Levantamento aponta que Brasil tem 300 mil bruxos e bruxas

De acordo com a União Wicca do Brasil (UWB), há cerca de 300 mil bruxos e bruxas no país. O Rio de Janeiro é o estado campeão em número de praticantes, somando 40 mil adeptos de diferentes vertentes, enquanto São Paulo conquistou outros 20 mil bruxos.

Os dados foram informados à reportagem do jornal O Globo, em outubro de 2018, mas não possuem caráter definitivo. Isso porque a UWB não se trata de uma organização oficial, mas de uma associação sem fins lucrativos formada por sacerdotes, sacerdotisas e seguidores de várias tradições pagãs.

Em 2004 um grupo de adeptos da religião se uniu para conscientizar as pessoas sobre a Wicca e o Paganismo no Brasil. Desde então, a organização busca promover o debate, combater a intolerância religiosa e acabar com mitos relacionados a religiões pagãs.

“A UWB – União Wicca do Brasil não tem a pretensão de ser um órgão regulamentador da religião Wicca ou da religiões e religiosidades de matrizes pagãs, principalmente devido à diversidade de tradições que hoje temos dentro da Arte e do Paganismo”, explicam através do Facebook.

Não há números oficiais para estimar a quantidade de bruxos existentes no país. Entretanto, o Censo de 2010 aponta a existência de 74.013 adeptos de “tradições esotéricas” no Brasil, além de 11.306 pessoas que professam “outras religiosidades”, bem como um total de mais de 640 mil pessoas que consideram uma religiosidade “não determinada e múltiplo pertencimento”. É provável que os adeptos de wicca estejam inseridos nestes números.

Embora ainda exista preconceito em torno da bruxaria, a wicca trata-se de uma forma antiga de culto à natureza e aos ciclos da vida. É comum que os wiccanos realizem oferendas de flores e frutas às divindades que cultuam. Tudo deve vir da natureza, seguindo os preceitos da prática.

Considerada uma religião pagã, alguns de seus seguidores argumentam que seja a prática religiosa mais antiga do mundo. Apesar disso, a wicca teria se tornado mais amplamente conhecida a partir dos anos 1950, graças a Gerald Gardner.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo indica razão bizarra para a existência de barba nos homens

Humanos são bastante diferentes dos outros grandes primatas no que se refere ao pelo corporal: de forma geral temos bem menos que eles, especialmente as mulheres. Os homens, por outro lado, conseguem produzir uma barba longa, …

EUA querem fechar brecha em regra que bloqueia fornecimento de chips para Huawei

Reguladores dos EUA querem fechar uma brecha na nova regra que bloqueia o fornecimento global de chips para a Huawei. Recentemente, a fabricante chinesa também teve a sua presença prorrogada por mais um ano na …

Objetos escondidos por prisioneiros são descobertos em Auschwitz

Talheres e outros itens encontrados num duto de chaminé de um dos blocos daquele que foi o maior campo de extermínio nazista podem revelar detalhes sobre a vida no local, onde mais de um milhão …

Troca de ministros é exemplo de 'simplificação da política' de Bolsonaro

Constantes mudanças de ministro feitas por Jair Bolsonaro têm "impacto político importante", mas "simplificação da política" praticada pelo presidente o "mantém no cargo", disse sociólogo à Sputnik Brasil. Para Dario Sousa e Silva, professor da Universidade …

Pinguins fazem tour exclusivo em museu fechado por causa do coronavírus

Por todo o mundo a pandemia do novo coronavírus e a quarentena fecharam as portas dos museus, deixando as obras de arte solitárias nos corredores esvaziados das instituições, que já há meses não recebem visitantes. Enquanto …

Esse pode ser o único sintoma de Covid-19 em alguns pacientes

De acordo com publicação da Universidade de Utah, o coronavírus pode causar conjuntivite em casos raros e não parece ser o único sintoma de Covid-19, sendo acompanhada de febre, tosse e falta de ar. Mas …

Spotify reforça ambição de expandir para além do streaming de música

O Spotify teve uma alta em suas ações nessa terça-feira (19), depois de anunciar que terá, com exclusividade, um dos maiores podcasters do mundo na sua plataforma. "The Joe Rogan Experience", um podcast no estilo …

Israel é alvo de ciberataques generalizados

Vários websites de Israel foram atingidos nesta quinta-feira (21) por um ataque cibernético coordenado, com suas páginas principais sendo substituídas por imagens da capital, Tel Aviv, e de outras cidades israelenses em chamas. De acordo com …

Para imprensa europeia, cloroquina se tornou "arma política" no Brasil

A imprensa europeia demonstra surpresa e preocupação com a decisão do governo brasileiro de ampliar o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina para o tratamento de doentes com sintomas leves do coronavírus no SUS. Sites de …

STF libera vídeo de reunião com Moro e Bolsonaro

O ministro Celso de Mello do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu liberar nesta sexta-feira (22/05) a íntegra do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril mencionada pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro, logo …