Luciano Huck confirma que não se candidatará à Presidência em 2018

(dv) Luciano Huck

O apresentador Luciano Huck

Luciano Huck afirmou nesta segunda-feira (27) que não se candidatará à Presidência da República em 2018. Em artigo publicado na Folha de S. Paulo, o apresentador da TV Globo afastou as especulações sobre a candidatura e confirmou que não participará da corrida presidencial.

Huck destacou ainda que seus pais, sua mulher Angélica, seus filhos, seus familiares e seus amigos próximos o impediram que se “deixasse levar pelos sons dos chamados quase irresistíveis”.

“Quem se interessa pelo que sou e faço pode acreditar: vou atuar cada vez mais, sempre de acordo com minhas crenças, em especial com a fé enorme que tenho neste país. Contem comigo. Mas não como candidato a presidente“, escreveu o apresentador, prometendo ainda ir “além da voz amplificada pela televisão, do eco das redes sociais e do instituto que criou para ajudar e agregar ao país. E, para isso, não são necessários partidos, cargos, nem eleições”.

O apresentador escreveu sobre como é fundamental “sair da proteção e do conforto das selfies no Instagram para somar forças na necessária renovação política brasileira“.

“O momento de total frustração com a classe política e com as opções que se apresentam no panorama sucessório levou o meu nome a um lugar central na discussão sobre a cadeira mais importante na condução do país (…). Mas tenho hoje uma convicção ainda mais vívida e forte de que serei muito mais útil e potente para ajudar meu país e o nosso povo a se mover para um lugar mais digno, ocupando outras posições no front nacional”, elaborou Huck.

Na publicação, Huck inicia com “A Odisseia”, de Ulisses, para explicar que esteve “tentando escapar da sedução das sereias, cantando a pulmões plenos e por todos os lados”, inclusive dentro de si, nos últimos meses.

O apresentador refletiu também sobre como seu nome surgiu como possível candidato e atribuiu as especulações à sua exposição pública, seu jeito, suas características, sua personalidade e sua forma de ver o mundo.

“E a sensação de ‘intimidade’ que meus mais de 20 anos de televisão provocam nas pessoas possibilita conversas instantaneamente francas e verdadeiras (…). E foi essa permanente ‘bateção de perna’, sempre ‘in loco’, que me tirou definitivamente da zona de conforto e me fez ver: O Brasil está sofrendo demais — especialmente os mais pobres, mas não apenas eles — para ficarmos passivos e reféns deste sistema político velho e corrupto”, destacou no texto.

Ele ressaltou ainda que sua reação natural ao ver seu nome apontado, foi “tentar entender melhor do que se tratava”. Huck voltou a frisar que sua geração trabalha e inova “com vigor em muitas frentes”. “Mas, pela política, tem feito pouco”, reconheceu.

Na coluna deste domingo de Lauro Jardim, no jornal O Globo, é avançada a informação de  que Huck não se filiará a nenhum partido, tendo tomado esta decisão na última quinta-feira, dia em que o Estado de S. Paulo publicou em sua manchete uma pesquisa mostrando que a aprovação do apresentador cresceu nos dois últimos meses.

Ciberia // O Globo

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Concordo plenamente com o Luciano, pessoa que conheço bem pois é meu primo. Resistir aos encantos da sereia deve ter sido uma atitude difícil porém concordo plenamente com tudo que ele expôs, ele pode ajudar e muito em outros fronts do cenário.
    Concordo também que a nova geração deve se voltar mais para a política do país suplantando os velhos candidatos, velhos não só em idade mas em idéias e vícios tão nocivos.
    Parabéns Luciano pela sua conduta e conte sempre conosco nos bastidores. Cada cidadão que jogar uma semente pelos quatro cantos do país fará brotar uma geração lúcida, decidida e pronta para suplantar o velho e viciado sistema.
    Avante Brasil!

  2. Graças a Deus! Imagine a Rede Globo presidindo a República! E através de uma pessoa que, talvez até bem intencionada (quem sabe?), não possui qualquer experiência para um mandato desse porte.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …