Itália discute “emergência racista” após ataque com ovos a atleta negra

Alessandro di Marco / EPA

A atleta italiana Daisy Osakue, operada ao olho esquerdo depois de um ataque com ovos

A atleta italiana teve que ser operada do olho esquerdo devido a uma lesão na córnea, depois de ter sido atingida com ovos em um suposto ataque com motivações racistas.

De acordo com a BBC, Daisy Osakue foi atingida por ovos atirados de um carro em movimento, na segunda-feira (30), em Moncalieri, Turim, quando estava a caminho de casa.

Na sequência do ataque, a atleta italiana de 22 anos, cuja os pais são naturais da Nigéria, sofreu uma lesão na córnea do olho esquerdo e teve que ser operada. Osakue acredita que o ataque teve motivações racistas.

“Não queriam me atacar enquanto Daisy. Quiseram me atingir enquanto jovem negra. É uma área frequentada por prostitutas e eu fui confundida com uma”, explica a atleta, acrescentando que havia outras pessoas na rua, mas que acabou sendo a única escolhida.

Foi um ataque estúpido e gratuito. Um ataque racista. Gostaria de falar com essas pessoas e entender por que fizeram tal coisa. (…) Já tinha sido vítima de outros episódios racistas, mas apenas verbais. Quando a palavra passa aos atos significa que se ultrapassou outro muro”, afirma a jovem, citada pelo jornal espanhol ABC.

Osakue, que é considerada uma promessa no lançamento do disco, treinou nos EUA durante dez meses e decidiu voltar à Itália para encontrar “um país diferente”. “É óbvio que o clima de violência generalizada que vejo me assusta”, declarou.

Entretanto, a polícia de Turim afastou a possibilidade de o ataque ter motivações racistas, esclarecendo que o mesmo veículo já tinha sido sinalizado por estar envolvido em outros ataques semelhantes.

A atleta já deixou o hospital, mas a operação pode pôr em risco a sua participação nos Jogos Europeus de Atletismo, que começam no dia 7 de agosto em Berlim, na Alemanha. “Vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para estar presente”, afirmou aos jornalistas.

O caso amplia o debate sobre a política anti-imigração implementada pelo ministro do Interior, Matteo Salvini, que já recusou o argumento de “emergência racista”.

“Não digam bobagens. Lembro que, nos últimos três dias, a polícia deteve 95 imigrantes, enquanto outros 414 foram denunciados”, disse o vice-presidente do governo, em comunicado citado pelo diário espanhol.

“Todas as agressões devem ser punidas e condenadas, mas certamente que a imigração em massa permitida pela esquerda nos últimos anos não ajudou”, concluiu.

Por sua vez, o primeiro-ministro, Giuseppe Conte, adotou uma postura diferente e telefonou à jovem atleta quando ela deixou o hospital, notando que o país não pode baixar a guarda nesse tipo de ataque.

O governante regressou há dias de uma visita aos EUA, onde foi recebido pelo presidente Donald Trump na Casa Branca, que elogiou a política migratória do Executivo formado pela Liga e pelo Movimento 5 Estrelas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …