“Justiça Para Mara”: assassinato de jovem por motorista do Cabify gera revolta no México

(dr) Facebook

Mara Castilla, jovem de 19 anos assassinada no México por um motorista da Cabify

A morte de Mara Castilla, uma jovem de 19 anos assassinada por um motorista da plataforma de transporte Cabify, no México, enfureceu ainda mais os protestos contra um crime cada vez mais habitual no país: o feminicídio.

As estatísticas oficiais indicam que, por dia, sete mulheres são assassinadas no México. Mara Castilla, uma jovem de 19 anos, foi um dos mais recentes casos, escreve a BBC.

A mexicana tinha pedido um carro pela Cabify em Puebla, a sul da Cidade do México, depois de uma saída à noite com amigos. O veículo chegou minutos depois e a jovem avisou a irmã mais velha, com quem vivia, de que já estava a caminho de casa.

Quando acordou, a irmã Karen percebeu que Mara ainda não tinha chegado. Entrou então em contato com o motorista da Cabify responsável pela viagem, que respondeu que a tinha deixado a poucos metros de casa.

Porém, a irmã achou a conversa suspeita e decidiu denunciar o desaparecimento da irmã às autoridades. Rapidamente, o desaparecimento de Mara chegou às redes sociais, com centenas de internautas dando o alerta para quem tivesse visto a jovem.

A Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Puebla interrogou o motorista, identificado como Ricardo Alexis Díaz, que acabou detido depois da análise de vídeos das câmeras de segurança. O funcionário foi acusado de ter violado e estrangulado a jovem que, uma semana depois, foi encontrada em uma vala.

Entretanto, a plataforma de transportes Cabify anunciou que vai reforçar os seus protocolos de segurança e instalar um “botão de pânico” que esteja vinculado aos sistemas de emergência das autoridades policiais, escreve o El País.

Mara nasceu em Veracruz, no sudeste do México, mas há mais de um ano vivia em Puebla para estudar Ciências Políticas. Aos jornalistas, a mãe, Gabriela Miranda, disse que ela era muito alegre e que tinha muitos amigos, embora fosse tímida com desconhecidos.

“Uma menina com muitos sonhos, com tantos projetos de vida, sem inimigos”, recordou.

“Justicia Para Mara”

A morte da jovem foi a gota d’água para milhares de pessoas, sobretudo mulheres, que, no último domingo, decidiram realizar vários protestos em muitas cidades do país.

Foram entoadas várias palavras de ordem como, por exemplo, “Nos están matando”, “Vivas nos queremos”, “Ni una más” ou “Todas Somos Mara”. No Twitter, as hashtags #JusticiaparaMara e #NoFueTuCulpa foram parar aos trending topics.

O assassinato da jovem é mais uma prova de como, no México, ainda é difícil a tarefa de convencer as autoridades a cumprir a lei e investigar agressões contra mulheres, sobretudo quando a sociedade é também muito marcada por ideais machistas.

Prova disso é que, durante a marcha na Cidade do México, que começou no El Zócalo, principal praça da capital mexicana, simpatizantes do governador do Distrito Federal, Miguel Ángel Mancera, insultaram as mulheres que protestavam.

Dezenas de casos foram lembrados durante as manifestações. Um dos mais recentes foi o de Lesvy Berlín Osorio, jovem de 22 anos assassinada, em maio passado, no campus da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).

Inicialmente, o caso foi descrito como um “suicídio” pela Procuradoria-Geral de Justiça da Cidade do México (PGJCM) que chegou, inclusive, a compartilhar mensagens no Twitter para indicar um suposto vício e o abandono escolar da vítima.

No entanto, depois de uma série de protestos na internet, as autoridades decidiram investigar outros possíveis motivos para a morte de Lesvy. O namorado da vítima acabou preso, semanas depois, acusado de feminicídio.

Paradoxalmente, Mara foi uma das mulheres que, em maio, protestou pela morte de Lesvy. Meses depois, as manifestações seriam em sua memória.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …