Manuscritos do Mar Morto no Museu da Bíblia são falsos

(dr) The Schøyen Collection

Fragmentos do Livro de Levítico, um dos Manuscritos do Mar Morto

Fragmentos dos Manuscritos do Mar Morto que se encontram no Museu da Bíblia em Washington, nos EUA, são falsos, concluiu um estudo independente.

Pelo menos cinco, dos 16 fragmentos dos Manuscritos do Mar Morto que estão em exibição no Museu da Bíblia em Washington, são falsificações, de acordo com um estudo feito por cientistas do Instituto Federal Alemão para a Pesquisa e Teste de Materiais (BAM).

O museu, inaugurado no ano passado, tinha sido alvo de críticas por expor os fragmentos dos manuscritos, apesar de haver dúvidas quanto à origem e autenticidade. Perante essas dúvidas, os responsáveis do espaço enviaram cinco dos fragmentos para análise no BAM.

A análise efetuada, que incluiu o recurso a análises de raios-X e de tinta, concluiu que os cinco fragmentos têm “características inconsistentes com origens antigas“, refere o museu em comunicado.

Isso significa que os fragmentos não têm 2 mil anos como os verdadeiros Manuscritos do Mar Morto, e que são falsificações mais recentes.

Esses manuscritos são a representação mais antiga do Velho Testamento da Bíblia. Tratam-se de centenas de pergaminhos que foram encontrados em meados do século XX nas cavernas de Qumran, em Israel.

Nas duas últimas décadas, foram encontrados mais fragmentos dos manuscritos em mercados de antiguidades, o que lançou suspeitas sobre sua origem e autenticidade. Alguns desses fragmentos foram adquiridos pelos fundadores do Museu da Bíblia.

Os cinco fragmentos dos manuscritos que agora se sabe que são falsos já foram retirados da exposição ao público, tendo sido substituídos por outros três, que também precisam “de mais análises científicas e pesquisas acadêmicas”, assume o Museu.

Há indícios de “alta probabilidade” de que “pelo menos sete fragmentos” sejam “falsificações modernas”, frisa o pesquisador Kipp Davis, da Trinity Western University, que analisou os manuscritos. Mas, por enquanto, ainda não há conclusões.

“A minha pesquisa se focou, primeiramente, em dois aspectos dos fragmentos do Museu da Bíblia: a qualidade dos escribas e a técnica na escrita dos textos, mas também na composição física e no estado atual do manuscrito”, constata Davis.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Satélites Starlink já estão atrapalhando observações astronômicas

Em maio, Elon Musk garantiu que seus satélites Starlink não causariam impactos nas observações astronômicas — declaração dada pelo Twitter logo após o lançamento dos primeiros 60 satélites do projeto que visa pelo menos 12 …

As celebridades no esporte que adoram poker - 7 esportistas que jogam poker por lazer!

O poker está cada dia mais alcançando um status como esporte e poderá até mesmo se tornar um esporte olímpico. Desde 2009, o poker é considerado mundialmente como um esporte da mente pela International Mind Sports …

Tiro de PM causou morte da menina Ágatha no Rio, aponta inquérito

A Polícia Civil do Rio de Janeiro afirmou nesta terça-feira (19/11) que um cabo da Polícia Militar foi indiciado por homicídio doloso (quando há intenção de matar) pela morte de Ágatha Vitória Sales Félix, de …

Caminhão com dobro do peso autorizado causou queda de ponte na França

O desabamento de uma ponte no sul da França, que causou a morte de duas pessoas na manhã de segunda-feira (18), foi provavelmente provocado pela passagem de um caminhão que pesava mais de 40 toneladas, …

Suécia suspende investigações de estupro contra Julian Assange

Autoridades da Suécia anunciaram nesta terça-feira (19) que vão desistir das investigações de estupro contra Julian Assange, fundador do WikiLeaks, que segue preso em Londres. Depois de terem sido suspensas em 2017, as investigações foram …

Novo mapa de Titã revela que a lua de Saturno é coberta por material orgânico

Cientistas montaram o primeiro mapa geológico global de Titã, uma das principais luas de Saturno, graças aos dados fornecidos pela sonda Hyugens — lançada em 1997 com a missão Cassini. Além de ser a única lua …

Desmatamento na Amazônia atinge maior nível desde 2008

Entre agosto de 2018 e julho de 2019, o desmatamento da Floresta Amazônica cresceu 29,5% em comparação com os 12 meses anteriores. Ao todo, a floresta perdeu uma área de 9.762 km² (equivalente a sete …

Conheça a vodka feita de ‘nada’, produzida a partir de energia solar, água e CO2

Bebida originária da Europa Oriental, a vodka é um destilado que pode ser obtido a partir do arroz, cevada, milho, trigo, centeio e até ervas. E se a gente te contasse que um grupo de empreendedores …

EUA mudam posição histórica e afirmam que colônias de Israel não são ilegais

Os Estados Unidos afirmaram nesta segunda-feira (18) que não consideram mais os assentamentos de Israel na Cisjordânia ocupada uma quebra do direito internacional. A mudança foi anunciada pelo secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, que …

Trump poderá depor no inquérito sobre seu impeachment na Câmara dos Representantes

O presidente Donald Trump anunciou nesta segunda-feira  que poderá testemunhar no comitê de investigação da Câmara dos Representantes, que avalia a possibilidade de pedir seu impeachment. O pedido foi feito pela líder dos democratas, Nancy …