Ingleses medievais mutilavam cadáveres com medo de que se tornassem zumbis

Os residentes das aldeias medievais na Inglaterra danificavam pés e braços dos falecidos de uma maneira estranha para que estes não pudessem se mover caso, por razões místicas, tornassem-se “mortos vivos”.

“A hipótese de que os restos das pessoas de Wharram Percy foram desmembrados e queimados para impedir sua transformação em zumbis corresponde da melhor forma àquilo que nós descobrimos e que sabemos sobre este local”, afirmou Simon Mays, do Instituto de Southampton (Reino Unido), citado pela JAS: Reports, revista que publicou o estudo.

“Se tivermos razão, teremos a primeira evidência arqueológica de que a história medieval britânica teve seu lado tenebroso e a mentalidade e mente das pessoas na época eram completamente diferentes”, acrescentou.

A equipe, chefiada pelo arqueólogo Alistair Pike da Universidade de Southampton, fez esta descoberta admirável ao efetuar as escavações no território da aldeia abandonada de Wharram Percy, situada no norte da Inglaterra, no condado de Yorkshire.

Esta aldeia, segundo contam os cientistas, surgiu no século 8 ou 9 da era comum, por isso que seu território, igreja e cemitério sempre atraíram atenção dos arqueólogos.

Em meados da década de 60, os cientistas que estavam escavando Wharram Percy, fizeram uma descoberta misteriosa — eles encontraram um cemitério de ossos humanos estranhos que tinham indícios de danificações, cortes e queimaduras.

Ao analisarem uma lista de descobertas em Wharram Percy, Pike e seus colegas deram atenção especial a estes ossos, já que estes lhe fizeram lembrar um “produto final” de um procedimento peculiar que frequentemente se descreve nas crônicas medievais da época em que a aldeia ainda existia.

Trata-se de um ritual específico que impede a transformação dos recém-falecidos em “mortos vivos“. De acordo com os cronistas, as pessoas se defendiam de tal tipo da “magia negra”, separando os pés e os braços do falecido, quebrando-os e queimando-os.

Claro que a presença de indícios de fraturas, cortes e fragmentos queimados não necessariamente quer dizer que os residentes de Wharram Percy atuaram desta forma, porém, a equipe de Pike excluiu todas as outras explicações possíveis para tal compostura, tendo determinado a idade dos ossos, analisado sua estrutura e até estabelecido onde é que tinham nascido seus ex-donos.

A Idade Média, segundo frisam os pesquisadores, foi uma época dura em que as pessoas frequentemente enfrentavam fome e eram obrigadas a se tornar canibais por não haver outras fontes de alimentos.

No caso dos sepultamentos de Wharram Percy, isto, na opinião de Pike e seus colegas, era pouco provável, já que os ossos “estranhos” tinham em si uma medula óssea que canibais provavelmente teriam consumido.

Além disso, tais sepultamentos se praticavam, pelo visto, ao menos durante 200-400 anos, do século XXI até o século XIV, o que também põe em causa a presença da tradição de canibalismo na aldeia, sendo que não há nenhuma referência em relação a isso nas crônicas da época.

Outra teoria provável, o assassinato e sepultamento dos forasteiros deste modo, também parecem pouco convincentes. Julgando pela parcela do isótopo de estrôncio, cuja concentração nos ossos humanos depende fortemente do local onde uma pessoa nasceu e se tornou adulta, todos os donos dos “ossos estranhos” eram residentes de Wharram Percy e não estrangeiros.

Deste modo, na opinião de Pike e dos seus colegas, a hipótese extravagante sobre a luta dos residentes da aldeia contra a invasão potencial dos “zumbis” é a mais provável.

Os cientistas ainda não sabem por que os residentes de Wharram Percy faziam isso apenas com alguns dos restos dos seus conterrâneos, mas eles supõem que isto possa estar relacionado às atividades da igreja local e ao comportamento dos próprios donos dos ossos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …