Não houve um segundo atirador no assassinato de John F. Kennedy

Walt Cisco, Dallas Morning News / Wikimedia

O presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, em Dallas, em 1963, na sua limousine ao lado da mulher, Jackie, minutos antes de ser assassinado.

A velha teoria da conspiração que especulava que John F. Kennedy foi morto a tiro por um segundo atirador que estaria no infame “monte relvado” foi finalmente posta de lado.

O presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, foi assassinado no dia 22 de novembro de 1963, quando seguia numa caravana presidencial em Dallas, no Texas.

Os resultados de uma nova análise de um vídeo do tiroteio, publicada na revista Haliyon, apoiam as descobertas oficiais da autópsia: John F. Kennedy sofreu um ferimento de bala causado pelo mesmo tipo de espingarda que a de Lee Harvey Oswald, disparada das imediações do prédio do Texas School Book Depository, localizado atrás da caravana presidencial, no momento do assassinato.

Lee Harvey Oswald foi preso imediatamente após o tiroteio. Mas, uma popular teoria da conspiração garante que John F. Kennedy foi, na realidade, baleado de um local diferente: um monte gramado.

O autor do estudo e investigador principal da IMSG Inc., Nicholas Nalli, se interessa pelo assassinato desde criança, e acredita que ainda é digno de uma investigação profunda, mesmo depois passado tanto tempo. “Os arquivos secretos de JFK foram publicados recentemente e o destino de alguns será decidido em breve”, afirmou.

“Por causa da quantidade de notícias atuais que não são baseadas em fatos, o estudo mostra que uma investigação científica exaustiva pode fazer a diferença. Penso que a questão é tão relevante hoje como era há quase 55 anos“, destacou.

Há várias filmagens do incidente, mas uma em particular mostra o tiroteio em detalhes. O filme de Abraham Zapruder mostra a cabeça do presidente norte-americano se movendo para trás e para a esquerda, fazendo com que Nalli percebesse que isso aconteceu devido a um efeito de retrocesso.

Mas Nalli notou também que os observadores haviam omitido um aspecto vital: a pressão da cabeça no momento do impacto fatal da bala. Através do uso da mecânica clássica, os investigadores notaram que o clique frontal da cabeça, visível no filme de Zapruder, fornece a prova de que John F. Kenedy foi baleado na cabeça por trás.

“Em vez de ignorar esse fato, como a maioria dos autores, decidi estudá-lo e modelá-lo explicitamente”, disse Nalli. Assim, o investigador desenvolveu um modelo de dinâmica de tiro unidimensional para explicar os movimentos observados na gravação.

O modelo faz cálculos explícitos do clique frontal que ocorreu antes da cabeça do presidente se mover para trás e para a esquerda após o disparo. O modelo usa parâmetros conhecidos da cena do crime, incluindo a massa da bala, a velocidade e o diâmetro, a frequência do obturador da câmera e detalhes da autópsia.

Essa foi a primeira vez que esse pormenor do caso foi considerado exaustiva e quantitativamente. Os cálculos mostram que as reações de Kennedy após o disparo são consistentes fisicamente com a ferida da bala causada por uma espingarda militar Carcano de alta energia – uma arma que era de Lee Harvey Oswald.

O tiro foi disparado da vizinhança do prédio do Texas School Book Depot, onde Oswald trabalhava, localizado atrás da caravana presidencial.

Embora os achados não descartem completamente uma conspiração, refutam as teorias mais conhecidas de que o tiro mortal foi disparado desde o infame “monte relvado”. Além disso, é posta de lado a ideia de que o filme de Zapruder é uma conspiração.

“Descobri que o filme de Zapruder mostra o presidente Kennedy sendo baleado por trás, e não do infame monte gramado, corroborando as descobertas oficiais da autópsia: essa é a única ‘arma fumegante’ no filme”, destacou o investigador.

Os modelos apresentados no estudo, apesar de terem sido desenvolvidos para serem aplicados ao assassinato do presidente norte-americano, poderiam ter aplicações mais amplas: os princípios físicos subjacentes poderiam formar uma base conceitual básica para entender os mecanismos envolvidos em dinâmicas similares.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …