Londres entre o terror e a coragem – de novo

Neil Hall / Reuters

Pessoas abandonam a zona do ataque na London Bridge, em Londres, com as mãos na cabeça

Pessoas abandonam a zona do ataque na London Bridge, em Londres, com as mãos na cabeça

A primeira-ministra britânica anunciou que a polícia já identificou todos os terroristas que, no último sábado, mataram sete pessoas na London Bridge e no Borough Market. Entretanto, começam a chegar as histórias das primeiras vítimas e dos heróis de um ataque que volta a abalar o Reino Unido.

Em declarações na sua residência oficial, em Downing Street, depois de presidir uma reunião do comitê de emergência do Governo para abordar as medidas de segurança, Theresa May disse que o atentado de sábado foi “um ataque contra Londres e contra o Reino Unido, mas também contra o mundo democrático”.

A chefe do governo britânico acrescentou que o nível de alerta por ameaça terrorista contra o Reino Unido se manterá em “severo”, o segundo mais alto em uma escala de cinco, depois do atentado em que sete pessoas morreram e 48 ficaram feridas, 21 em estado crítico.

A primeira-ministra confirmou também que onze pessoas continuam detidas por possíveis ligações ao atentado, depois de uma ter sido libertada sem acusação.

May acrescentou que “infelizmente” as vítimas “procedem de diferentes nacionalidades”.

“Tinha espaço no coração para todos”

A primeira vítima mortal identificada chama-se Chrissy Archibald, uma canadense de 30 anos que tinha se mudado recentemente para a Europa. Foi atropelada pelos terroristas na ponte e morreu nos braços do noivo. “Ele a segurou e a viu morrer em seus braços. Está devastado”, contou a irmã de Tyle Fergusson, citada pelo The Telegraph.

O casal vivia na Holanda e, antes de terem partido, a jovem trabalhava com moradores de rua em Calgary, no Canadá. “Tinha espaço no coração para todos e acreditava firmemente que cada pessoa devia ser valorizada e respeitada. Não teria entendido a crueldade que causou a sua morte”, afirmou a cunhada.

Histórias de coragem

Segundo a BBC, um agente da polícia que estava fora de serviço foi um dos primeiros a chegar ao local e neste momento encontra-se em estado crítico por ter sido esfaqueado. Tentou fazer frente a um dos terroristas com golpes e movimentos de râguebi, o desporto que pratica.

Outro policial, funcionário da British Transport Police (BTP), usou apenas o cassetete para enfrentar os terroristas. Também foi atingido, mas já se encontra estável.

Além das autoridades, pessoas comuns também tentaram ajudar como puderam. Foi o caso de Gerard Vowls. “Estavam esfaqueando todo mundo – na rua, em bares, pubs. Eu e outras pessoas começamos a atirar copos, garrafas, cadeiras e mesas. Tentei ajudar o maior número de pessoas que pude, mas não tinha como me defender. Se caísse no chão, eles provavelmente tinham me matado”, recorda.

Fotógrafo captou terroristas abatidos

Gabriele Sciotto tinha acabado de sair de um bar, onde viu seu clube perder a final da Liga dos Campeões. No caminho para casa, se enganou no trajeto e foi então confrontado com o momento em que os terroristas estão sendo imobilizados pelos agentes da polícia.

Em declarações ao The Independent, o fotógrafo conta que os terroristas atacavam as pessoas e “os policiais tentavam desviá-los da multidão”. “Depois os vi serem abatidos”, recorda. O policial que disparou primeiro estava “muito assustado”. Aliás, “todos os polícias estavam”, explicou também ao New York Daily News.

(dv) Gabriele Sciotto / EPA

Um dos presumíveis atacantes da London Bridge, imobilizado no chão por um agente da polícia britânica, com um dos falsos coletes de explosivos.

Um dos presumíveis atacantes da London Bridge, imobilizado no chão por um agente da polícia britânica, com um dos falsos coletes de explosivos.

A cerveja na mão que causou furor nas redes sociais

As imagens de televisão mostram a multidão fugir do local do ataque e exibem também um homem que caminha tranquilamente com um copo de cerveja na mão. O momento foi compartilhado no Twitter pelo internauta Howard Mannella.

“As pessoas fugindo da #LondonBridge, mas o tipo à direita não deixa cair nem uma gota. Deus abençoe os britânicos“, comentário que já foi replicado milhares de vezes.

Alguns brincaram sobre os preços elevados de Londres. O usuário Andrew Brooks respondeu: “Evacuar? Bom, ok. Mas esta cerveja custa 6 libras. Vou levá-la comigo”.

Outros comentaram manchetes de jornais norte-americanos que descreviam Londres como uma cidade “em choque” e “em estado de sítio”.

Este é o terceiro ataque que o Estado Islâmico reivindica no Reino Unido, depois do atentado com bomba em Manchester, no dia 22 de maio, e de um ataque na ponte de Westminster, em Londres, em março.

Esta segunda-feira, barreiras de separação entre a estrada e a calçada foram instaladas em várias pontes de Londres.

Além de London Bridge, as pontes de Westminster e Waterloo Lambeth estiveram fechadas temporariamente durante a noite para a instalação das barreiras de metal, junto às quais se encontram grandes blocos de cimento para travar a entrada de veículos.

Um perímetro de segurança mantém-se na zona de London Bridge e Borough Market, mas a circulação de veículos na ponte foi reaberta no sentido sul-norte e a estação de metrô e trens funciona novamente.

É visível o reforço policial em várias partes da cidade, sobretudo em áreas públicas de maior dimensão, como estações ferroviárias.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …