Luciano Huck confirma que não se candidatará à Presidência em 2018

(dv) Luciano Huck

O apresentador Luciano Huck

Luciano Huck afirmou nesta segunda-feira (27) que não se candidatará à Presidência da República em 2018. Em artigo publicado na Folha de S. Paulo, o apresentador da TV Globo afastou as especulações sobre a candidatura e confirmou que não participará da corrida presidencial.

Huck destacou ainda que seus pais, sua mulher Angélica, seus filhos, seus familiares e seus amigos próximos o impediram que se “deixasse levar pelos sons dos chamados quase irresistíveis”.

“Quem se interessa pelo que sou e faço pode acreditar: vou atuar cada vez mais, sempre de acordo com minhas crenças, em especial com a fé enorme que tenho neste país. Contem comigo. Mas não como candidato a presidente“, escreveu o apresentador, prometendo ainda ir “além da voz amplificada pela televisão, do eco das redes sociais e do instituto que criou para ajudar e agregar ao país. E, para isso, não são necessários partidos, cargos, nem eleições”.

O apresentador escreveu sobre como é fundamental “sair da proteção e do conforto das selfies no Instagram para somar forças na necessária renovação política brasileira“.

“O momento de total frustração com a classe política e com as opções que se apresentam no panorama sucessório levou o meu nome a um lugar central na discussão sobre a cadeira mais importante na condução do país (…). Mas tenho hoje uma convicção ainda mais vívida e forte de que serei muito mais útil e potente para ajudar meu país e o nosso povo a se mover para um lugar mais digno, ocupando outras posições no front nacional”, elaborou Huck.

Na publicação, Huck inicia com “A Odisseia”, de Ulisses, para explicar que esteve “tentando escapar da sedução das sereias, cantando a pulmões plenos e por todos os lados”, inclusive dentro de si, nos últimos meses.

O apresentador refletiu também sobre como seu nome surgiu como possível candidato e atribuiu as especulações à sua exposição pública, seu jeito, suas características, sua personalidade e sua forma de ver o mundo.

“E a sensação de ‘intimidade’ que meus mais de 20 anos de televisão provocam nas pessoas possibilita conversas instantaneamente francas e verdadeiras (…). E foi essa permanente ‘bateção de perna’, sempre ‘in loco’, que me tirou definitivamente da zona de conforto e me fez ver: O Brasil está sofrendo demais — especialmente os mais pobres, mas não apenas eles — para ficarmos passivos e reféns deste sistema político velho e corrupto”, destacou no texto.

Ele ressaltou ainda que sua reação natural ao ver seu nome apontado, foi “tentar entender melhor do que se tratava”. Huck voltou a frisar que sua geração trabalha e inova “com vigor em muitas frentes”. “Mas, pela política, tem feito pouco”, reconheceu.

Na coluna deste domingo de Lauro Jardim, no jornal O Globo, é avançada a informação de  que Huck não se filiará a nenhum partido, tendo tomado esta decisão na última quinta-feira, dia em que o Estado de S. Paulo publicou em sua manchete uma pesquisa mostrando que a aprovação do apresentador cresceu nos dois últimos meses.

Ciberia // O Globo

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Concordo plenamente com o Luciano, pessoa que conheço bem pois é meu primo. Resistir aos encantos da sereia deve ter sido uma atitude difícil porém concordo plenamente com tudo que ele expôs, ele pode ajudar e muito em outros fronts do cenário.
    Concordo também que a nova geração deve se voltar mais para a política do país suplantando os velhos candidatos, velhos não só em idade mas em idéias e vícios tão nocivos.
    Parabéns Luciano pela sua conduta e conte sempre conosco nos bastidores. Cada cidadão que jogar uma semente pelos quatro cantos do país fará brotar uma geração lúcida, decidida e pronta para suplantar o velho e viciado sistema.
    Avante Brasil!

  2. Graças a Deus! Imagine a Rede Globo presidindo a República! E através de uma pessoa que, talvez até bem intencionada (quem sabe?), não possui qualquer experiência para um mandato desse porte.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …