Uma tecnologia que ‘instala’ smartphone nos olhos dos usuários, além de transformar a vida dos deficientes visuais, acaba de ser aprovada pela FDA – Food and Drug Administration, o órgão do governo dos Estados Unidos que controla medicamentos e alimentos.
Segundo a empresa focada em ‘computação invisível’, a lente de contato com realidade aumentada está cada vez mais próxima de se tornar parte de nossas vidas. A Mojo Vision foi desenvolvida por uma startup norte americana, e oferece uma tela com informações que permite que o usuário interaja apenas olhando para o ponto.
As lentes de contato são rígidas e também podem ser usadas para ajudar pessoas com deficiência visual através do uso de sobreposições de imagem aprimoradas. De acordo com a FDA, elas já podem começar a ser testadas como dispositivo médico. A empresa vem desenvolvendo a lente de contato há uma década, e depois de apresentar diversos protótipos, parece que o modelo final está cada vez mais próximo de ser lançado.
Em uma demonstração para a imprensa, os executivos da empresa mostraram como a lente de contato pode auxiliar os usuários, através de ferramentas como instruções de navegação e outras interações que aparecem flutuando no campo de visão projetando uma tela digital LED na retina. Drew Perkins – CEO da startup, resume sua função: “A Mojo tem uma visão para a computação invisível, na qual você tem as informações que deseja quando precisa e não é bombardeado ou distraído pelos dados quando não deseja.”
Diferente de outros dispositivos similares disponíveis no mercado, a Mojo Vision foi fabricada pensando nas pessoas deficientes visuais, que no geral não são contempladas pela tecnologia. De acordo com a empresa, elas podem ajudar pessoas com degeneração macular ou retinite pigmentosa, aumentando a capacidade visual de pessoas com “baixa visão” e ajudando na mobilidade, leitura e outras funções.
// Hypeness