grosseiramente subestimados.

Em entrevista à Sputnik, a doutora Monalisa Sahu, consultora de doenças infecciosas e médica no Hospital de Yashoda, na cidade indiana de Hyderabad, compartilhou sua experiência de trabalho em uma unidade de tratamento da COVID-19 e explicou como as mutações estão alterando a situação do vírus no país.
Segunda onda da COVID-19

Em comparação com a primeira onda do coronavírus na Índia, durante a segunda começou um aumento drástico de infecções, o que pode ser atribuído à falta de comportamento adequado perante a doença pelo público em geral. Eventos em massa contribuíram para o aumento dos casos positivos, segundo a doutora.

“Os confinamentos restritos que foram impostos durante a primeira onda, que contribuíram muito para a contenção da primeira onda, não foram implementados durante a segunda onda. Consequentemente, as pessoas ficaram mais relaxadas em seu comportamento”, disse Sahu.

Além disso, as altas taxas de infecciosidade e transmissibilidade das novas variantes em circulação da COVID-19, que quase substituíram a cepa original do vírus, agravaram ainda mais a situação, afirmou a especialista.
Colapso do sistema de saúde

O pico da infecção é expectado no fim de maio. Considerando os picos no Reino Unido e em outros países europeus, Sahu sugeriu que o número de casos aumentará até aproximadamente 750 mil novas infecções diárias, “também pode atingir um milhão por dia”.

A doutora afirmou que as pessoas devem tomar medidas adicionais, porque várias mutações “muito preocupantes” também estão presentes no país.

“O número de pessoas infectadas com a doença é muito elevado, consequentemente, há falta de leitos hospitalares, e todo o sistema de saúde está sob estresse enorme. Há insuficiência de oxigênio, leitos e ventiladores e, portanto, temos de diminuir a onda para que o sistema de saúde não colapse”, segundo Sahu.

Em 1º de maio começou a vacinação em massa na Índia, no entanto o país, devido à grande população de 1,3 bilhão de habitantes, enfrentou dificuldades. Quando a imunização começou, foi destinada aos grupos de alto risco, profissionais de saúde e depois aos idosos.

“A estratégia do governo em relação à vacinação foi muito adequada, mas considerando o tamanho enorme da população do país, as autoridades têm tentando aumentar a produção de vacinas e também foram bem-sucedidas em fazê-lo até certo ponto”, disse a especialista indiana.

Para prevenir a situação atual, a Índia poderia ter se preparado melhor em termos de camas de oxigênio, ventiladores e melhorando a cadeia de suprimentos para o setor da saúde, dado que havia previsões de haver uma segunda onda da COVID-19, afirmou Sahu.

“Alguns estados, como Kerala, fizeram bastante bem seu trabalho, aumentando suas camas de oxigênio até cinco vezes. Mobilização de outros recursos para ajudar ao setor da saúde, como aumento de paramédicos e pessoal de enfermagem, também pode impulsionar a preparação”, revelou a especialista.

De acordo com Sahu, agora é necessário conter a propagação do coronavírus com confinamento e aumento da dimensão da cadeia de suprimento de medicamentos essenciais, oxigênio, leitos e ventiladores para lidar com a “situação sombria atual”.

Ciberia // Sputnik

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …