Lula faz campanha sem propostas concretas e não aceita autocrítica, aponta Le Monde

Juca Varella / ABr

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O jornal Le Monde que chegou às bancas na tarde desta segunda-feira traz uma longa reportagem sobre a celebração dos 40 anos do Partido dos Trabalhadores (PT).

O texto aproveita a ocasião para traçar um perfil do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde que deixou a prisão. Segundo o vespertino, o líder petista tenta voltar ao cenário político, mas até agora não apresentou nenhuma proposta concreta.

O texto do correspondente do Le Monde no Brasil conta como foi a celebração do aniversário do PT, uma legenda que “faz parte da história do país”. “Um partido que conheceu tudo do poder: a conquista (árdua), o exercício (extravagante) e sua perda (brutal)”, descreve.

Na noite de sábado, relata o correspondente, Lula, aclamado por milhares de partidários, insistia que “é possível construir um novo Brasil”. Ao lado do ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, o líder petista tentava mobilizar as novas gerações, com frases do tipo “Não se desanimem nunca”, ou ainda “temos a obrigação de lutar pelo povo”, enumera o jornalista.

No entanto, “por trás da euforia do momento, muita gente se questiona sobre o futuro do partido e a estratégia a ser encampada diante da extrema direita de Jair Bolsonaro”, pondera o correspondente. Segundo o texto, a incerteza sobre o futuro de Lula é a principal preocupação dos militantes. Le Monde lembra que o ex-presidente está livre até o fim dos recursos judiciais, mas continua inelegível.

O jornal aponta que, desde que saiu da prisão, o líder petista, “visivelmente marcado pelos 580 dias detido”, visitou, em três meses, apenas algumas capitais regionais. “Será que o cansaço estaria vencendo o leão velho?”, se questiona o correspondente, ressaltando que os comícios vêm sendo substituídos por uma presença importante nas redes sociais.

“Nas últimas semanas, os internautas puderam ver Lula de todas as maneiras: posando com chapéu panamá ou de couro, jogando futebol, acariciando seu cachorro, dançando ou tomando banho de mar”, relata o vespertino.

Mas o jornal é categórico ao dizer que “todas essas frivolidades não fazem um programa e não têm, até agora, nenhum impacto na popularidade de Jair Bolsonaro, que beneficia de 47% de opinião favoráveis: 6 pontos a mais que no mês de agosto”, avalia o correspondente.

Além disso, ressalta o texto, “apesar do antipetismo que continua presente no Brasil, Lula se recusa a qualquer tipo de autocrítica”. Mas “se colocar em questão seria visto como admitir que os adversários tinham razão”, analisa o cientista político e especialista da história do PT, Claudio Couto.

PT adotou discurso ofensivo, frontal e caricatural

Ouvido pelo Le Monde, Couto confirma que, “desde sua liberação, Lula não apresentou propostas concretas” e aponta que, desde que se transformou novamente em oposição, o partido “adotou um discurso ofensivo, frontal e caricatural”. Prova disso foi a decisão, anunciada no sábado (8), de que o PT recusaria qualquer tipo de aliança para as eleições municipais de outubro com partidos de centro, como o DEM, ou da direita, como o PSDB. Segundo o vespertino, Lula rejeita a oposição institucional e privilegia a mobilização das ruas, como aconteceu no Chile.

“Uma linha dura que está longe de agradar a todos, principalmente na ala mais moderada do PT, na qual algumas vozes tímidas já começam a criticar a estratégia do chefe”, explica o correspondente, que usa como exemplo o governador da Bahia, Rui Costa, que pediu que Lula pregasse uma “pacificação do país”.

Mas a tensão também começa a se sentir entre os aliados de esquerda, que questionam o culto ao líder histórico. “Os chefes de partido, entre eles Lula, devem colocar de lado seus interesses pessoais para construir saídas para o país”, declarou o deputado do PSB, Alessandro Molon, citado pelo Le Monde. “Senão, Bolsonaro vai ser reeleito e a democracia brasileira será destruída”, anuncia o parlamentar.

// RFI

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …