Lula diz pela primeira vez que pode ser candidato à Presidência em 2018

Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou pela primeira vez publicamente, numa entrevista para a Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, que se for preciso poderá disputar a Presidência da República em 2018.

A entrevista de Lula da Silva foi concedida na cidade de Montes Claros, em Minas Gerais, nesta sexta-feira (28). Ele disse que ainda não sabe se vai se candidatar, mas, se decidir disputar, será uma pedra no caminho para não deixar a oposição ganhar as eleições.

“Sinceramente, eu não posso dizer que sou, nem que não sou [candidato]. Sinceramente, espero que haja outras pessoas para serem candidatas. Agora, uma coisa pode ficar certa. Se a oposição pensa que vai ganhar, que não vai ter disputa e que o PT está acabado, pode ficar certa do seguinte: se for necessário, eu vou para a disputa e vou trabalhar para que a oposição não ganhe as eleições”.

Mesmo sem dar certeza ainda de sua candidatura à Presidência em 2018, Lula disse que vai voltar a viajar pelo país e a dar palpites e discutir a situação do Brasil com a população.

“Desde que eu deixei a Presidência, tomei uma decisão na minha vida de não dar entrevista, porque quem tem que governar é a Dilma, eu não posso ficar dando palpite, mas eu vou voltar a falar, eu vou voltar a dar palpite nas coisas, porque eu vejo muita gente que já governou este país, que já foi deputado, governador e que não fez nada e agora fica dando palpite como se fosse salvador da pátria. Pode ficar certo o seguinte: o Lula vai voltar a uma atividade política mais intensa, eu vou viajar o Brasil e quero disputar com eles [a oposição] ideias”.

O ex-presidente também falou sobre a atual crise econômica pela qual passa o país, e reconheceu que o Governo Dilma Rousseff cometeu erros, mas a expectativa é de que em 2016 a situação melhore.

“É lógico que teve erros, se não tivesse erros a gente não tinha chegado aonde nós chegamos, e a Dilma reconhece que houve erro. Eu acho que houve alguns equívocos nossos na questão econômica, e que Dilma tentou consertar quando propôs o ajuste fiscal, ou seja, a gente só pode gastar aquilo que a gente tem, a gente não pode se endividar mais que aquilo que a gente pode pagar. E a Dilma fez essa correção, e a ela trabalha com a ideia de que nós vamos ter um 2015 sofrido como nós estamos tendo, ou seja, com dificuldade, mas na expectativa de que nós vamos ter um 2016 que comece a melhorar”.

Lula também disse que não acredita num possível impeachment da Presidente Dilma Rousseff, e falou que a oposição tem que aprender a esperar e aguardar as próximas eleições.

“Eu não acredito em impeachment da Presidente Dilma. Eu acredito que as dificuldades que nós estamos passando agora vão ser vencidas, na medida em que a economia começa a se recuperar, na medida em que os programas anunciados pela Presidente Dilma comecem a dar resultados. E eu acho que a oposição tem que ter paciência. Eu perdi três eleições neste país. Eu perdia, voltava para casa e não ficava xingando as pessoas. Eu não ficava falando palavrão. Eu ia para casa me preparar para outra eleição. Foi assim que eu fiz durante 12 anos, me preparei para ganhar as eleições. A oposição precisa parar de resmungar, precisa parar de xingar a presidente. Ela tem que torcer para que este país melhore, para que este país volte a crescer, volte a gerar emprego. Ela (oposição) não pode querer antecipar o mandato”.

O ex-Presidente Lula também comentou o escândalo de corrupção na Petrobras e voltou a afirmar que não tinha conhecimento das irregularidades na estatal e que gostaria de ter sabido o que acontecia. Segundo Lula, a Petrobras não pode ser julgada pelos erros de uma minoria de funcionários.

“Eu até gostaria de ter sabido antes”, disse o ex-presidente. “Eu não sabia. A Polícia Federal não sabia. A imprensa não sabia. O Ministério Público não sabia. A direção da Petrobras não sabia. Só se ficou sabendo depois que houve um grampeamento e pegou o tal de Youssef, que já tinha muitas passagens pela polícia, falando com outros caras. Ninguém sabia. A Petrobras tem quase 86 mil trabalhadores. A gente não pode ficar julgando a Petrobras por causa de 1, 2 ou 10 pessoas que cometeram erro”.

Lula ainda falou sobre a corrupção no PT. Para o ex-presidente, “o Partido dos Trabalhadores cometeu desvios porque começou a fazer política igual aos outros partidos políticos. O PT era para ser diferente de verdade”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas desvendam mistério de 'apagamento' de estrela gigante Betelgeuse

Astrônomos dizem que solucionaram o mistério sobre por que uma das mais conhecidas estrelas que iluminava o céu à noite começou a perder o brilho há cerca de um ano. Betelgeuse, uma supergigante vermelha da …

Portugal isola Lisboa para conter disseminação de variante

Em meio a alta de casos e difusão da variante delta do coronavírus, detectada inicialmente na Índia, governo português restringe circulação para dentro e para fora da região metropolitana da capital no fim de semana. Em …

Astrônomos descobrem as maiores estruturas giratórias conhecidas no universo

Tentáculos de galáxias com centenas de milhões de anos-luz de comprimento podem ser os maiores objetos giratórios do universo, um novo estudo descobriu. Corpos celestes muitas vezes giram, planetas, estrelas e galáxias. No entanto, aglomerados gigantes …

Facebook implementa software de IA capaz de detectar fotos e vídeos falsos

Os deepfakes são arquivos de mídia, incluindo fotos, vídeos e áudio, editados através de inteligência artificial (IA), que fornecem alto realismo e muitas vezes causam confusão após serem compartilhados nas redes sociais. Na quarta-feira (16), os …

China envia três astronautas para sua estação espacial

Grupo deverá ficar três meses no espaço e colocar em funcionamento o módulo central da estação espacial Tiangong. China não participa da ISS por decisão dos EUA. A primeira missão tripulada enviada pela China para a …

Putin “não quer Guerra Fria com EUA”, diz Biden após encontro com presidente russo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta quarta-feira (16) de uma esperada reunião bilateral. O encontro realizado em Genebra acontece em um contexto de forte tensão entre …

Variante lambda do coronavírus: o que se sabe sobre mutação que se espalha pela América do Sul e preocupa OMS

Os vírus usam técnicas diferentes para continuar infectando as pessoas. E o caso da covid-19 não é exceção. As versões atuais da doença estão se espalhando muito mais facilmente do que a original, que surgiu na …

Embaixadores da Rússia e dos EUA "regressam ao trabalho", diz Putin após cúpula com Biden

A Rússia e os EUA acordaram o regresso de seus embaixadores, informou Vladimir Putin. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse, após conversas com seu homólogo americano Joe Biden, que os embaixadores russo e norte-americano voltam …

Cientistas desvendam segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo

Biólogos descobriram os segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo: os musaranhos aquáticos. Usando amostras de DNA para construir uma árvore evolutiva, cientistas revelaram em um estudo recente que o comportamento destes mamíferos comedores de …

Pandemia, tufões e inundações agravaram crise alimentar na Coreia do Norte

O líder norte-coreano Kim Jong-Un admitiu que o país enfrenta uma "situação alimentar crítica", informou a mídia estatal nesta quarta-feira (16). A Coreia do Norte, cuja economia sofre com os reflexos de várias sanções …