Saída de Lula da prisão pode ser “oportunidade” para Bolsonaro, diz especialista ao Le Monde

Juca Varella / ABr

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O jornal Le Monde deste domingo e segunda-feira, feriado em que a França comemora o Armistício da Primeira Guerra Mundial, traz uma reportagem de página inteira sobre a liberação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da prisão.

O correspondente Bruno Meyerfeld acompanhou os momentos em que Lula deixou a cela especial da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, onde estava preso há 580 dias.

O Le Monde ouviu a deputada do PSOL, Taliria Petrone, logo depois da saída de Lula da prisão. Para ela, trata-se de uma “primeira vitória”. Segundo a parlamentar, “trata-se de um evento que pode levar a esquerda a se unir contra a extrema-direita e permitir a elaboração de um novo projeto de sociedade”.

Inimigo claro

O jornal também entrevistou o cientista político Eduardo Mello, da Fundação Getúlio Vargas. De acordo com ele, a saída de Lula da prisão pode ser uma oportunidade para Bolsonaro.

“Com Lula em cena, Bolsonaro dispõe de um inimigo claro e identificado.” Isso poderia despertar os sentimentos contra o PT e contra Lula de parte da população, diz, e polarizar a sociedade, mobilizando eleitores que haviam se distanciado dele nos últimos meses.

O Le Monde ainda destaca que o ex-presidente ainda não foi inocentado nos processos em que está envolvido. Condenado em segunda instância, ele pode voltar ao tribunal se seus recursos forem rejeitados. Lula não pode por enquanto se candidatar ou ocupar cargos públicos, incluindo as eleições presidenciais de 2022.

Mas o petista, ressalta o Le Monde, podendo se candidatar ou não, vai agir na oposição. É certo, afirma o jornal, que Lula começou sua campanha, com o microfone na mão. “ E não largará mais”, conclui o correspondente do Le Monde.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Lausanne, na Suíça, é a melhor cidade pequena do mundo

A cidade de Lausanne, na Suíça, foi considerada a melhor cidade pequena do mundo pela influente revista britânica “Monocle”. A publicação fez uma lista com as 25 melhores cidades pequenas do mundo, com população …

Esse organismo unicelular toma "decisões" complexas mesmo sem um cérebro

Um organismo unicelular de água fresca chamado Stentor roeseli demonstra comportamento inteligente. Ele foi descoberto em 1906, e quando estimulado no microscópio, essa criatura com formato de trompete conseguiu tomar decisões consideradas complexas para um …

Rússia é banida de eventos esportivos mundiais por quatro anos

Decisão deixará o país de fora dos Jogos Olímpicos de 2020 e da Copa do Mundo de Futebol de 2022. Agência Mundial Antidoping (Wada) conclui que Moscou manipulou dados laboratoriais de seus atletas. A Rússia está …

Pessoas em situação de rua viram guias turísticos na Irlanda

Olha só que iniciativa maravilhosa. Na Irlanda, o projeto ‘Secret Street Tours’ treina pessoas em situação de rua para usar seu conhecimento sobre a cidade para serem guias de turistas em tours pela cidade de …

Cientistas finalmente criam neurônios artificiais

Uma equipe internacional liderada por pesquisadores da Universidade de Bath (Inglaterra) realizou um feito inédito: conseguiu reproduzir a atividade biológica de neurônios usando chips de silicone. E o que é ainda melhor: esses “neurônios artificias” requerem …

Huawei pode lançar novos smartphones no Brasil, afirma executivo

A Huawei oficializou, nesta quinta-feira, 5, uma plataforma de auxílio aos desenvolvedores para publicarem e divulgarem seus aplicativos para os dispositivos da companhia. Chamada Huawei Ability Gallery, trata-se de uma expansão do ecossistema da App Gallery, …

Metrô de Paris ficará em greve até segunda-feira contra reforma da Previdência

A greve dos metroviários de Paris contra o projeto de reforma da Previdência francesa foi prorrogada até segunda-feira (9). Nas assembleias-gerais realizadas pela categoria na manhã de quinta-feira (5), primeiro dia da paralisação, quase todos os …

"Operação Maleta Verde", o escândalo que atinge governo e oposição na Venezuela

Com semblante mais sério que de costume, Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela pelos Estados Unidos, pelo parlamento da União Europeia e por vários países da América Latina, dirigiu-se a jornalistas reunidos em …

Sarampo causou mais de 140 mil mortes em 2018

De acordo com OMS, maioria das vítimas tinha menos de cinco anos de idade e não havia sido vacinada. No ano passado, foram registrados quase 10 milhões de casos da doença no mundo. O sarampo causou …

O que contribuiu em peso para o 'colapso maia'?

Pesquisas recentes reforçam a teoria de que o colapso de muitas das grandes cidades maias mesoamericanas estava relacionado a períodos prolongados de seca, alguns de até 200 anos. Nayelli Jiménez Cano, pesquisadora do Laboratório de Zooarqueologia …