Macacos mafiosos roubam objetos de turistas e pedem resgate em comida

Macacos que vivem perto do templo Uluwatu, na Indonésia, aprenderam que tudo o que precisam fazer para ganhar comida dos humanos é sequestrar algum objeto dos visitantes. Entre os itens favoritos estão bolsas, celulares, chapéus e óculos, arrancados diretamente do rosto das vítimas.

Em uma das ocasiões, um macaco muito esperto roubou um monte de dinheiro do caixa de um vendedor de entradas. Os funcionários do local, preocupados que o comportamento gere reclamações ou fuga dos visitantes, já esperam com o resgate (também conhecido como comida) pronto para ser oferecido em troca do objeto. Assim que ganham a comida, os macacos largam os itens roubados.

Em outras palavras, os macacos treinaram os funcionários do templo para alimentá-los quando eles pegam objetos dos visitantes.

O comportamento já tem sido observado neste templo da ilha de Bali há anos, mas nunca havia sido estudado por primatologistas antes.

Fany Brotcorne, uma especialista em primatas da Universidade de Liège (Bélgica) e seus colegas decidiram investigar como este comportamento começou. “É um comportamento único. O Templo Uluwatu é o único lugar de Bali onde é encontrado”, diz ela, sugerindo que o comportamento foi aprendido ao invés de ser uma habilidade inata.

Brotcorne queria determinar se isso é cultural. Este conhecimento poderia nos ajudar a compreender as habilidades cognitivas dos macacos, e até a própria evolução humana.

A pesquisadora passou quatro meses observando quatro grupos diferentes de macacos que moram ao redor do templo. Dois grupos que passavam a maior parte do tempo rondando os turistas tinham as maiores taxas de roubo e “pedido de resgate”, apoiando a ideia de que eles aprenderam o comportamento ao observar os indivíduos mais velhos quando eles estavam crescendo.

Grupos com mais machos jovens, que são mais propensos a comportamento de risco, também tinham mais índices de roubo que outros grupos.

Brotcorne acredita ter encontrado evidência de que este comportamento seja cultural, transmitido através das gerações.

Depois de encerrado o estudo, um quinto grupo de macacos meliantes se mudou para a região ao redor do templo, e também passou a aprender a roubar ao observar os outros grupos.

Brotcorne diz que o trabalho pode ajudar pesquisadores a aprenderem mais sobre a psicologia dos primatas: como a informação é transmitida entre grupos, quanto eles entendem sobre suas próprias ações e como planejam para o futuro.

Também podemos aprender mais sobre nossa própria habilidade cognitiva. “Barganhar e trocar não é muito conhecido em animais. Normalmente eles são definidos como exclusivos para humanos”, diz ela.

A pesquisadora passou tantas horas perto dos animais que não poderia ter saído da ilha ilesa. Ao ser questionada se já teve seus pertences roubados, ela responde: “oh, tantas vezes! Os macacos estavam sempre tentando roubar meu chapéu, minha caneta, até meus dados de pesquisa!”

Os resultados do trabalho foram publicados na revista Primates.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …