Jejum intermitente funciona? Este estudo indica que não

urbanwoodswalker / Flickr

Um estudo recém publicado na revista médica “Jama Internal Medicine” mostra que a prática conhecida como jejum intermitente não traz benefícios para o corpo e, ainda, não promove perda de peso de fato. A pesquisa, liderada pelo cardiologista Ethan Weiss, da Universidade da Califórnia, foi publicada no fim de setembro.

As análises científicas foram feitas usando como base 116 adultos inicialmente, mas apenas 105 foram até o fim. Eram homens e mulheres entre 18 e 64 anos que apresentaram sobrepeso ou obesidade e foram divididos em dois grupos.

O primeiro grupo aderiu à prática do jejum intermitente e só pode comer de 12h às 20h. O outro grupo foi autorizado a fazer três refeições por dia, incluindo lanches entre eles.

Ao final das 12 semanas do estudo, o que se observou é que a diferença na perda de peso entre os participantes dos dois grupos foi ínfima: 1,17% para os praticantes do jejum e 0,75% para o outro. Além disso, nenhum dos dois grupos apresentou redução significativa relativa a gordura corporal.

A pesquisa vem de encontro ao que é dito com frequência sobre os resultados do jejum intermitente. Acontece que a maioria das pesquisas que sustenta a teoria de que restrição alimentar é eficaz no controle metabólico e na redução de peso vem de experimentos feitos com animais ou feitos com poucos adultos por um período muito curto.

Outro fato observado pelos pesquisadores é que o grupo que aderiu ao jejum apresentou uma redução maior de massa magra corporal. Porém, os dados também não são estatisticamente relevantes. Em resumo, os que praticaram o jejum perderam, em média, 1,7kg, sendo que 1,1kg de massa magra e apenas 500 gramas de gordura.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Os estados quânticos mais extremos são descobertos por cientistas

Pela primeira vez, físicos descobriram uma maneira de definir matematicamente o grau de quanticidade que qualquer coisa — seja partícula, átomo, molécula ou mesmo um planeta — exibe A partícula de luz é uma bola zunindo …

Itália supera a marca de 50 mil mortos por COVID-19

Primeiro país ocidental a registrar casos da doença torna-se o sexto do mundo a alcançar esta marca. País é o que mais teve mortes no continente nos últimos dias. O governo italiano informou nesta segunda-feira (23) …

Covid-19: EUA pretendem lançar campanha de vacinação em dezembro

O país, o mais atingido pela epidemia no mundo, espera vacinar sua população 24 horas após a concessão da autorização de emergência pelo FDA, a agência americana reguladora de medicamentos. A reunião pública de …

França quer punir delito de "ecocídio"

Membros do governo francês anunciaram neste domingo (22/11) que pretendem promover uma projeto de lei para punir o "delito de ecocídio" com o objetivo de combater danos graves e intencionais ao meio ambiente, com previsão …

Barco em formato de ziper “abre” os mares enquanto navega

Se na fábula bíblica Moisés abriu o Mar Vermelho, o designer japonês Yasuhiro Suziki decidiu tornar a metáfora quase literal, ao criar um barco no formato de um imenso zíper. O resultado é ao mesmo tempo …

Soldado medieval encontrado com espada e facas no fundo de um lago da Lituânia

Mais de 500 anos atrás, o corpo de um soldado medieval assentou no fundo de um lago da Lituânia e por séculos ficou escondido sob a lama. Agora, esses restos submersos finalmente foram encontrados. O esqueleto …

Como cientistas querem fazer 'viagem no tempo' por meio do olfato

Pinturas como a Mona Lisa atraem milhões de visitantes todos os anos a museus em todo o mundo. Imagine se, junto ao impacto visual da obra-prima de Leonardo da Vinci, eles também pudessem sentir o …

Companhias aéreas que voam para o Brasil em meio à pandemia

Maioria das empresas aéreas cortou rotas internacionais para o Brasil devido ao coronavírus e fechamento de fronteiras. Porém, algumas ainda têm voos programados. Veja a lista. Várias companhias aéreas cortaram voos internacionais para o Brasil devido …

Mais de 500 pescadores contraem doença de pele misteriosa no Senegal

Mais de 500 pescadores foram infectados por um doença de pele misteriosa no Senegal após retornarem do mar, informou um oficial sênior de Saúde do governo nesta quinta-feira (19). Os homens, que vêm de diversas cidade …

Animais domésticos ou silvestres não transmitem Covid-19 na França, diz agência sanitária

Após a análise de novos dados científicos, a agência nacional de segurança sanitária da França (ANSES) atualizou nesta quinta-feira (19) o relatório publicado em abril de 2020 sobre o potencial de transmissão da Covid-19 por …