Votação histórica na Irlanda acaba com a proibição do aborto

A Irlanda está pronta para acabar com a proibição do aborto. Estudos de boca de urna dão vantagem de 68% para 32% aos que votaram pela despenalização. 

Esta é uma votação histórica na católica Irlanda. O país com uma forte tradição católica votou, nesta sexta-feira (25), amplamente a favor da revogação da proibição constitucional do aborto, segundo as primeiras projeções.

É um dia histórico para um dos países mais católicos da Europa. As projeções em boca de urna sugerem que a Irlanda aprovou em referendo a legalização do aborto.

De acordo com a Reuters, a projeção prevê que o “sim” foi votado por 68% dos eleitores contra os 32% que votaram contra a proposta de alteração da Constituição. Caso se confirme, este é um resultado inesperado no país que tem as leis mais apertadas da União Europeia em relação ao aborto.

Os votos fecharam às 22h desta sexta, mas os resultados só serão conhecidos ao fim deste sábado (26). A previsão do Irish Times tem por base entrevistas a 4 mil eleitores na saída das urnas.

Às urnas foram chamados 3,2 milhões de pessoas para responder a um referendo à Oitava Emenda da Constituição irlandesa. A revogação pode resultar em uma nova lei para legalizar o aborto no país.

O aborto é proibido na Irlanda e a prática pode resultar em sentença de 14 anos de prisão, tanto para a mulher como para o profissional de saúde que a ajude no procedimento de interrupção de gravidez.

A aprovação da proposta de alteração possibilita o aborto até as 12 semanas de gravidez em qualquer situação. Depois desse tempo, o aborto só seria possível se a vida do bebê ou da mãe estiverem em risco ou se o feto tiver uma anomalia que o possa condenar à morte na gestação ou logo depois do nascimento.

A sondagem do Irish Times com a Ipsos previa que 44 em cada 100 eleitores votassem a favor da legalização do aborto e que 32% votassem contra. A margem de diferença teria sido muito curta, pelo que a decisão teria ficado nas mãos dos 24% dos eleitores que se diziam indecisos ou que não iam exercer o direito ao voto.

Nestes últimos dias, foi possível observar no país a divisão entre as populações rurais e as populações urbanas e as divisões entre as camadas mais novas e mais velhas da sociedade irlandesa. Entre confronto de ideais intenso.

As projeções e a vitória do “sim” são encarados como um reflexo do declínio da influência da Igreja Católica irlandesa, que nos últimos tempos tem enfrentado as duras mudanças econômicas e sociais do país. Os escândalos relacionados com casos de pedofilia envolvendo padres também teriam tido sua influência.

Campanha anti-aborto assume derrota

Apesar de os votos ainda estarem sendo contados, o principal grupo da campanha contra a legalização do aborto já assumiu a derrota no referendo irlandês.

“Não há perspectiva de que a legislação não venha a ser aprovada”, admitiu esta manhã o porta-voz da campanha contra a legalização, John McGuirk, citado pela Reuters.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …