Trump garante que não é racista: “sou a pessoa menos racista que já entrevistaram”

O presidente norte-americano desmentiu as acusações de racismo depois de ter usado a expressão “países de merda” para se referir a El Salvador, Haiti e várias nações africanas.

Não sou racista. Sou a pessoa menos racista que já entrevistaram”. O desmentido foi feito aos jornalistas representados na Casa Branca no Trump International Golf Club in West Palm Beach, realizado na Florida, neste domingo (14) à noite.

Na sexta-feira (12), Trump já tinha garantido “nunca ter falado mal dos haitianos”, depois de ter negado o uso da expressão “shithole countries” para se referir ao país, durante uma reunião sobre imigração, na quinta-feira (11).

Além disso, Trump desvalorizou ainda a possibilidade de ter comprometido as chances de aprovação do pacote de imigração no congresso, ao usar palavras “duras” para descrever alguns países cujos imigrantes os EUA acolheram, devido a situações de desastre, guerras e epidemias, ao abrigo do estatuto de refugiado temporário (TPS).

De acordo com o Observador, a administração Trump tem retirado o estatuto de refugiado temporário a várias nacionalidades que vivem atualmente no país e, segundo alguns jornais, o presidente norte-americano teria perguntado “por que todas essas pessoas de países de merda vêm para cá?”, na quinta-feira.

Tanto Tom Cotton, senador do Arkansas, como o senador da Georgia, David Perdue, que estiveram no encontro na Casa Branca, começaram por dizer que não se recordavam das expressões exatas de Trump, mas no domingo vieram desmentir o uso da expressão durante a conversa. Já o senador democrata do Illinois, Dick Durbin, e o senador republicano Lindsey Graham teriam confirmado o uso das expressões.

Segundo as mesmas fontes, Donald Trump se referia a países africanos, que não foram identificados, ao Haiti e a El Salvador, defendendo que os Estados Unidos deviam receber imigrantes da Noruega.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Dinossauro paulista: fóssil de cerca de 65 milhões de anos paralisa obras de rodovia

Obras foram retomadas nesta segunda-feira (26) após a extração do osso de Titanossauro ser concluída. O achado parou a duplicação da SP-333, no interior do estado, por dois meses. A duplicação da Rodovia Dona Leonor Mendes …

Hong Kong condena primeiro réu pela lei de segurança nacional

Tong Ying-kit, de 24 anos, foi considerado culpado nesta terça-feira (27/07) por incitar a secessão e o terrorismo, tendo se tornado a primeira pessoa condenada pela lei de segurança nacional de Hong Kong, imposta por …

Estudo de genoma revela qual inseto foi 1º a ser extinto pelo homem nos EUA

DNA de borboleta de 93 anos confirma primeiro caso de extinção de inseto por culpa do homem nos EUA. Espécie foi vista pela última vez em São Francisco no início dos anos 1940. Uma equipe de …

A vida secreta dos filhos dos neandertais

Em qualquer verão normal, a famosa Praia de Castilla, na Espanha, uma faixa perfeita de areia de 20 km cercada por uma reserva natural e próxima a um centro turístico, estaria coberta de pegadas de …

“Bolsonaro não está dando os anéis, mas os dedos para tentar salvar o braço”, diz cientista política

O novo ministro super poderoso do governo de Jair Bolsonaro, Ciro Nogueira, nomeado para a Casa Civil, toma posse esta semana. Apesar de todo o fisiologismo, a analista Graziella Testa, da Escola de Políticas …

Não vacinados ameaçam combate à covid nos EUA

Em meio à disseminação de teorias da conspiração e a uma alta das infecções pelo coronavírus entre não vacinados, autoridades de saúde dos EUA lutam para convencer mais pessoas a se imunizarem contra a covid-19. Em …

Helicóptero da NASA estabelece novo recorde durante seu 10º voo em Marte

Neste sábado (24) o pequeno helicóptero da NASA em Marte, Ingenuity, conseguiu ultrapassar a marca de 1,6 km de distância percorrida acumulada após sobrevoar uma região rochosa na cratera Jezero. No sábado, o helicóptero robótico completou …

A curiosa rejeição de parte dos franceses ao passaporte sanitário na pandemia

No país onde o debate é uma espécie de esporte nacional, qualquer imposição verticalizada do governo pode ser considerada um acinte. Desde a Revolução, os franceses alimentam uma espécie de ojeriza ao compulsório que …

Astrônomo amador descobre nova lua na órbita de Júpiter

O corpo celeste recebeu o nome provisório de EJc0061 e mais provável é que seja um novo membro do grupo Carme, que orbita o planeta junto a outras 78 luas. O estudante Kai Ly se tornou …

Microsoft diz que 70% dos brasileiros já foram alvos do golpe de suporte técnico

Imagine estar navegando pela internet e se deparar com uma janela afirmando que há algo de errado com sua instalação do Windows. Ao clicar, você consegue entrar em contato com um técnico, que dá instruções …