Igreja Ortodoxa rompe com Constantinopla: maior cisma do Cristianismo em 1.000 anos

A Igreja Ortodoxa Russa decidiu nesta segunda-feira (15), durante o Sínodo que realiza em Minsk, em Belarus, romper todos os vínculos com o Patriarcado de Constantinopla, anunciou o arcebispo metropolitano Hilarion.

“O Santo Sínodo decidiu romper toda comunhão eucarística com o Patriarcado de Constantinopla”, disse Hilarion, segundo a agência de notícias russa “Interfax”.

O arcebispo metropolitano disse que esta foi uma “decisão obrigatória” e que o Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa Russa não podia escolhar outra, devido à “lógica das últimas ações do Patriarcado de Constantinopla”.

No último dia 11, o Sínodo da Igreja de Constantinopla anulou o decreto que subordinava a Igreja Ucraniana à Russa desde 1686 com a intenção de “garantir a Autocefalia à Igreja da Ucrânia”. A Autocefalia é o estado com o qual o bispo-chefe de uma igreja não se reporta a outro superior que tenha autoridade sobre outras igrejas.

Também foi suspenso o anátema que existia desde 1991 sobre sacerdote Filaret, o líder da Igreja Ortodoxa Ucraniana, que foi excomungado por Moscou por autoproclamar uma igreja independente do Patriarcado Russo após a dissolução da União Soviética.

Assim que soube da decisão, Filaret afirmou que convocará um concílio para consumar a unificação de todos os ortodoxos ucranianos, estimados em mais de 30 milhões, sob uma só igreja com capital em Kiev.

Hoje, Hilarion ressaltou que as decisões do Patriarcado de Constantinopla são “ilegais e canonicamente irrelevantes”.

“A Igreja Ortodoxa Russa não aceita esdas decisões e não as acatará. O cisma continua sendo o cisma e os líderes cismáticos continuam sendo líderes cismáticos. A Igreja que reconhece e dialoga com os cismáticos se exclui do âmbito canônico”, disse o religioso.

Hilarion afirmou que o Patriarcado de Moscou acredita que o Patriarcado de Constantinopla revogará suas decisões sobre a Ucrânia. “Esperamos que a razão se imponha e que o patriarca de Constantinopla modifique a sua atitude para a realidade eclesiástica existente”, acrescentou.

Além disso, Hilarion destacou que a Igreja Ortodoxa Russa não retomará laços com Constantinopla enquanto essas “decisões ilegais” vigorarem.

Os ortodoxos russos consideram que o patriarca de Constantinopla, Bartolomeu I, é o líder dos ortodoxos, mas “não como o Papa em Roma”, já que a Igreja Ortodoxa não é como a católica, na qual o pontífice “decide tudo sozinho”.

Atualmente, na Ucrânia existem três igrejas ortodoxas: a que era ligada a Moscou, majoritária; outra ligada ao Patriarcado de Kiev; e uma terceira, que se tornou independente da Rússia em 1920 e que se autoproclamou Igreja Ortodoxa Autocefálica Ucraniana.

Ciberia // EFE / ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica romperam com o Cristianismo muito antes desses mil anos. Elas não são cristãs só porque o dizem. E isso não depende de interpretação.
    Quando uma pessoa passa por outra andando na rua, qual é dificuldade para SABER que está vendo um ser humano?
    Basta a qualquer pessoa de boa vontade ler a Bíblia para saber qual sistema religioso é de Cristo e qual não é.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …