Físicos dão instruções de como criar buraco de minhoca

Com a ajuda de buracos negros e cordas cósmicas, cientistas afirmam ser possível criar buracos de minhoca capazes de proporcionar viagens no espaço em curtíssimos períodos.

Por mais surreal que pareça, a criação de portais espaço-tempo, mais conhecidos como buraco de minhoca, é possível e mais simples do que muitos possam imaginar. Em um artigo publicado na LiveScience, o astrofísico Paulo Sutter explanou as instruções passadas por cientistas de como criar tal portal.

De acordo com Sutter, em condições ideais um buraco de minhoca pode proporcionar uma rápida viagem no tempo entre dois pontos no espaço. No entanto, tal estrutura tem elevado grau de instabilidade, podendo se desmoronar pela simples ação de um fóton. Em face disto, um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia (UC Santa Barbara), Estados Unidos, publicou sua solução no site arXiv.org.

Para se criar um buraco de minhoca, os cientistas propõem achar dois buracos negros e os eletrificar de maneira a que ambos possuam cargas opostas entre si. Sendo assim, a diferença de carga elétrica de ambos os buracos facilitaria o movimento de algum corpo a partir de um buraco negro para outro.

Embora a solução pareça simples, ela gera outro problema. Buracos negros com cargas opostas se atraem, o que causa a sua colisão e a formação de um único buraco negro com carga neutra. Para evitar tal colisão, os autores do estudo propõem o uso de cordas cósmicas.

Cordas cósmicas

Cordas cósmicas são um fenômeno pouco abordado na comunidade cientista. Trata-se de uma anomalia linear e, ao mesmo tempo, uma quebra no espaço-tempo, de dimensão menor do que um próton. No entanto, uma pequena polegada de corda cósmica tem um peso superior ao do Everest.

Uma corda cósmica possui alta tensão, sendo que, se alguém conseguir “costurá-la” em dois buracos negros, isso impedirá que estes sejam atraídos um pelo outro, mantendo suas duas extremidades longe uma da outra.

Mas, e a instabilidade do buraco de minhoca? Para tanto, a solução seria usar na estrutura outra corda cósmica. Esta deverá ter suas pontas enlaçadas de modo que suas vibrações sejam tão fortes que permitam dobrar o espaço-tempo. Isto geraria zonas com energia negativa, o que, segundo Einstein, agiria como uma massa negativa e estabilizaria o buraco de minhoca.

Apesar disto, com o passar do tempo, as fortes vibrações fariam ruir o buraco de minhoca. Mesmo assim, seria possível enviar mensagens e objetos através dele.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …