22 anos na prisão por um crime que não cometeu: Edward Garry é finalmente libertado

O novo veredito foi conseguido com o testemunho de um dos homens que o tinha detido inicialmente, apontando falhas no processo que considerou culpado este norte-americano de ascendência porto-riquenha.

Em menos de meia-hora, o júri do caso reivindicou a tentativa com mais de 20 anos de Edward Garry para limpar seu nome, declarando-o inocente de um homicídio de um policial aposentado, Oswald Potter, que data de 1995.

Garry tinha 20 anos quando foi acusado do homicídio do polícia Potter, segundo a revista The New Yorker. Nesta semana, Garry faz 43. Edward passou duas décadas na prisão e só no ano passado pôde sair sob fiança, depois de um juiz ordenar um novo julgamento.

Um dos advogados de Garry, Glenn Garber, disse que, quando o júri leu o novo veredito, um dos jurados começou a chorar e outro o abraçou no corredor e pediu desculpas que isso tivesse acontecido a ele. “Ainda parece um sonho“, disse Garry. “Ainda não caí na realidade”.

O assassinato aconteceu em 1995, em uma mercearia do Bronx, durante um assalto à mão armada feito por dois homens. O detetive aposentado Oswald Potter, na época com 62 anos, acabou morrendo no hospital depois de ter tentado impedir o assalto e ter sido alvejado no peito.

Na época do assalto, Edward Garry tinha registro criminal por vender droga, tendo chegado a passar algumas noites na delegacia. Com sua fotografia nos registros da polícia, os agentes a apresentaram às duas testemunhas do assalto para ver se conseguiam identificar os suspeitos.

Uma das testemunhas apontou Edward Garry como o atirador. A outra disse que pensava se tratar dele, mas não tinha a certeza. Garry foi detido de imediato, à espera de julgamento, ainda que sem confissão ou provas físicas que o associassem ao crime.

A luz no fim do túnel chegou para Garry 22 anos após a detenção. Ao estilo da série norte-americana “Cold Case” (Arquivo Morto, no Brasil), o detetive Forcelli se dedicou a investigar casos que foram dados como concluídos e arquivados. Em 2015, 157 cidadãos foram inocentados de crimes que não cometeram nos EUA.

A condenação de Garry foi feita, sobretudo, com base no testemunho de duas pessoas que teriam assistido ao episódio, em uma época em que era dado muito peso à identificação dos suspeitos e aos relatos das testemunhas.

No julgamento, em 1997, o júri duvidou do álibi de Garry que disse que, na hora do homicídio, estava em casa com os pais. Por isso, na época, o jovem Garry foi condenado a pena de prisão entre os 25 anos e a prisão perpétua.

Em 2006, a verdade começou a vir à tona, quando um homem interrogado disse que tinha participado no assalto e descreveu o que tinha acontecido, identificando outro assaltante, que seria o responsável pelos disparos – e que não era Garry.

Em 2015 e em 2016, o detetive Forcelli, que tinha sido um os responsáveis pela detenção de Garry, testemunhou também em tribunal, mas desta vez em defesa de Garry, justificando que acreditava que tinham incriminado a pessoa errada.

Forcelli disse que, apesar de ter uma carreira de combate às injustiças, acabou por causá-las também: “Eu o privei dos anos que para mim foram os melhores da vida, os anos em que me casei, os anos em que tive filhos”.

“No final, ele me deu um aperto de mão e me agradeceu por ser honesto”, disse o detetive. Agora, Garry procura dar um novo rumo à sua vida, em liberdade. Mas não esquece o passado: “Perdi a minha vida por uma coisa com a qual não tive nada a ver”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …