Itália discute “emergência racista” após ataque com ovos a atleta negra

Alessandro di Marco / EPA

A atleta italiana Daisy Osakue, operada ao olho esquerdo depois de um ataque com ovos

A atleta italiana teve que ser operada do olho esquerdo devido a uma lesão na córnea, depois de ter sido atingida com ovos em um suposto ataque com motivações racistas.

De acordo com a BBC, Daisy Osakue foi atingida por ovos atirados de um carro em movimento, na segunda-feira (30), em Moncalieri, Turim, quando estava a caminho de casa.

Na sequência do ataque, a atleta italiana de 22 anos, cuja os pais são naturais da Nigéria, sofreu uma lesão na córnea do olho esquerdo e teve que ser operada. Osakue acredita que o ataque teve motivações racistas.

“Não queriam me atacar enquanto Daisy. Quiseram me atingir enquanto jovem negra. É uma área frequentada por prostitutas e eu fui confundida com uma”, explica a atleta, acrescentando que havia outras pessoas na rua, mas que acabou sendo a única escolhida.

Foi um ataque estúpido e gratuito. Um ataque racista. Gostaria de falar com essas pessoas e entender por que fizeram tal coisa. (…) Já tinha sido vítima de outros episódios racistas, mas apenas verbais. Quando a palavra passa aos atos significa que se ultrapassou outro muro”, afirma a jovem, citada pelo jornal espanhol ABC.

Osakue, que é considerada uma promessa no lançamento do disco, treinou nos EUA durante dez meses e decidiu voltar à Itália para encontrar “um país diferente”. “É óbvio que o clima de violência generalizada que vejo me assusta”, declarou.

Entretanto, a polícia de Turim afastou a possibilidade de o ataque ter motivações racistas, esclarecendo que o mesmo veículo já tinha sido sinalizado por estar envolvido em outros ataques semelhantes.

A atleta já deixou o hospital, mas a operação pode pôr em risco a sua participação nos Jogos Europeus de Atletismo, que começam no dia 7 de agosto em Berlim, na Alemanha. “Vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para estar presente”, afirmou aos jornalistas.

O caso amplia o debate sobre a política anti-imigração implementada pelo ministro do Interior, Matteo Salvini, que já recusou o argumento de “emergência racista”.

“Não digam bobagens. Lembro que, nos últimos três dias, a polícia deteve 95 imigrantes, enquanto outros 414 foram denunciados”, disse o vice-presidente do governo, em comunicado citado pelo diário espanhol.

“Todas as agressões devem ser punidas e condenadas, mas certamente que a imigração em massa permitida pela esquerda nos últimos anos não ajudou”, concluiu.

Por sua vez, o primeiro-ministro, Giuseppe Conte, adotou uma postura diferente e telefonou à jovem atleta quando ela deixou o hospital, notando que o país não pode baixar a guarda nesse tipo de ataque.

O governante regressou há dias de uma visita aos EUA, onde foi recebido pelo presidente Donald Trump na Casa Branca, que elogiou a política migratória do Executivo formado pela Liga e pelo Movimento 5 Estrelas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …