O líder de uma igreja ortodoxa da Ucrânia, Mykhailo Antonovych Denysenko, conhecido como Patriarca Filaret, foi diagnosticado com a covid-19, doença que, segundo ele, seria uma “punição divina”, para homossexuais.
De acordo com o site MSN, ele foi internado em um hospital, em condição estável. Não foi esclarecido como ele contraiu a doença.
Em nota, divulgada na última sexta-feira (4), a igreja afirma que “sua santidade está recebendo tratamento hospitalar. Sua condição de saúde é satisfatório. Pedimos orações por sua saúde e recuperação”.
Em março, nos estágios iniciais da pandemia, ele afirmou que a doença é “a punição de Deus pelos pecados do homem, pelos pecados da humanidade”. Ele acrescentou: “Estou falando de casamento entre pessoas do mesmo sexo”. Na época, a igreja apoiou suas declarações, dizendo que seu líder tem liberdade para se expressar.
A Ucrânia teve uma situação de controle da pandemia, mas agora registra mais de 2 mil casos diários do coronavírus. Mais de 3 mil ucranianos morreram.
// Hypeness