Trump garante que não é racista: “sou a pessoa menos racista que já entrevistaram”

O presidente norte-americano desmentiu as acusações de racismo depois de ter usado a expressão “países de merda” para se referir a El Salvador, Haiti e várias nações africanas.

Não sou racista. Sou a pessoa menos racista que já entrevistaram”. O desmentido foi feito aos jornalistas representados na Casa Branca no Trump International Golf Club in West Palm Beach, realizado na Florida, neste domingo (14) à noite.

Na sexta-feira (12), Trump já tinha garantido “nunca ter falado mal dos haitianos”, depois de ter negado o uso da expressão “shithole countries” para se referir ao país, durante uma reunião sobre imigração, na quinta-feira (11).

Além disso, Trump desvalorizou ainda a possibilidade de ter comprometido as chances de aprovação do pacote de imigração no congresso, ao usar palavras “duras” para descrever alguns países cujos imigrantes os EUA acolheram, devido a situações de desastre, guerras e epidemias, ao abrigo do estatuto de refugiado temporário (TPS).

De acordo com o Observador, a administração Trump tem retirado o estatuto de refugiado temporário a várias nacionalidades que vivem atualmente no país e, segundo alguns jornais, o presidente norte-americano teria perguntado “por que todas essas pessoas de países de merda vêm para cá?”, na quinta-feira.

Tanto Tom Cotton, senador do Arkansas, como o senador da Georgia, David Perdue, que estiveram no encontro na Casa Branca, começaram por dizer que não se recordavam das expressões exatas de Trump, mas no domingo vieram desmentir o uso da expressão durante a conversa. Já o senador democrata do Illinois, Dick Durbin, e o senador republicano Lindsey Graham teriam confirmado o uso das expressões.

Segundo as mesmas fontes, Donald Trump se referia a países africanos, que não foram identificados, ao Haiti e a El Salvador, defendendo que os Estados Unidos deviam receber imigrantes da Noruega.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Obama faz campanha para Biden e tenta ganhar votos republicanos com evento drive-in na Pensilvânia

Em seu primeiro evento presencial do ano, o ex-presidente Barack Obama vai participar de uma campanha drive-in na noite desta quarta-feira (21) na Pensilvânia. A expectativa é que Obama conquiste eleitores negros no sul …

Cientistas acabam de descobrir um órgão misterioso escondido no centro da cabeça humana

Cientistas fizeram uma descoberta anatômica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana que de alguma forma passaram despercebidas até agora. Essa “entidade misteriosa” foi identificada acidentalmente …

Estudo revela por que formigas são excepcionalmente fortes

Neste trabalho, os pesquisadores conseguiram obter imagens detalhadas do que ocorre no tórax de uma formiga, tirando raios-X e criando modelos 3D para analisar os músculos e o esqueleto interno. Pesquisadores de universidades do Japão e …

Hackers russos são acusados de planejarem ataques contra as Olímpiadas do Japão

Hackers russos estariam planejando uma nova onda de ataques contra a organização das Olímpiadas de 2020, que aconteceriam neste ano, no Japão, e foram transferidas para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus. Mais uma …

Pais de 545 crianças separadas na fronteira dos EUA não foram localizados

Famílias foram separadas como parte da política anti-imigração de Trump a partir de 2017. Muitos dos pais podem ter sido deportados sem os filhos. Os pais de 545 crianças migrantes que foram separadas deles nos Estados …

ONG Repórteres Sem Fronteiras denuncia deterioração da liberdade de imprensa no Brasil

Um novo relatório publicado nesta terça-feira (20) pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) denuncia o aumento de ameaças a jornalistas e veículos de comunicação no Brasil em 2020. Para a organização civil, sediada em …

Empreendedor mineiro cria vassoura mágica que também é meio de transporte

A sensação de voar em uma vassoura mágica se tornou possível em Belo Horizonte, Minas Gerais, pelas mãos do empreendedor Alexandre Russo, de 28 anos. Fundador da empresa Nuvem Vassouras, o mineiro criou a “Real Flying …

Bebês ingerem 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia, diz estudo

Um bebê de 12 meses ingere, em média, mais de 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia que são liberadas da mamadeira, revelou um estudo divulgado nesta segunda-feira (19/10). O impacto destas micropartículas para …

Aumento na densidade do espaço fora do sistema solar é descoberto pela sonda espacial Voyager

Em novembro de 2018, após uma viagem épica de 41 anos, a Voyager 2 finalmente cruzou a fronteira que marcava o limite da influência do Sol e entrou no espaço interestelar. Mas a missão da …

Polícia Federal faz operação de busca e apreensão na 77ª fase da Lava Jato

São sete mandatos no Rio de Janeiro e em Niterói contra suspeita de propina na Petrobras envolvendo pouco mais de três bilhões de litros de combustíveis. Por determinação da 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), a …